Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/914
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura multimodal e letramentos em contextos de educação linguística crítica em inglês : um panorama das pesquisas acadêmicas defendidas no Brasil entre 2009 e 2019
Título(s) alternativo(s): Multimodal Reading and Literacies in Critical Linguistics Education Contexts of English
Autor: Soares, Vânia Alves Ferreira
Primeiro orientador: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Primeiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Segundo membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Terceiro membro da banca: Silva , Kleber Aparecido da
Quarto membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Resumo: Neste estudo, buscou-se fazer um panorama das concepções de leitura multimodal/multimodalidade no ensino de inglês, no Brasil, em pesquisas acadêmicas (para obtenção dos graus de mestre e doutor) entre o período de 2009 e 2019, relacionando-as com práticas de letramento. Foram discutidos os dados a partir do mapeamento e da investigação das pesquisas, que, em consonância com os documentos que orientam o ensino de LI no Brasil, como os PCN LE (1998), em especial as OCEM (2006) e a BNCC (2018),apresentaram um aumento exponencial na última década, em busca de compreender o caráter multimodal da linguagem e as práticas (multi)letradas em contextos específicos, bem como promover uma revisão epistemológica dos conceitos de letramentos e a leitura como construção de sentidos. Além disso, foi possível verificar que houve um crescimento de pesquisas de mestrado e doutorado no período em virtude da expansão de cursos de pós-graduação no país, que foram incentivados por políticas públicas iniciadas na gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva e que tiveram continuidade no governo Dilma Rousseff, porém vêm sendo enfraquecidos no atual (des)governo, com extinção de secretarias, retirada do termo letramento e dos estudos de Paulo Freire do PNA. Destacam-se, ainda, a força e a importante atuação dos programas de pós-graduação no país, através do “Projeto Nacional de Letramentos” e de grupos de estudo da Rede Cerrado, que problematizam importantes discussões acerca do ensino de língua inglesa e perspectivas críticas e, assim, promovem uma descentralização da produção do conhecimento científico, antes concentradas na região Sudeste do Brasil. O estudo tem abordagem qualitativa-interpretativista (ERICKSON,1986), na forma de um estudo documental (GIL, 2008), e o material empírico analisado foi selecionado, categorizado e refinado a partir dos descritores, todos relacionados ao ensino de língua inglesa, na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na BDTD. Os resultados encontrados sugerem que o conceito de leitura, reconhecendo a importância da pedagogia crítica de Paulo Freire (MONTE MÓR, 2015) para as perspectivas críticas, busca uma redefinição contemporânea de leitura como prática situada e que se constrói a partir da diversidade, do dissenso (DUBOC, 2016) e do conflito, no processo de (re)construção e (des)construção dos textos, cada vez mais multimodais, que pressupõem uma capacidade agentiva dos estudantes, criativa, colaborativa e crítica. Além disso, os construtos de leitura ressignificam as práticas pedagógicas e as formas de articular o conhecimento e ampliam o conceito de leitura, reconhecendo a multiplicidade de representações presentes nos textos, bem como outras capacidades de leitura que evidenciam a multimodalidade (KALANTIZIS; COPE, 2012). Não se procura findar as reflexões aqui apresentadas, mas que elas possam contribuir com pesquisas futuras acerca dos letramentos multimodais e da leitura na sala de LI, assim como sobre o papel do professor como mediador e colaborador na construção de práticas de multiletramentos e nas formas de se utilizar as TDIC criticamente, colaborando com a construção do conhecimento e a agentividade dos estudantes.
Abstract: In this study, it was sought to make an overview of the conceptions of ltimodal/multimodality reading in English teaching in Brazil, in academic research (to obtain master’s and doctoral degrees) between 2009 and 2019, relating them in reference to literacy practices. I discussed the data from the mapping and research investigation, which, in line with the documents that guide the teaching of English Language (EL) in Brazil, such as the PCN FL (1998), especially the OCEM (2006) and BNCC (2018) presented an exponential increase in the last decade, seeking to understand the multimodal character of language, the (multi)literacies practices in specific contexts, as well as promoting an epistemological review of literacies’ concepts and reading as a construction of meanings. In addition, it was possible to verify that there was an increase in research for master’s degrees in the period due to the expansion of postgraduate courses in the country, which were encouraged by public policies, initiated during the administration of President Luís Inácio Lula da Silva, and continued in Dilma Rousseff’s government, however, which has been weakened in the current (dis)government, with the extinction of secretariats, removal of the term literacy and the studies of Paulo Freire from the PNA. I also highlighted the strength and important performance of postgraduate programs in the country, through the “National Literacy Project” and study groups from the Rede Cerrado, which problematize important discussions about English language teaching and critical perspectives, and thus promote a decentralization of the production of scientific knowledge, previously concentrated in the Southeast region of the country. With a qualitative-interpretative approach (ERICKSON, 1986), in the form of a documental study (GIL, 2008), the empirical material analyzed was selected, categorized and refined from the descriptors, all related to English language teaching, on the basis of data from the CAPES Theses and Dissertations Catalog and the BDTD. The results found suggest that the concept of reading, recognizing the importance of critical pedagogy by Paulo Freire (MONTE MÓR, 2015) for critical perspectives, however, seeks a contemporary redefinition of reading as a situated practice that builds on diversity, of dissent (DUBOC, 2016) and conflict, in the process of (re)construction and (de)construction of texts, increasingly multimodal, which presuppose an agentive capacity of students, creative, collaborative and critical. In addition, reading constructs give new meaning to pedagogical practices and ways to articulate knowledge, expand the concept of reading, recognizing the multiplicity of representations present in the texts, as well as other reading skills that show multimodality (KALANTIZIS; COPE, 2012). The purpose is not end the reflections presented here, but that they may contribute to future research on multimodal literacies and reading in the EL classroom, on the role of the teacher as a mediator and collaborator in the construction of multiliteracies practices and on the ways to use the TDIC critically, collaborating with the construction of knowledge and student agency.
Palavras-chave: Leitura multimodal
Letramento digital
Letramento crítico
Ensino de inglês
Multimodal reading
Digital literacy
Critical literacy
English teaching.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: FERREIRA SOARES, Vânia Alves. Leitura multimodal e letramentos em contextos de educação linguística crítica em inglês : um panorama das pesquisas acadêmicas defendidas no Brasil entre 2009 e 2019. 2021. 105 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/914
Data de defesa: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vânia Alves F. Soares - versão final.pdfDissertação2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.