Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Ethnic-racial relationships in nature sciences teaching : na analysis of the teaching books of the final years fundamental education
Autor: Gonçalves, Vanessa Oliveira 
Primeiro orientador: Carvalho, Plauto Simão de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Segundo membro da banca: Assunção, Marcello Felisberto Morais de
Terceiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Resumo: Os livros didáticos são ferramentas essenciais para nortear os caminhos e as práticas escolares durante a infância e adolescência de futuros cidadãos plenos. Diante dessa premissa e com o suporte de relevantes marcos legais da educação brasileira, a saber as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre o ensino de história e de cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas e alteram a lei 9.394/1996 - mais conhecida como lei de diretrizes e bases da educação, essa pesquisa voltou sua atenção para a educação étnico-racial (afro-brasileira) no ensino de Ciências da Natureza, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. O presente estudo analisou a representação de negras e negros nos livros didáticos utilizados pelos professores de escolas de tempo integral da Rede Estadual Educação de Goiás, no município de Goiânia; problematizamos a formação e a atuação docente nas relações étnico-raciais no currículo de Ciências; refletimos sobre quais são as contribuições desta formação e atuação docente frente aos desafios cotidianos do ambiente escolar; e, a partir das constatações encontradas que evidenciam silenciamento dos livros didáticos, criamos o produto educacional VOG, que oferece suporte para a formação, prática docente e que promove relevância para conhecimentos atualizados sobre relações étnico-raciais para o Ensino de Ciências.
Abstract: Textbooks are essential tools to guide the paths and school practices during the childhood and adolescence of future full citizens. Faced with this premise and with the support of relevant legal frameworks of Brazilian education, namely laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which deal with the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture and amend law 9.394/1996 - better known as the law of guidelines and bases of education, this research turned its attention to ethnicracial education (Afro-Brazilian) in the Teaching of Nature Sciences, from the sixth to the ninth years of elementary school. The present study analyzed the representation of black men and women in textbooks used by teachers of full-time schools of the State Network of Goiás, in the city of Goiânia; we problematized the formation and teaching performance in ethnic-racial relations in the Sciences curriculum; We reflected on what are the contributions of this formation and teaching performance in face of the daily challenges of the school environment; and, based on the findings that show silence in the textbooks, we created the educational product VOG, which offers support for teaching formation, practice and promotes relevance for updated knowledge on ethnic-racial relations for the Teaching of Sciences.
Palavras-chave: Étnico-racial
História da Ciência
Raça
Ensino de Ciências
Colonialidade
Ethnic-racial
History of Science
Race
Science Teaching
Coloniality
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: GONCALVES, V. O. Relações étnicos-raciais no ensino de Ciências da Natureza : uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/735
Data de defesa: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_Dissertacao_Vanessa_2020.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências5,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
2_PTT_Vanessa_2020.pdfProduto Técnico Tecnológico (PTT)2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo_de_autorizacao_para_publicacao_1 _VANESSA.pdfTermo de Autorização260,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.