Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
Autor: Oliveira, Ana Carolina Dias 
Primeiro orientador: Marco Júnior, Paulo de
Primeiro coorientador: Lima, Flavia Pereira
Primeiro membro da banca: Bastos, Rogério Pereira
Segundo membro da banca: Bertassoni, Alessandra
Resumo: Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.
Abstract: Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.
Palavras-chave: Intervenções Educacionais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Escola
Educational Interventions
Environmental Education
Environment
School
Área(s) do CNPq: OUTROS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
Citação: OLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901
Data de defesa: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ANA_CAROLINA_DIAS_OLIVEIRA - Ana Carolina Dias (1).pdfDissertação_Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO_AUTORIZA_PUB - Ana Carolina Dias.pdfTermo de autorização774,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.