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dc.creatorCustódio, George Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448611922061220por
dc.contributor.advisor1Castro, Raimundo Márcio Mota de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168por
dc.contributor.referee1Castro, Raimundo Márcio Mota de-
dc.contributor.referee2Costa, Vanderlei Balbino da-
dc.contributor.referee3Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.referee4Anes, Rodrigo Roncato Marques-
dc.date.accessioned2021-09-13T14:09:33Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, George Martins. Diversidade, cidadania e direitos : análise das concepções de formação docente em uma disciplina de núcleo comum nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás (2015-2019). 2021. 154 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO .por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/807-
dc.description.resumoO tema da presente dissertação de mestrado perpassa por compreender, a partir da percepção dos professores, o modus operandi e os requisitos necessários na formação do desenvolvimento da disciplina "Diversidade, Cidadania e Direitos" nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás, nos Câmpus Central, na Unidade Universitária de Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – UnU CSEH, no Câmpus Cora Coralina na Cidade de Goiás, no Câmpus Oeste, sediado em São Luís de Montes Belos e no Câmpus Noroeste, na cidade de Formosa. O objeto, portanto, da pesquisa, é a formação de professores. A pesquisa se delimitou ao período compreendido entre 2015 e 2019. Considerando que as licenciaturas contam com docentes de várias formações diferentes, questiona-se: em que medida a formação dos professores é efetivada na constituição do exercício docente na disciplina, nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Goiás? Para responder a questão, lançou-se mão do levantamento teórico dos eixos conceituais "diversidade", "cidadania" e "direitos", focalizando, em seguida, as discussões sobre a formação docente e o trabalho docente no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é desvelar os sentidos sobre a formação efetivada na constituição do exercício docente na disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos, nos cursos de licenciatura da UEG. Os desdobramentos desse objetivo residem em: (i) Discutir a intersecção teórica e as relações estabelecidas entre Educação, Diversidade, Cidadania e Direitos; (ii) Descrever os perfis formativos e profissionais dos docentes que ministram a disciplina a fim de evidenciar como se relacionam com a docência da disciplina; (iii) Identificar como os processos de formação inicial e continuada dos docentes são perpassados pelos conceitos de Diversidade, Cidadania e Direitos no desenvolvimento prático da disciplina; (iiii) Desvelar os sentidos das perspectivas, prospectivas e desafios da disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos nos cursos de Licenciatura da UEG; (iiiii) Esclarecer, a partir do entendimento docente, os impactos teórico- conceituais da disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos na formação de professores, nos cursos de Licenciatura da UEG. O método aproxima-se do fenomenológico, situado epistemologicamente sobre o paradigma interpretativista, cuja coleta se processa através da "Redução Fenomenológica", da descrição dos vetores internos ao fenômeno e da explicitação das experiências. A abordagem seguiu-se como qualitativa, com objetivo exploratório tendo como procedimento teórico a pesquisa bibliográfica e a parte empírica realizada pela coleta de dados utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, a partir dos quais se procedeu à alocação das unidades de sentido coletadas em categorias emergentes para a elaboração da interpretação das mesmas. Os resultados obtidos com os sentidos captados apontaram alguns fenômenos: a presença maciça de saberes anteriores captados em outros campos de atuação, que enriquece a disciplina por um lado, mas implica em risco de distorção ou foco em um dos eixos, a prejuízo dos demais; a diversidade reconhecida como um processo de humanização; os sentimentos positivos apontando fatores de saúde segundo as pesquisas do Trabalho; a ocorrência de conflitos e divergências no exercício docente em função de determinados conceitos, em especial a diversidade, apontando a necessidade de formação continuada; a percepção de que a disciplina contribui para a evolução intelectual dos docentes e para a formação de agentes sociais; a percepção de que os direitos são construídos coletivamente e paulatinamente, ficando pouco marcada a noção de que eles também podem ser destruídos, o que demanda políticas de conservação e defesa; a Cidadania apareceu frequentemente como um fator de organização intencional da sociedade. Como resultado, a pesquisa apontou para: a necessidade de uma formação continuada em vista da variabilidade dos aspectos ligados ao equilíbrio entre os eixos “Diversidade, Cidadania e Direitos”; a necessidade de conservação de noções de equidade e justiça social frequentemente ameaçadas na sociedade; para o desvelamento das contribuições entre docentes e sua formação, os conteúdos da disciplina e os discentes; e finalmente para a penetração, junto aos docentes, das noções de Diversidade como um elemento de humanização, que se articula com o arcabouço jurídico do país para construir direitos a serem exercidos através dos fatores de estruturação da sociedade, dentre eles, a Cidadania.por
dc.description.abstractThe theme of this master's dissertation goes through to understand, from the teachers' perception, modus operandi and the necessary requirements in the formation of the development of the "Diversity, Citizenship and Rights" in the degree courses of the State University of in the Campus Central, at the Anápolis University Unit of Socioeconomic and Human – UnU CSEH, at the Cora Coralina Campus in the City of Goiás, at the West Campus, in São Luís de Montes Belos and at the Noroeste Campus, in the city of Formosa. The object of the research, therefore, is the training of teachers. The research was limited to the between 2015 and 2019. Considering that the degrees have professors from several different backgrounds, the question is: to what extent the formation of professors is carried out in constitution of the teaching exercise in the discipline, in the degree courses of the State of Goiás? To answer the question, a theoretical survey of the conceptual axes of "diversity", "citizenship" and "rights" was used, then focusing on discussions on teacher and teaching work in Brazil. The general objective of the research is to unveil the about the formation carried out in the constitution of the teaching exercise in the Diversity, Citizenship and Rights, in the undergraduate courses at UEG. The consequences of this objective lie in: (i) Discussing the theoretical intersection and the relations between Education, Diversity, Citizenship and Rights; (ii) Describe the training and professional profiles of the professors who teach the discipline in order to show how they relate the discipline's teaching; (iii) Identify how the processes of initial and continuing teacher are permeated by the concepts of Diversity, Citizenship and Rights in the practical development of the discipline; (iii) Unveil the meanings of the perspectives, prospects and challenges of the Diversity, Citizenship and Rights discipline in the undergraduate courses at UEG; (iiiiii) Clarify, from the teachers' understanding, the theoretical-conceptual impacts of the Citizenship and Rights discipline in teacher education, in the undergraduate courses at The method is close to the phenomenological method, situated epistemologically on the paradigm, whose collection is processed through the "Phenomenological Reduction", the description of the internal vectors of the phenomenon and the explanation of the The approach was followed as qualitative, with exploratory objective, having as procedure the bibliographical research and the empirical part carried out by data collection using the semi-structured interview as an instrument, from which the units of meaning in emerging categories were allocated. for the elaboration of their interpretation. The obtained with the senses captured pointed out some phenomena: the massive presence of knowledge captured in other fields of action, which enriches the discipline on the one but implies a risk of distortion or focus on one of the axes, to the detriment of the others; recognized as a humanization process; positive feelings pointing to health factors according to the Labor surveys; the occurrence of conflicts and divergences in the teaching practice due to certain concepts, especially diversity, pointing to the need for continuing education; the perception that the discipline contributes to the intellectual evolution of teachers to the formation of social agents; the perception that rights are built collectively and gradually, with little impact on the notion that they can also be destroyed, which demands conservation and defense policies; Citizenship often appeared as a factor in the intentional organization of society. As a result, the research pointed to: the need for continuing education in of the variability of aspects linked to the balance between the axes “Diversity, Citizenship Rights”; the need to preserve notions of equity and social justice that are often threatened in to unveil the contributions between teachers and their training, the contents of the and students; and finally, for the penetration, with the teachers, of the notions of Diversity as an element of humanization, which is articulated with the country's legal framework build rights to be exercised through the structuring factors of society, among them, Citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-09-13T14:08:02Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - GEORGE MARTINS CUSTÓDIO - VERSÃO FINAL.odt: 173775 bytes, checksum: ecf3f93a743e06cb87969c1d80f9b9d9 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.text*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectRightseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDiversidade, cidadania e direitos : análise das concepções de formação docente em uma disciplina de núcleo comum nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás (2015-2019)por
dc.title.alternativeDiversity, Citizenship and Rights: analysis of teacher education in a discipline of the Common Core in the Licentiate Courses of the State University of Goiás (2015-2019)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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