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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de argumentação em textos de alunos do Projeto Educação Aberta (PREA)
Autor: Silva, Cindy Michelle da
Primeiro orientador: Siqueira, Kênia Mara de Freitas
Primeiro membro da banca: Siqueira, Kênia Mara de Freitas
Segundo membro da banca: Lima, Sóstenes Cezar de
Terceiro membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Quarto membro da banca: David, Nismária Alves
Resumo: Esta dissertação, inserida na linha de Linguagens e práticas sociais, objetiva analisar os processos de construção da argumentação na escrita dos alunos do PrEA, observando, para isso, operadores argumentativos, tempos verbais e orações modalizadoras. O PrEA – Projeto Educação Aberta – é um projeto de extensão criado e conduzido por voluntários que coordenam e ministram aulas preparatórias para o vestibular, de segunda a sábado, no prédio da UEG – UnUCSEH (Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas). Todos os alunos matriculados no projeto são oriundos do ensino médio da rede pública. No ano de 2014, as aulas e plantões de redação foram acompanhados para compor essa pesquisa. O acompanhamento da rotina do projeto foi feito mediante observação e anotação de pontos relevantes para a pesquisa. As propostas de produção textual fornecidas pelo professor da disciplina de redação e os textos argumentativos produzidos durante o segundo semestre de 2014 foram copiados e guardados para análise. Foram escolhidas seis dissertações, feitas a partir de duas propostas, sendo três de cada proposta. Para a análise dos textos dissertativos, neste trabalho, foram abordados conceitos de gênero textual, língua, contexto, texto, além de teoria sobre gêneros argumentativos, argumentação e produção textual escolar. Através da pesquisa, qualitativa de cunho etnográfico, e análise, observou-se que os alunos não demonstram muita habilidade de lidar com operadores argumentativos de forma consciente para a construção de textos. Alguns textos não contêm orações modalizadoras que reforcem a tese defendida pelo aluno ou que promovam um envolvimento do leitor com o texto. O uso dos tempos verbais dos textos dissertativos se concentra mais no mundo comentado, tempo que demonstra maior engajamento do autor e está repleto de atitude responsiva. Observou-se, portanto, que os alunos do Projeto Educação Aberta, oriundos da escola pública, não demonstram proficiência no uso de estratégias de argumentação para comporem um projeto consistente de texto.
Abstract: This thesis, within the scope of languages and social practices, aims to analyze the process by which PrEA students construct argumentation in their writing. To that end, the use of argumentative operators, verb tenses and modalizing clauses was observed. The PrEA (Open Education Project) - is an extension project created and led by volunteers who coordinate and administer preparatory classes for university entrance exams, from Monday to Saturday, in the UEG - UnUCSEH (State University of Goiás - Socioeconomic and Social Sciences Unit) building. All students enrolled in the project come from public high schools. In 2014, classes and after-class writing help were monitored to compose this thesis. The monitoring of the project's routine was done through observation and taking notes on points that were relevant to the research. The proposed topics for writing production provided by the writing teacher, as well as the argumentative texts produced during the second semester of 2014 were copied and saved for analysis. Six essays, written on two different topics (three from each topic), were chosen. For the analysis of the argumentative texts, in this paper, the concepts addressed included genre, language, context, text, in addition to theory on argumentative genre, argumentation and academic writing production. Through this qualitative ethnographic research, and analysis, it was noted that students do not demonstrate great skill in consciously dealing with argumentative operators to compose texts. Some texts do not contain modalizing clauses that serve to strengthen the argument put forward by the student or that promote the reader’s involvement with the text. The use of verb tenses in the argumentative texts focuses more on commentary, which demonstrates greater engagement on the author’s part and is full of responsive attitude. It was determined, therefore, that the Open Education Project students, from public schools, do not demonstrate proficiency in the use of argumentation strategies to compose a consistent text design.
Palavras-chave: Argumentação
Gênero textual
Operadores argumentativos
Produção de texto
PREA - Universidade Estadual de Goiás
Argumentation
Textual genre
Writing composition
Argumentative operators
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Cindy Michelle da. Estratégias de argumentação em textos de alunos do Projeto Educação Aberta (PREA). 2015. 125 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/864
Data de defesa: 3-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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