Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rita de Cássia Moreira da-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélvio Farnk de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee3Silva, Kleber Aparecido da-
dc.date.accessioned2022-02-15T16:30:15Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Rita de Cássia Moreira da. Entraves à autonomia na formação de professores de língua inglesa. 2017. 120 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/956-
dc.description.resumoEste trabalho pretende apresentar como se dá o processo de ensino-aprendizagem pelo qual professores de línguas passam em um curso de licenciatura dupla em Letras (Português/Inglês). No que diz respeito à aprendizagem de língua estrangeira (doravante LE), de acordo com Paiva (2009), não há como aprendê-la estudando apenas por meio de atividades de sala de aula. Considerando esta perspectiva, a pesquisa em questão expõe uma análise da participação de alunos do quarto ano de Letras em seu processo de formação inicial docente durante as aulas e atividades propostas na disciplina de Língua Inglesa IV. O objetivo dessa análise é investigar os possíveis entraves à autonomia dos acadêmicos de Letras em relação ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI) e propor caminhos a serem percorridos para que se chegue à autonomia enquanto aprendizes de língua com foco na possibilidade de ensino no futuro. O estudo tem caráter qualitativo/interpretativista, seguindo referências de Moita Lopes (1994) e Flick (2009). A pesquisa é pautada nas observações das aulas de Língua Inglesa IV,além de entrevistas e uma sessão reflexiva feitas com os alunos da turma pesquisada. A partir da análise destes três instrumentos de pesquisa, é possível identificar, de início, o perfil dos alunos que, no ano de 2016, estão prestes a se formar como professores de LI, além da relevância e necessidade de se pensar em novos modelos de formação, que não sejam modelos tradicionais. Os obstáculos enfrentados pelos professores de LI em formação apontam para a relevância de uma formação docente que se dê a partir de perspectivas críticas e reflexivas, afim de desenvolver a autonomia dos acadêmicos enquanto aprendizes de LI e futuros professores da língua (LEFFA, 2001; FREIRE; LEFFA, 2013; PESSOA, 2011; PESSOA; BORELLI, 2011; TAVARES; ALARCÃO, 2001; FREIRE, 2009; STURM, 2011; MONTEIRO, 2011).por
dc.description.abstractThis article intends to analyze the process of Educational Linguistic program which language teachers spend in a double degree course in Languages (Portuguese/English). According to Paiva (2009), about Foreign Language learning (hereafter FL), we cannot learn it if we just study in classes activity. Regarding that perspective, this study presents a participation of the students‟ analysis during his education program in the fourth year of the Language degree, observing classes and activities proposals in English Language IV (subject). The article aims at identifying some learning-teaching obstacles faced by undergraduate students and exploring suggests to help learners to develop autonomy as students and prepare then to be able to teach language in future. The nature of this study is qualitative/interpretive, following the references of Moita Lopes (1994) and Flick (2009). The study is based on observations of the English Language IV classes and interviews with those undergraduate students. Considering those observations is possible identify, in the first place, the profile of the students which is almost completed the career as English Teacher, think how important is innovative models of teacher training, considering nontraditional models of teaching. Keeping all these facts faced by English teachers in training it is important that teachers training occur based on critical and reflexive perspective and so that develop autonomy as students and as potential teachers.(LEFFA, 2001; FREIRE; LEFFA, 2013; PESSOA, 2011; PESSOA; BORELLI, 2011; TAVARES; ALARCÃO, 2001; FREIRE, 2009; STURM, 2011; MONTEIRO, 2011).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-15T16:29:58Z No. of bitstreams: 2 1503343990_dissertacao_-_rita_de_cassia_-_final(1).pdf: 928064 bytes, checksum: ea86c440a0af2ee9b54b5983fcc53767 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-15T16:30:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1503343990_dissertacao_-_rita_de_cassia_-_final(1).pdf: 928064 bytes, checksum: ea86c440a0af2ee9b54b5983fcc53767 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T16:30:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1503343990_dissertacao_-_rita_de_cassia_-_final(1).pdf: 928064 bytes, checksum: ea86c440a0af2ee9b54b5983fcc53767 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectLearning-teaching languageseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS CLASSICASpor
dc.titleEntraves à autonomia na formação de professores de língua inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1503343990_dissertacao_-_rita_de_cassia_-_final(1).pdfDissertação906,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.