???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95
Tipo do documento: Dissertação
Título: Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás
Autor: Sousa, Tássia Balbina Pereira 
Primeiro orientador: Miranda, Sabrina do Couto de
Primeiro membro da banca: Miranda, Sabrina do Couto de
Segundo membro da banca: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Terceiro membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Resumo: O Ensino busca, em última análise, a socialização do saber sistematizado pela ciência e novas metodologias e abordagens sempre surgem visando enriquecer e facilitar esse processo. A apropriação de conteúdos é uma das prioridades no processo educativo. Discussões sobre a Ciência e Tecnologia, além de ricas, contribuem para a formação crítica, reflexiva, consciente e com capacidade para a tomada de decisão. Uma abordagem que confere as habilidades citadas é a utilização de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Com o objetivo geral de analisar as possibilidades de inserção das Questões Sociocientíficas (QSC’s) no currículo do Estado de Goiás, a presente dissertação desenvolveu-se em três capítulos que discutiram desde os fundamentos teóricos das QSC’s, análise do Currículo Referência da rede Estadual com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, até a elaboração de dois produtos educacionais: uma oficina formativa voltada aos professores da Rede Estadual de Educação e um material de apoio ao professor constituído por sequências didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia. Espera-se que os dados apresentados nesta dissertação contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino de Goiás.
Abstract: Teaching seeks, ultimately, the socialization of knowledge systematized by science and new methodologies and approaches always arise in order to enrich and facilitate this process. Content appropriation is one of the priorities in the educational process. Discussions on Science and Technology, in addition to being rich, contribute to the critical, reflexive, conscious formation and capacity for decision making. One approach that confers the cited skills is the use of Socio-Scientific Questions in Science Teaching. With the general objective of analyzing the possibilities of insertion of Socio- Scientific Questions in the curriculum of the Goias State, the present dissertation was developed in three chapters that discussed from the theoretical foundations of the QSC's, in the disciplines of Sciences and Biology, to the elaboration of two educational products: a training workshop directed to the teachers of the State Education Network and a support material for teachers constituted by didactic sequences for the Teaching of Sciences and Biology. It is hoped that the data presented in this dissertation contribute to the improvement of the teaching-learning process in the disciplines of Science and Biology in the Goias state education network.
Palavras-chave: Matriz Bimestralizada
Educação CTS
Ensino de Ciências e Biologia
Curriculum Reference
CTS Education
Teaching of Sciences and Biology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SOUSA, Tássia Balbina Pereira. Questões sociocientíficas (QSC’S) no ensino de ciências e biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás. 2018.117f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/95
Data de defesa: 8-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Tássia.pdf2,44 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Produto educacional Tássia.pdf1,6 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.