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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia
Autor: Oliveira, Brenda Fonseca de
Primeiro orientador: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Primeiro membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Segundo membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Terceiro membro da banca: Bezerra, Cláudia Santos Gonçalves Barreto
Quarto membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Resumo: O objetivo central deste trabalho, que tem a diversidade e a formação continuada de professores no município de Goiânia como foco, foi “analisar a implementação das políticas públicas para a diversidade na formação continuada de professores do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE)”, órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME). Como objetivos específicos, centramos a investigação nos seguintes tópicos: identificar a proposta de trabalho para a diversidade do CEFPE; conhecer as ações formativas oferecidas pelo CEFPE e verificar se elas atendem as orientações contidas nas políticas públicas educacionais e se contribuem para a formação continuada de professores para e na diversidade ampla; analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na pesquisa em relação aos cursos de formação continuada para a diversidade do CEFPE. A diversidade na escola e como tema de formação para os professores tem sido foco de discussões acadêmicas e não acadêmicas. Consequentemente, esse fato tem provocado mudanças de visão dos dirigentes públicos, das escolas e dos professores. A relevância do presente estudo está ancorada na necessidade premente de se conhecer as iniciativas voltadas para a formação de professores para a diversidade no município de Goiânia. Com a visão e o “olhar para a diversidade” dos envolvidos na educação no município de Goiânia, percebemos que o processo de discussão da diversidade como tema de formação continuada está em fase de amadurecimento, embora apresente algumas lacunas geradas pela falta de uma política clara e da dificuldade de discussão de alguns temas relacionados à diversidade, como por exemplo, as questões de gênero e religião. Entretanto, fica evidente que tanto gestores quanto professores reconhecem a necessidade de se trabalhar a temática e a importância para a prática pedagógica e para o reconhecimento do outro, em especial, o reconhecimento das potencialidades individuais.
Abstract: The main objective of this study was to “analyze the implementation of public policies for diversity in the continuing education of teachers of the Center for the Training of Education Professionals (CEFPE), which has the diversity and continuous training of teachers in the city of Goiânia”. An integral part of the organizational structure of the Municipal Department of Education and Sports (SME). As specific objectives, we focus research on the following topics: identify the work proposal for CEFPE diversity; to know the formative actions offered by CEFPE and to verify if they comply with the guidelines contained in the public educational policies and if they contribute to the continued formation of teachers for and in the wide diversity; to analyze the perception of the subjects involved in the research in relation to the continuing education courses for CEFPE diversity. Diversity in school and as a training theme for teachers has been the focus of academic and non-academic discussions. Consequently, this fact has provoked changes of vision of public leaders, schools and teachers. The relevance of this study is anchored in the urgent need to know the initiatives aimed at teacher training for diversity in the municipality of Goiânia. With the vision and the "look at the diversity" of those involved in education in the city of Goiânia, we perceive that the process of discussing diversity as a theme of continuing education is in the process of maturation, although it presents some shortcomings generated by the lack of a clear policy and the difficulty of discussing some themes related to diversity, for example, issues of gender and religion. However, it is clear that both managers and teachers recognize the need to work on the theme and importance for pedagogical practice and the recognition of the other, especially the recognition of individual potentialities.
Palavras-chave: Formação de professores
Diversidade
Políticas públicas educacionais
Teacher training
Diversity
Public educational policies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: OLIVEIRA, Brenda Fonseca de. Educação e diversidade : um olhar para a formação continuada de professores da rede municipal de Goiânia. 2017. 56 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/957
Data de defesa: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)



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