Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGatinho, Malena Marília Martins-
dc.creator.LattesClaudio Magalhães de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6667727437016343por
dc.contributor.advisor1Almeida, Claudio Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2287818149336611por
dc.contributor.referee1Almeida, Claudio Magalhães de-
dc.contributor.referee2Echalar , Adda Daniela Lima Figueiredo-
dc.contributor.referee3Paulo, Pedro Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-06T12:21:27Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationGATINHO, M.M.M. Desafios e possibilidades da paleontologia na educação básica : uma proposta de livro paradidático para o professor. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/797-
dc.description.resumoA paleontologia enquanto ciência busca conceder dados no processo de conhecimento ligado a evolução biológica dos seres através dos tempos. Seu objeto de estudos são os fósseis e através deles é possível encontrar registros de momentos importantíssimos na história da vida na Terra. Sendo assim, é por meio dessa ciência que existe a possibilidade de remontar o passado de maneira científica e compreender os diversos processos evolutivos que a vida na Terra sofreu. Atualmente, a paleontologia é um conteúdo dentro da disciplina de Biologia no Ensino Médio, a qual vem sendo trabalhada de modo não satisfatório, prejudicando a compreensão da mesma e de sua importância. Frente a isto, esse trabalho objetivou analisar de que modo a Paleontologia está inserida nos livros didáticos de Biologia e quais metodologias são desenvolvidas pelos professores da Rede Estadual de ensino de Anápolis para a compreensão desse conteúdo. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada em dois momentos: Ianálise das coleções utilizadas pelos professores do Ensino Médio de Anápolis, com a finalidade de compreender de que modo esse conteúdo está inserido nos livros didáticos e II- entrevistas com captação de áudio, acompanhada de um roteiro semiestruturado e posterior a isso, foram transcritas e analisadas a partir da Abordagem Textual Discursiva – ATD, ambos os momentos foram marcados por duas categorias: conceitual e abordagem. Frente a isto, encontramos dados interessantes nas análises dos livros didáticos como equívocos conceituais, paleontologia encontrada de maneira dissolvida dentro de outros conteúdos, de modo breve e raso. E nas entrevistas, podemos perceber a dificuldade dos docentes em trabalhar esse conteúdo por diversos fatores e um deles é a falta de material de apoio, pois, consideram sua formação inicial insuficiente para tratar dessa temática. Desse modo, afim de contribuir de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem e com a divulgação da ciência, confeccionamos um livro paradidático com conteúdos básicos para o Ensino Médio apoiado na maior dificuldade de compreensão do professor.por
dc.description.abstractPaleontology as a science seeks to grant data in the process of knowledge linked to the biological evolution of beings through time. Its object of study is fossils and through them it is possible to find records of very important moments in the history of life on Earth. Therefore, it is through this science that it is possible to trace the past in a scientific way and understand the different evolutionary processes that life on Earth has undergone. Currently, paleontology is a content within the discipline of Biology in High School, which has been worked in an unsatisfactory way, impairing its understanding and its importance. In view of this, this work aimed to analyze how Paleontology is inserted in the textbooks of Biology and which methodologies are developed by the teachers of the State School of Anápolis – Goiás to understand this content. Being a qualitative research, the research was carried out in two moments: Ianalysis of the collections used by high school teachers in Anápolis – GO, in order to understand how this content is inserted in textbooks and II- interviews with capture audio, accompanied by a semi-structured script and after that, were transcribed and analyzed from the Textual Discursive Approach - ATD, both moments were marked by two categories: conceptual and approach. Faced with this, we found interesting data in the analysis of textbooks as conceptual mistakes, paleontology found in a dissolved way within other contents, in a brief and shallow way. And in the interviews, we can see the difficulty of teachers in working with this content due to several factors and one of them is the lack of support material, as they consider their initial training insufficient to deal with this theme. In this way, in order to make a significant contribution to the teaching and learning process and to the dissemination of science, we made a paradidactic book with basic contents for high school based on the greatest difficulty in understanding the teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-09-02T17:30:39Z No. of bitstreams: 3 1_Dissertacao_Final_Malena (1).pdf: 20973905 bytes, checksum: b33d8050a85e5298dfcb88b1e76bf5cf (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_Malena.pdf: 2271889 bytes, checksum: ffe5ad9b8d1ff1c1b9b34ce706c48943 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-09-06T12:21:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 1_Dissertacao_Final_Malena (1).pdf: 20973905 bytes, checksum: b33d8050a85e5298dfcb88b1e76bf5cf (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_Malena.pdf: 2271889 bytes, checksum: ffe5ad9b8d1ff1c1b9b34ce706c48943 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-06T12:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 1_Dissertacao_Final_Malena (1).pdf: 20973905 bytes, checksum: b33d8050a85e5298dfcb88b1e76bf5cf (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_Malena.pdf: 2271889 bytes, checksum: ffe5ad9b8d1ff1c1b9b34ce706c48943 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de paleontologiapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectPaleontology teachingeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleDesafios e possibilidades da paleontologia na educação básica : uma proposta de livro paradidático para o professorpor
dc.title.alternativeChallenges and possibilities of paleontology in basic education : a proposal for a paradidatic book for the teachereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_Dissertacao_Final_Malena (1).pdf Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências20,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO EDUCACIONAL_Malena.pdfProduto Técnico Tecnológico (PTT)2,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.