Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Fernanda Cabral Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3780407557794756por
dc.contributor.advisor1Paulo, Pedro Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687547685595360por
dc.contributor.referee1Paulo, Pedro Oliveira-
dc.contributor.referee2Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee3Lima, Flávia Pereira-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:00:44Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, F.C. O ensino por investigação criando possibilidades para os professores de ciências e biologia em formação inicial a partir da pesquisa-ação. 2021. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/695-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou contribuir com a formação inicial de professores de ciências no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de dificuldades e à realização de mudanças na prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em consonância com princípios da abordagem qualitativa e pesquisa-ação com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, período em que cursavam o 5º e depois o 6ºsemestre, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Central - Sede, em Anápolis, Goiás. A pesquisa foi realizada em dois momentos: o primeiro, com observações dos participantes durante a disciplina de Orientação e Prática de Ensino de Ciências, aplicação de questionários e entrevista semiestruturada; no segundo momento foi realizada uma intervenção junto a esses licenciandos, caracterizada por uma formação via remota, com propostas de leituras, estudos e atividades que proporcionassem conhecimento dos princípios do ensino por investigação e estimulassem uma prática reflexiva e motivadora. Durante a pesquisa foi possível verificar dificuldades e lacunas na formação inicial e a insegurança dos futuros professores na prática docente, caracterizada por ser tradicional e transmissora de conceitos. Durante a formação percebeu-se fragilidades ao embasamento teórico, resistência ao uso da abordagem, dificuldades nos planejamentos das atividades e a falta de vivência. Destaca-se o potencial da abordagem do ensino por investigação que possibilita o desenvolvimento de professores autônomos, mediadores, reflexivos, que conseguem ensinar ciências de maneira contextualizada, interativa, de elaborar atividades que promovam o engajamento dos seus alunos e os conduza ao desenvolvimento da cultura científica. Dessa forma, pondero que a abordagem investigativa deve estar entremeada às disciplinas oferecidas na graduação, como forma de permitir que os licenciandos sejam formados como profissionais ativos, capazes de construir seus conhecimentos e que saibam mediar os caminhos no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractResumo em língua estrangeira: Thus, the present research aimed to contribute to the initial training of science teachers in the use of the inquiry-based teaching approach, with a view to overcoming difficulties and making changes in pedagogical practice. To do so, the research was carried out in line with the principles of the qualitative approach and action research with students from the Biological Sciences undergraduate course, during the 5th and 6th semesters, at UEG, Câmpus Central - Headquarters, in Anápolis, Goiás. The research was conducted in two moments: the first, with observations of the participants, during the discipline of Orientation and Practice of Science Teaching, application of questionnaires, semi-structured interviews; in the second moment, an intervention was conducted with these students, characterized by a remote training, with proposals for readings, studies and activities that would provide knowledge of the principles of teaching by research and stimulate a reflective and motivating practice. During the research it was possible to verify difficulties and gaps in the initial training and the insecurity of future teachers in their teaching practice, characterized by being traditional and a transmitter of concepts. During the training, weaknesses in the theoretical basis, resistance to the use of the approach, difficulties in planning activities, and a lack of experience were noticed. We highlight the potential of the inquiry-based teaching approach, which enables the development of autonomous, mediator, and reflective teachers who are able to teach science in a contextualized and interactive way, to develop activities that promote the engagement of their students and lead them to the development of scientific culture. Thus, I consider that the investigative approach should be intermingled with the subjects offered in undergraduate courses, as a way to allow students to be trained as active professionals, capable of building their knowledge and who know how to mediate the paths in the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-06-17T11:59:59Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_FERNANDA_CABRAL_NASCIMENTO_DE_ABREU (1).pdf: 2116070 bytes, checksum: 708f5c950193e48ffd5a7ab381accabb (MD5) Produto Educacional versão final X.pdf: 3023025 bytes, checksum: d8a2b78312501d2441b1e8505aad3539 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-06-17T12:00:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_FERNANDA_CABRAL_NASCIMENTO_DE_ABREU (1).pdf: 2116070 bytes, checksum: 708f5c950193e48ffd5a7ab381accabb (MD5) Produto Educacional versão final X.pdf: 3023025 bytes, checksum: d8a2b78312501d2441b1e8505aad3539 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T12:00:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_FERNANDA_CABRAL_NASCIMENTO_DE_ABREU (1).pdf: 2116070 bytes, checksum: 708f5c950193e48ffd5a7ab381accabb (MD5) Produto Educacional versão final X.pdf: 3023025 bytes, checksum: d8a2b78312501d2441b1e8505aad3539 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2021-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectTeaching through researcheng
dc.subjectInitial teacher educationeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleO ensino por investigação criando possibilidades para os professores de ciências e biologia em formação inicial a partir da pesquisa-açãopor
dc.title.alternativeInquiry-based teaching creating possibilities for science and biology teachers in initial training through action researcheng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FERNANDA_CABRAL_NASCIMENTO_DE_ABREU (1).pdfDissertação_Mestrado_Profissional_em_Ensino_de_Ciências2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional versão final X.pdfProduto Técnico-Tecnológico (PTT)2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.