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Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/803
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de botânica e o ensino de ciências por investigação: contribuições na aprendizagem de alunos nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): The teaching of botany and inquiry-based science teaching: contributions to student learning in the early years
Autor: Carvalho, Raquel Silva Cotrim 
Primeiro orientador: Miranda, Sabrina do Couto de
Primeiro membro da banca: Miranda , Sabrina do Couto de
Segundo membro da banca: Carvalho , Plauto Simião de
Terceiro membro da banca: Scarpa , Daniela Lopes
Resumo: Ensinar Ciências de forma satisfatória é o desafio dos professores da Educação Básica atualmente. Os alunos estão cada vez mais alfabetizados digitalmente e apresentando pouco interesse pelas aulas e conteúdos repassados de forma tradicional. O ensino de botânica se torna ainda mais complexo, uma vez que, em geral, a forma com que o professor conduz está distante da realidade dos alunos, com currículos que não são atrativos, repletos de conceitos e nomenclaturas complexos, distantes da realidade dos alunos. Com base em trabalhos descritos na literatura podemos afirmar que o Ensino de Ciências por Investigação tem revelado bons resultados na Educação Básica no que diz respeito a interação professor-aluno, motivação, engajamento, produtividade e aprendizagem. Assim, buscamos nessa pesquisa identificar de que forma o Ensino de Ciências por Investigação pode contribuir no ensino de botânica com vista à aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante do proposto, a dissertação foi dividida em capítulos que contemplam revisões sistemáticas da literatura que subsidiaram o aporte teórico necessário para as análises de resultados; as elaborações e aplicações de Sequências de Ensino Investigativas (SEI’s); a análise de resultados após as aplicações das sequências de ensino e a confecção dos produtos educacionais. Para elaboração das SEI’s utilizamos a Ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) de modo a assegurar o rigor investigativo em todas as sequências. As SEI’s foram trabalhadas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e os resultados obtidos foram satisfatórios. Observou-se que os alunos apresentam curiosidade e instinto investigativo natos o que facilita o processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de aprendizagem significativa. O produto educacional principal consiste em um material didático de apoio ao professor, com orientações, imagens e direcionamentos de como aplicar as SEI’s, desde a introdução e levantamento de conhecimentos prévios até a avaliação da aprendizagem. Se faz necessário o aprimoramento de estudos referentes à botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que a cegueira botânica seja minimizada.
Abstract: Teaching Science in a satisfactory way is the challenge of today's Basic Education teachers. Students are becoming increasingly digitally literate and show little interest in the lessons and content passed on in the traditional way. Teaching botany becomes even more complex, since, in general, the way teachers conduct their classes is far from the students' reality, with unattractive curricula, full of complex concepts and nomenclatures, far from the students' reality. Based on works described in the literature we can affirm that Science Teaching by Investigation has shown good results in Basic Education regarding teacher-student interaction, motivation, engagement, productivity and learning. Thus, we sought to identify how inquiry-based science teaching can contribute to the teaching of botany with a view to the learning of students in the early years of elementary school. In view of the proposed goals, the dissertation was divided into chapters that include systematic reviews of the literature that provided the necessary theoretical background for the analysis of results; the elaboration and application of Investigative Teaching Sequences (ISEs); the analysis of results after the application of the teaching sequences; and the elaboration of educational products. To elaborate the SEI's we used the Diagnostic Tool of Elements of Science Teaching by Investigation (DEEnCI) in order to ensure the investigative rigor in all the sequences. The SEI's were worked with 2nd grade students and the results were satisfactory. It was observed that students have a natural curiosity and investigative instinct, which facilitates the teaching-learning process, as well as the acquisition of significant learning. The main educational product consists of didactic material to support the teacher, with guidelines, images, and directions on how to apply the SEI's, from the introduction and survey of previous knowledge to the evaluation of learning. It is necessary to improve the studies on botany in the early years of elementary school in order to minimize botanical blindness.
Palavras-chave: Ensino
Investigação
Botânica
Aprendizagem significativa
Teaching
Investigation
Botany
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: CARVALHO. O ensino de botânica e o ensino de ciências por investigação: contribuições na aprendizagem de alunos nos anos iniciais. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/803
Data de defesa: 28-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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