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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional e cidadania : desafios da bolsa-formação do PRONATEC
Autor: Amaral, Priscylla Dietz Ferreira do
Primeiro orientador: Ferreira, João Roberto Resende
Primeiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Segundo membro da banca: Guimarães, Ged
Terceiro membro da banca: Freitas, Revalino Antonio de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre educação e cidadania no contexto da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (BF/PRONATEC), política de educação profissional criada pelo governo federal em 2011. O ponto de partida para o estudo é a contextualização da realidade so do toyotismo/acumulação flexível e do neoliberalismo em países capitalistas e também por reivindicações de cidadania apresentadas no seio da sociedade brasileira. Buscou-se compreender a resposta do Estado em relação a políticas públicas de educação profissional, particularmente em torno daquelas implantadas durante os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) para enfim analisar o objeto deste trabalho, que é a BF/PRONATEC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, análise documental e investigação empírica que envolveu a aplicação de um questionário virtual junto a egressos de cursos do programa ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), localizados em Anápolis – GO, além de uma entrevista com a principal gestora da BF/PRONATEC, entre 2011 e 2016, na referida cidade. O estudo bibliográfico abordou temas como capitalismo, formação profissional, cidadania, trabalho e políticas públicas educacionais e teve como suporte teórico contribuições de autores como Marshall (1967), Carvalho (1987, 1990, 2016), Coutinho (2008), Anderson (1995), Antunes (2010), Germano (2011), Gohn (2012), Oliveira (2003, 2012), Frigotto (2006, 2013), Ramos (2015), entre outros. Os levantamentos feitos acerca das iniciativas dos governos FHC e Lula indicaram limitações quanto à articulação entre qualificação profissional e formação cidadã, como foi o caso de políticas como Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (PLANFOR), Plano Nacional de Qualificação (PNQ), Programa Escola de Fábrica e Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) em que se optou pela desvinculação entre o ensino propedêutico e o técnico e pela escolha de membros das camadas populares como público-alvo. Nelas, observou-se uma lógica da hegemonia de políticas compensatórias, em que não foram absorvidas soluções concretas para uma questão-chave: as desigualdades de classes tão marcantes na estrutura da sociedade brasileira, que retira o pleno acesso, por parte de muitos cidadãos, a direitos civis políticos e sociais. Nos discursos governamentais, a BF é apontada como oportunidade para o aluno que deseja ter uma formação técnica e cidadã. Os resultados apontam, entretanto, uma continuidade das mesmas estratégias adotadas por políticas dos governos anteriores. A pesquisa com os egressos confirma a insuficiência de garantias de cidadania aos mesmos, particularmente quanto ao direito ao trabalho e à educação, uma vez que a maioria está desempregada e teve acesso a uma formação de cursos rápidos e desvinculados da educação básica. Apesar de insuficiente, conclui-se que a política educacional é marcada pela contradição tendo em vista que apresenta pontos como a possibilidade de gerar consciência cidadã dos trabalhadores por direitos de cidadania que sirvam como contraponto à falta de materialidade de justiça social plena no Brasil.
Abstract: This work aims to examine the relationship between education and citizenship in the context of the Training Scholarship from National Program of Access to Technical Education and Employment (TS/PRONATEC), professional education policy created by the federal government in 2011. The starting point for the study is the contextualization of social, economic and political reality of Brazil in the 1970s and 1980s, especially referenced by inserting the Toyotism/flexible accumulation and neoliberalism in capitalist countries and also demands of citizenship presented within the Brazilian society. In order to understand clearly the response from the State in relation to public policy of professional education, particularly around those deployed during the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) to finally analyze the object of this work, which is the TS/PRONATEC. This is a qualitative research with literature review, document analysis and it is proposed, in the empirical aspect, the application of a virtual questionnaire to graduates of courses offered program in two institutions of Anápolis – GO, namely: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) and Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) and also an interview with the main manager of TS/PRONATEC, between 2011 and 2016, in the city. Many studies had been conducted in topics such as capitalism, professional training, citizenship, work and public policy in education area, having theoretical contribution from authors like como Marshall (1967), Carvalho (1987, 1990, 2016), Coutinho (2008), Anderson (1995), Antunes (2010), Germano (2011), Gohn (2012), Oliveira (2003, 2012), Frigotto (2006, governments indicated limitations on the articulation between professional training and civic education.Among those identified by scholars of the area surveyed so far, policies can be cited as the National Plan for Worker Qualification (Planfor), Youth Inclusion (PROJOVEM) in which pointed for separation between the preparatory and technical education and the choice of members of the lower classes as the target audience. In them, It was observed a logic of hegemony of compensatory policies, which were not absorbed concrete solutions to a key issue: class inequalities in the structure of Brazilian society, which exclude the materiality full access by many citizens to civil, political and social rights. In government speeches, the Training Scholarship/PRONATEC is seen as an opportunity for the student who wishes to have a technical and civic education. However, the results shows a continuation of the same strategies adopted by policies of previous governments. The results of the questionnaire to graduates of courses confirm the insufficiency of guarantees of citizenship for them, particularly as regards the right to work and education, since most of them are unemployed and have had access to training in rapid and untied courses in basic education. Although insufficient, it is concluded that the educational policy is marked by the contradiction in view that presents points such as the possibility of generating citizen awareness of the workers by rights of citizenship that serve as a counterpoint to the lack of materiality of full social justice in Brazil.
Palavras-chave: Educação profissional
Cidadania
Bolsa-Formação
PRONATEC
Professional education
Citizenship
Training
Scholarship
PRONATEC
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: AMARAL, Priscylla Dietz Ferreira do. Educação profissional e cidadania : desafios da bolsa-formação do PRONATEC. 2017.119 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/951
Data de defesa: 23-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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