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Tipo do documento: Dissertação
Título: Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
Autor: Martins, Marinês Juliana Carvalho
Primeiro orientador: Silva, Débora Cristina Santos e
Primeiro membro da banca: Silva, Débora Cristina Santos e
Segundo membro da banca: Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Terceiro membro da banca: Guimarães, Leda Maria de Barros
Resumo: A presente dissertação de mestrado representa um estudo de caso cujo objetivo é investigar e refletir sobre o papel da educação estética na formação da identidade sociocultural do aluno, a partir da observação de suas interações com a arte. Dessa forma, este estudo de caráter interdisciplinar foi fundamentado teoricamente nas concepções de Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz e Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991), Assis e Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), dentre outros autores os quais transitam entre as áreas implicadas. Este trabalho teve como objetos os documentos referenciais da escola (PPP, 2013 e PCN, 1997) e as produções dos sujeitos da pesquisa, alunos de uma escola municipal de Goiânia. Como instrumentos diagnósticos, foram aplicados questionários para coleta de dados e realizadas oficinas de apreciação estética, ao longo do ano de 2014, com o propósito pedagógico de construir com os alunos momentos de reconhecimento de valores estéticos provenientes da cultura artística em seu contexto contemporâneo, permeada por produções multiculturais. Com base nos resultados alcançados e na análise do material produzido, pudemos inferir que a educação estética é um fator essencial para a construção da identidade cultural e social do aluno, levando-o a expressar seu mundo interior, por meio de sua poética pessoal e a compreendê-lo melhor, no contexto da sua relação com a obra de arte e com os outros.
Abstract: This master's thesis is a case study whose purpose is to investigate and think about the role of aesthetic education in the formation of socio-cultural identity of the student, by observing their interactions with art. By the way, this interdisciplinary study is theoretically grounded in conceptions of Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz and Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991) , Assisi and Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), besides other authors who move between the areas concerned. Te objects of his work are the reference documents of the school (PPP, 2013 and PCN, 1997) and the productions of the research subjects, students of a public school in Goiânia. As diagnostic instruments for data collection we used questionnaires, which were applied to the kids. We’ve also performed aesthetic appreciation workshops, throughout the year 2014, with the pedagogical purpose of enabling students to recognize aesthetic values from the artistic culture in its contemporary context permeated by multicultural productions. Based on the achieved results and analysis of the material produced, we could infer that the aesthetic education is an essential factor for the construction of cultural and social identity of the students. Whith this aesthetic education they can express their inner world through their personal poetic view, to understand it better, in the context of their relationship with the artwork and their pairs.
Palavras-chave: Educação estética
Identidade sociocultural
Cibercultura
Aesthetic education
Socio and cultural
Ciberculture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: MARTINS, Marinês Juliana Carvalho. Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno. 2015. 181 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/871
Data de defesa: 16-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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