Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949
Tipo do documento: Dissertação
Título: Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
Autor: Arantes, Victor Hugo de Paiva
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Suanno, João Henrique
Segundo membro da banca: Pinho, Maria José de
Terceiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca Oliveira e
Resumo: Este trabalho discute a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Física Escolar cujo objetivo principal foi analisar as possíveis contribuições dos princípios da transdisciplinaridade para a prática pedagógica da Educação Física Escolar no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). A pesquisa é de cunho documental, com análises do Projeto Político- Pedagógico, Planejamentos das aulas, e também pesquisa de campo, sendo que nesta última forma utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com os professores, gestão e coordenação e a observação estruturada do ambiente escolar e das aulas de Educação Física. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado no CEPAE-UFG, possuindo assim três fases: a exploratória, a de coleta de dados e a interpretação ou análise dos dados. As análises mostraram que a prática pedagógica dos professores possibilitam um ambiente com potencial em atitudes transdisciplinares, valorizando conhecimentos necessários para uma vida preocupada com questões emergentes da sociedade atual e que são condizentes com tais perspectivas, questionando e contextualizando suas especificidades no ambiente escolar pesquisado. Nesse caso, torna-se válida a capacidade de repensar tais práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas nessa instituição, uma vez que esses resultados contribuem para um diálogo mais próximo entre os objetivos traçados no Projeto Político-Pedagógico e o contexto real dos alunos.
Abstract: This paper discusses the transdisciplinary pedagogical practice in Physical School Education. Its main objective is to analyze the contributions of the principles of transdisciplinarity to the pedagogical practice of Physical School Education in the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE-UFG). The research is documentary (Political Project Pedagogical, Classroom Planning and others) and field. Since the latter are being used as instruments of data collection the semi-structured interview for teachers, management and coordination, and structured observation of the school environment and Physical Education classes. For this, this research is characterized as a case study with the teachers of the CEPAE - UFG, being this a research that have three phases, the exploratory one, the one of data collection and the interpretation or analysis of the data. The analyzes show that the pedagogical practice of teachers enables an environment with potential in transdisciplinary attitudes, valuing the knowledge necessary for a life preoccupied with issues emerging from the current society. Which are consistent with such perspectives, questioning and contextualizing their specificities in the researched school environment. In this case, it becomes valid the capacity to rethink the pedagogical practices that have been developed in this institution, since these results contribute to a closer dialogue between the objectives outlined in the Political Pedagogical Project (CEPAE-UFG) and the real context of the students . The intention is in the direction to disseminate the results to the scientific community, which becomes of great relevance to the field of knowledge of Physical Education.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade
Educação física escolar
Prática pedagógica transdisciplinar
Criatividade
Transdisciplinarity
Physical school education
Transdisciplinary pedagogical practice
Creativity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: ARANTES, Victor Hugo de Paiva. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa. 2017. 131 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949
Data de defesa: 3-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1503347233_victor_hugo_de_paiva_arantes(1).pdfDissertação3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.