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Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreensão reponsiva ativa : um olhar para a leitura de textos multimodais no ensino/aprendizagem por alunos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Compreensión activa reponsiva : uma mirada a la lectura de textos multimodales en la ensenanza/aprendizage de estudiantes con discapacidad intelectual
Autor: Vasconcelos, Daiane Alves De
Primeiro orientador: Cândido, Gláucia Vieira
Primeiro membro da banca: Cândido, Gláucia Vieira
Segundo membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Quarto membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Quinto membro da banca: Silva, Leosmar Aparecido da
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de refletir como o trabalho docente com atividades de leitura multimodal, centradas na compreensão responsiva ativa, pode auxiliar na ruptura de conceitos que compreendem o aluno com deficiência intelectual apenas como um ouvinte/leitor passivo, ou seja, aquele que tem dificuldade em construir significados próprios acerca do texto. Nesse estudo, importou-nos observar a compreensão responsiva ativa por meio da aplicação de atividades de leitura multimodal, para alunos com deficiência intelectual. Utilizamos uma abordagem qualitativa, em virtude da natureza interpretativista desse método de investigação. Considerando os objetivos do estudo, também foi feita uma observação participativa que teve, como locus, uma instituição da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás, da qual participaram 03 alunos com deficiência intelectual, do Ensino Médio. Para a geração de dados, ministramos 10 aulas, com atividades de leitura multimodal, no intuito de observar as manifestações de responsividade dos alunos diante do exercício de leitura dialógica dos textos propostos, que se resumiram em três gêneros: história em quadrinhos, propaganda e charge. Para o desenvolvimento da pesquisa, mostrou-se fundamental abordarmos as noções de deficiência intelectual, educação inclusiva e a ideia de formação de profissionais sob essa perpectiva. Para tanto, foram consultados autores como Alonso (1995), Mazzotta (1996), Freire (2001, 2003), Moreira e Candau (2003), Mantoan (2003), Alarcão (2003), Carvalho (2006) e Santos e Reis (2016). A respeito da prática de leitura dialógica, encontramos respaldo na ideia de “compreensão responsiva ativa”, segundo Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2019, 2020), Bakhtin e Volochinov (1981, 2009), Fiorin (2008) e Zozzoli (2002, 2010, 2012). A respeito do ensino de leitura e multimodalidade, nos orientamos por autores como Freire (1989), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Koch (2009, 2014), Nogueira e Fernandes (2020), Dionísio (2006, 2014), Ferraz (2008), Rojo (2012, 2009) e Fernandes e Paniago (2014), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a intermediação do professor, em uma perpectiva diálogica com multiletramentos, no ensino de leitura, a partir de textos multimodais para alunos com deficiência intelectual, favorece a manifestação da compreensão responsiva ativa, indicando o papel ativo do aluno na construção de sentidos que podem garantir a sua emancipação.
Abstract: El presente trabajo es el relato de una investigación desarrollada con el objetivo de reflexionar sobre cómo el trabajo docente con actividades lectoras multimodales, centradas en la comprensión activa responsiva, puede ayudar en la ruptura de conceptos que definen al estudiante con discapacidad intelectual únicamente como un oyente pasivo. /lector, es decir, aquel que no construye significados propios sobre el texto. Fue importante observar la comprensión activa responsiva a través de la aplicación de actividades de lectura multimodal para estudiantes con discapacidad intelectual, se trata de una investigación que utilizó un enfoque cualitativo, debido al carácter interpretativo de este método de investigación. Considerando los objetivos del estudio, también fue realizada una observación participativa, que tuvo como locus de recolección una institución de la red estatal de educación, ubicada en la ciudad de Goiânia, en el Estado de Goiás. Participaron 03 estudiantes de secundaria con discapacidad intelectual. Para la recolección de datos, se impartieron 10 clases con actividades de lectura multimodal para observar las manifestaciones de responsividad de los estudiantes al ejercicio de lectura dialógica de los textos propuestos, que se resumieron en tres géneros: historietas, publicidad y dibujos animados. Para el desarrollo de este estudio fue fundamental conocer más sobre la discapacidad intelectual, la educación inclusiva y la formación de profesionales desde esta perspectiva, como nos llevaron autores como como Alonso (1995), Mazzotta (1996), Freire (2001, 2003), Moreira e Candau (2003), Mantoan (2003), Alarcão (2003), Carvalho (2006) e Santos e Reis (2016). En cuanto a la práctica de la lectura dialógica, encontramos apoyo en la idea de “comprensión responsiva activa” tratada por Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2019,2020), Bakhtin e Volochinov (1981, 2009), Fiorin (2008) y Zozzoli (2002, 2010, 2012). A respecto de la enseñanza de lectura y multimodalidad nos orientamos por autores como Freire (1989), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Koch (2009, 2014), Nogueira e Fernandes (2020), Dionísio (2006, 2014), Ferraz (2008), Rojo (2012, 2009) e Fernandes e Paniago (2014),entre otros. Los resultados apuntan que la intermediación del docente en una perspectiva dialógica con multialfabetizaciones en la enseñanza de la lectura de textos multimodales para estudiantes con discapacidad intelectual favorece la manifestación de la comprensión responsiva activa, indicando el papel activo del estudiante en la construcción de significados que pueden asegurar su emancipación.
Palavras-chave: Reponsividade ativa
Leitura
Multimodalidade
Deficiência intelectual
Capacidad de respuesta ativa
Lectura
Multimodalidad
Discapacidad intelectual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: VASCONCELOS, D.A. Compreensão reponsiva ativa : um olhar para a leitura de textos multimodais no ensino/aprendizagem por alunos com deficiência intelectual. 2022. 168f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1075
Data de defesa: 11-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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