Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/944
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise sociorretórica da dedicatória como um gênero textual institucionalizado
Autor: Silva, Osvaldo Jefferson da
Primeiro orientador: Lima, Sóstenes Cezar de
Primeiro membro da banca: Lima, Sóstenes Cezar de
Segundo membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Terceiro membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Resumo: A Análise de Gênero (AG) investiga gêneros textuais utilizados em diversos contextos, a partir da interação social dos membros de uma comunidade comunicativa. Tivemos como objetivo analisar dedicatórias institucionalizadas, no ambiente acadêmico, investigando-as como gênero textual, visando compreender como se dá o processo de elaboração e uso de dedicatórias no ambiente acadêmico, a partir de comunidades comunicativas distintas. A discussão partiu da tentativa de responder às seguintes questões de pesquisa: Qual a organização retórica da dedicatória produzida no contexto acadêmico? Quais os processos de identificação dos dedicadores em relação às pessoas homenageadas nas dedicatórias? Quais são as tipologias e categorias de análise da pesquisa, vinculadas à comunidade de pesquisa? A teoria aplicada baseia-se na análise sociorretórica de gênero, na perspectiva de John Swales. Selecionamos textos teóricos sobre os quatro eixos norteadores do estudo: análise de gênero, estudos retóricos dos gêneros, contexto acadêmico e dedicatória. Investigamos as formas utilizadas na composição das dedicatórias, a partir da situação retórica recorrente de conclusão de trabalho científico em nível de mestrado – a produção da dissertação acadêmica. As unidades retóricas selecionadas estão inseridas em dissertações acadêmicas de uma universidade pública goiana. Para isso, foram coletadas 68 dissertações de duas áreas de concentração: Educação e Linguagem (Letras e Linguística). Todavia, desse quantitativo foram encontradas 46 dedicatórias. O período contemplado para a seleção das dissertações acadêmicas foi de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, diante disso, o recorte temporal foi fator determinante para seleção das dedicatórias. Na análise das dedicatórias, definimos quatro categorias gerais: a estrutura retórica do gênero, os tipos de dedicatários, os modos de identificação e a estrutura dos movimentos retóricos. Segundo os resultados obtidos, a organização retórica da dedicatória apresenta estruturas composicionais, mecanismos de hibridização, alocação específica e expressões típicas das comunidades comunicativas. Essas características vão definindo certo padrão de composição retórica da dedicatória composto pela identificação do(s) dedicatório(s), o estabelecimento do vínculo relacional existente entre dedicador e dedicatário(s), a descrição da ação retórica que justifica o vínculo e a apresentação das impressões simbólicas do dedicador quanto ao(s) dedicatários. Ao final, constatamos que: os ambientes institucionalizados apresentam situações retóricas habituais; o contexto acadêmico constitui um poder simbólico institucional; os gêneros textuais são a convencionalização da comunicação; a tipificação trata-se das regularidades comuns que elaboram e justificam existência, uso e manutenção dos gêneros textuais que validam o construto genérico e o aporte teórico que os amparam; a dedicatória dentro do hipergênero é uma subunidade retórica dentro do gênero; as dedicatórias podem ser classificadas quanto à construção retórica, tipos de destinatários e modos de identificação, além disso, a dedicatória apresenta um modelo estrutural dos movimentos retóricos.
Abstract: The Genre Analysis (GA) investigates textual genres used in different contexts, based on the social interaction of the members of a communicative community. We aimed to analyze institutionalized dedications, in the academic environment, he is investigating the dedication as a textual genre, he is aiming to understand how the process of elaboration and use of dedications in the academic environment, in different communicative communities. The discussion started with the attempt to answer the following research questions: What is the rhetorical organization of the dedication produced in the academic context? What are the processes for identifying the dedicators in relation to the persons honored in the dedications? What are the typologies and categories of research analysis, linked to the research community? Applied theory is based on socio-retheoterical analyses of genre, from the perspective of Jhon Swales. In the methodology of the research, this investigation is characterized as deductive, since we start from the theory for the data collected. This is a qualitative research. For that, we selected theoretical texts about the four guiding axes of the study: gender analysis, rhetorical studies of genres, academic context and dedication. In this process, we define authors, texts, construct reference files and prepare catalytic data sheets to identify the selected dedications for the corpus of analysis, which collaborated to define the categories of analysis. After delimiting the research cut, we continue to read the existing literature that collaborated in the definition of the research cut, which allowed us to define the dedications that constituted the corpus of the study. We investigated the forms used in the composition of the dedications, from the recurrent rhetorical situation of conclusion of scientific work at master's level - the production of the academic dissertation. The rethorical units selected for this study are included in academic dissertations of a public university in Goias. For that, 68 dissertations were collected from two areas of concentration: education and language (Letters and Linguistic). The period contemplated for the selection of the academic dissertations was from January 2014 to December 2015. In the analysis of the dedications, we define four general categories: the rhetorical structure of the genre, the types of dedicators, the modes of identification and the structure of the rhetorical movements. According to the results obtained, the rhetorical organization of the dedication presents compositional structures, mechanisms of hybridization, specific allocation and typical expressions of communicative communities. These characteristics define a certain pattern of rhetorical composition of the dedication composed of the identification of the dedication(s), the establishment of the relational bond between the dedicator and the dedication(s), the description of the rhetorical action that justifies the link and presentation of the of the dedicator(s). In the end, we find that: the institutionalized environments present habitual rhetorical situations; the academic context is an institutional symbolic power; textual genres are the conventionalization of communication; the typification is the common regularities that elaborate and justify the existence, use and maintenance of the textual genres that validate the generic construct and the theoretical support that support them; the dedication within hypergenesis is a rhetorical subunit within the genre; the dedications can be classified as to the rhetorical construction, types of recipients and modes of identification, in addition, the dedication presents a structural model of rhetorical movements.
Palavras-chave: Análise de gênero
Sociorretórica
Dedicatória
Contexto acadêmico
Genre analysis
socio-retheorical
Dedication
Academic context
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Osvaldo Jefferson da. Análise sociorretórica da dedicatória como um gênero textual institucionalizado. 2017. 109 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/944
Data de defesa: 8-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1552517519_osvaldo_jefferson_dissertayiyeo_ppg-ielt.pdfDissertação2,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.