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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre a função social da arte marcial karatê no centro de atendimento socioeducativo em Goiânia – GO
Título(s) alternativo(s): Reflections on the social function of the martial art karate at the socioeducative attendance center in Goiânia- GO
Autor: Sousa, Luzia Inês Oliveira 
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Suanno, João Henrique
Segundo membro da banca: Merlle , Vanderleia Ana
Terceiro membro da banca: Bungenstab , Gabriel Carvalho
Quarto membro da banca: Anes, Rodrigo Roncato Marques
Quinto membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Resumo: A Educação Física integra uma das propostas pedagógicas do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) do Jardim Vera Cruz I, na cidade de Goiânia. Como desenvolvimento de pesquisa da dissertação de mestrado, este estudo é norteado pela seguinte questão: qual a função social das aulas de Educação Física dentro do CASE e em que elas contribuem na promoção e na reinserção dos jovens na sociedade? À luz do referencial teórico, utilizou-se as obras de Ariés (1986), Badinter (1985), Conceição (2020), Coletivo de Autores (1992), Del Priore (2012) e Rizzini (2004). Para tanto, foram realizadas intervenções no campo da Educação Física com ensino da arte marcial Karatê, dentro do CASE, onde foram conduzidas observações e construção do diário de bordo, cotidianas acerca da dinâmica e realização das atividades, valendo-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Com isso, buscou-se percorrer o contexto histórico do surgimento das instituições ressocializantes, trazer as concepções das medidas socioeducativas adotadas nos centros de atendimentos e permitir a reflexão sobre a possível ressocialização e a eficácia do acesso ao campo da cultura corporal dentro deste espaço, expressando a violência e a marginalização dos jovens. Os resultados obtidos nos indicaram que as relações dos jovens com as intervenções voltadas à prática do Karatê dentro da instituição, foram permeadas por demasiadas interrupções e atrasos das aulas por agentes da instituição, trazendo reflexões sobre alguns desafios e conflitos internos do Centro de Atendimento Socioeducativo. Considera, na conclusão, a importância e necessidade da maior participação da juventude de ensino de atividades respaldadas por práticas pedagógicas que prezem a educação e não para a violência.
Abstract: Physical Education is one of the pedagogical proposals of the Socio-Educational Service Center (Centro de Atendimento Socioeducativo-CASE) of Jardim Vera Cruz I, in the city of Goiânia. As a research development for the master's dissertation, this study is guided by the following question: what is the social function of Physical Education classes within CASE and how do they contribute to the promotion and reintegration of young people into society? In light of the theoretical framework, the works of Ariés (1986), Badinter (1985), Conceição (2020), Coletivo de Autores (1992), Del Priore (2012) and Rizzini (2004) were used. For this purpose, activities were carried out in the field of Physical Education with teaching of the martial art of Karate, within the CASE, where they were conducted and the construction of the logbook, daily about the dynamics and performance of the activities, making use of a bibliographical research and of field. With this, we sought to go through the historical context of the emergence of resocializing institutions, bringing conceptions of the socio-educational measures adopted in the service centers and allowing a reflection on the possible resocialization and access to the field of body culture within this space, expressing the violence and the marginalization of young people. The results obtained indicated that the relationships of young people with the techniques aimed at the practice of Karate within the institution were permeated by too many interruptions and delays in classes by agents of the institution, bringing reflections on some challenges and internal conflicts of the Socio-Educational Service Center. In conclusion, it considers the importance and need for greater participation of youth in teaching activities supported by pedagogical practices that value education and not violence.
Palavras-chave: Privação de Liberdade
Práticas Corporais
Juventude
Arte marcial
Educação Física
Liberty Deprivation
Body Practices
Youth
Martial Art
Physical Education.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SOUSA, Luzia. Reflexões sobre a função social da arte marcial karatê no centro de atendimento socioeducativo em Goiânia – GO. 2021. 114 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/895
Data de defesa: 2-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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