Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Carmen Silvia Neves-
dc.contributor.advisor1Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.referee1Reis, Marlene Brbosa de Freitas-
dc.contributor.referee2Silva, Débora Cristina dos Santos e-
dc.contributor.referee3Masetto, Tarciso-
dc.date.accessioned2021-11-24T16:29:23Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carmen Silvia Neves. Curso de especialização lato sensu : aprendizagem significativa, autonomia e práticas pedagógicas. 2015. 157 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/844-
dc.description.resumoEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias e investiga as práticas pedagógicas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. A pesquisa foi realizada em duas turmas de Master Business Administration (MBA) em um curso voltado para a área de Engenharia Civil, com mais de 50% dos módulos já cursados. O objetivo geral foi o de identificar e compreender as práticas pedagógicas consideradas mais eficazes para a aprendizagem significativa e a promoção da autonomia, a partir do olhar dos alunos e dos professores, nos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu em uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. A fundamentação teórica foi construída a partir das dimensões: práticas pedagógicas: em que foram apresentados os pressupostos de autores como Masetto (2012), Anastasiou e Alves (2004), Tardif (2002); autonomia: Contreras (2002), Schramm (2004), Segre (2004); aprendizagem significativa: Ausubel (1982), Masetto (2013), Moran (2013), Kochhann e Moraes (2014). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários para os alunos e, num segundo momento, para os professores que foram indicados pelos alunos como os que demonstraram maior eficácia em suas práticas pedagógicas com foco na aprendizagem significativa dos discentes. Também foram investigados, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, os dois coordenadores do MBA e o Diretor de Pós-Graduação da Instituição. O estudo evidenciou que as práticas pedagógicas mais eficazes são aquelas que levam alunos e professores a desenvolverem um olhar colaborativo a respeito do objeto do conhecimento, que os permitem assumir-se como coautores na busca do saber. Nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi possível identificar a importância da profissionalização docente para a compreensão das aulas vivas e da ensinagem como metodologias eficazes para a promoção da autonomia e a construção de aprendizagens significativas. A valorização do protagonismo dos atores educativos, o respeito à história e a cultura de cada um, as estratégias que unem teoria e prática, a vivências de estudos de casos, os trabalhos em equipes, as aulas de campo e as estratégias que promovem reflexão foram as apontadas por alunos, professores e gestores educacionais investigados, demonstrando ainda que a valorização no docente e em sua profissionalização são essenciais para a construção de práticas pedagógicas eficazes para a construção de aprendizagens significativas e para a promoção da autonomia.por
dc.description.abstractEsta tesis está vinculada a la línea de investigación llamada Educación, Escuela y Tecnologías e investiga las prácticas pedagógicas en los cursos de Posgrado Lato Sensu en una Institución de Enseñanza Superior privada, en Goiânia – Goiás. La investigación fue realizada en dos grupos de Master Business Administration (MBA) en un curso dirigido hacia el área de Ingeniería Civil, con más de 50% de los módulos ya cursados. El objetivo general fue el de identificar y comprender las prácticas pedagógicas consideradas más eficaces para el aprendizaje significativo y la promoción de la autonomía, a partir de la mirada de los alumnos y de los profesores, en los cursos de Posgrado Lato Sensu en una Institución de Enseñanza Superior privada, en Goiânia – Goiás. La fundamentación teórica fue construida a partir de las dimensiones: prácticas pedagógicas: en que fueron presentados los presupuestos de autores como Masetto (2012), Anastasiou y Alves (2004), Tardif (2002); autonomía: Contreras (2002), Schramm (2004), Segre (2004); aprendizaje significativa: Ausubel (1982), Masetto (2013), Moran (2013), Kochhann y Moraes (2014). La investigación desarrollada fue cualitativa, del tipo exploratorio, utilizando como instrumentos de coleta de datos la aplicación de cuestionarios para los alumnos y, en un segundo momento, para los profesores que fueron indicados por los alumnos como los que demostraron mayor eficacia en sus prácticas pedagógicas con foco en el aprendizaje significativa de los discentes. También fueron investigados, con la utilización de encuestas semi estructuradas, los dos coordinadores del MBA y el Director de Posgrado de la Institución. El estudio evidenció que las prácticas pedagógicas más eficaces son aquellas que llevan alumnos y profesores a desarrollar una mirada colaborativa respeto al objeto del conocimiento, que les permiten asumirse como coautores en la búsqueda del saber. En las prácticas pedagógicas de los profesores investigados fue posible identificar la importancia de la profesionalización docente para la comprensión de las clases vivas y de la enseñanza como metodologías eficaces para la promoción de la autonomía y la construcción del aprendizaje significativo. La valorización del protagonismo de los actores educativos, el respeto a la historia y a la cultura de cada uno, las estrategias que unen teoría y práctica, la vivencia de estudios de casos, los trabajos en equipos, las clases de campo y las estrategias que promueven reflexión fueron las apuntadas por alumnos, profesores y gestores educacionales investigados, demostrando aunque la valoración en el docente y en su profesionalización son esenciales para la construcción de prácticas pedagógicas eficaces para la construcción de aprendizajes significativos y para la promoción de la autonomía.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-24T13:44:47Z No. of bitstreams: 2 1502834861_1_dissertacao-_carmen_silvia_neves_carvalho(1).pdf: 1750486 bytes, checksum: 549a3f10d157d54d7e11f3f0855fc4dd (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-24T16:29:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1502834861_1_dissertacao-_carmen_silvia_neves_carvalho(1).pdf: 1750486 bytes, checksum: 549a3f10d157d54d7e11f3f0855fc4dd (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T16:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1502834861_1_dissertacao-_carmen_silvia_neves_carvalho(1).pdf: 1750486 bytes, checksum: 549a3f10d157d54d7e11f3f0855fc4dd (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEspecialização lato sensupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurso de especialização lato sensu : aprendizagem significativa, autonomia e práticas pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1502834861_1_dissertacao-_carmen_silvia_neves_carvalho(1).pdfDissertação1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.