Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/597
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fanfiction: O modelo autoral da escrita de ficção de fãs de produtos da indústria do entretenimento
Título(s) alternativo(s): Fan fiction: The authorship model of fiction writing by fans of entertainment industry products
Autor: Pires, Andressa Andrade 
Primeiro orientador: Lima, Sóstenes Cezar de
Primeiro membro da banca: Lima, Sóstenes Cezar de
Segundo membro da banca: Palma, Daniela
Terceiro membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Quarto membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e descrever teoricamente o modelo autoral específico desenvolvido em torno da prática de escrita das fanfictions, histórias ficcionais criadas por fãs com base em produtos da indústria do entretenimento e compartilhadas em comunidades de fãs online. Para tanto, a fanfiction é trabalhada como constituinte de um campo discursivo particular, aqui denominado fanwriting. Os limites de tal campo discursivo são traçados a partir de categoriais provenientes da teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu e de sua adaptação aos estudos discursivos, promovida por Dominique Maingueneau. A partir dessa delimitação, para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o método netnográfico, constituído por um período de observação participativa em campo de pesquisa digital, com posterior análise dos dados coletados, acompanhada de elaboração teórica pertinente. O campo de pesquisa selecionado foi o Nyah!Fanfiction, a segunda maior plataforma brasileira dedicada à publicação de fanfictions. Além dele, utilizaram-se como fontes secundárias discussões observadas em páginas das redes sociais Twitter e Facebook. Para orientar as análises, foram utilizadas categorias oriundas da proposta de Michel Foucault, que considera a função-autor como uma função essencialmente discursiva. Desse modo, a argumentação orienta-se em torno das categorias de atribuição autoral, apropriação autoral dos discursos, construção da figura autoral e posição social do autor. As análises demonstraram que o campo da fanwriting é marcado por um modelo cultural e econômico característico, fundado na cultura participativa, inicialmente descrita por Henry Jenkins, e na economia da dádiva, discutida por Giuseppe Cocco e Gilvan Vilarim, entre outros. Essa leitura permite concluir que o autor de fanfiction não corresponde exatamente a um indivíduo, mas é uma função discursiva de construção essencialmente colaborativa, pertinente ao modelo cultural e econômico vivenciado nas comunidades de fãs. Nesse cenário, o processo autoral é caracterizado por sua natureza aberta e coletiva, e pelas formas como é compartilhado com a comunidade, que contribui direta e indiretamente sobre os textos através de diversos mecanismos, alguns dos quais só podem ser verificados no campo da fanwriting, devido à natureza das relações sociais ocorridas em seu interior. O modelo autoral da fanwriting é marcado, portanto, por complexas operações discursivas que, em última instância, permitem que os fãs escritores superem o aparente conflito existente entre o empréstimo que fazem dos elementos das obras de referência e as noções correntes de originalidade, criatividade e propriedade intelectual.
Abstract: This work aims at analyzing and theoretically describing the specific authorship model built around the practice of writing fan fiction — fictional stories written by fans based off products from the entertainment industry and shared in online fan communities. To accomplish that, fan fiction is considered the basis of a specific discursive field, herein named “fanwriting”. The limits of such discursive field are established through categories originated from Pierre Bourdieu’s theory of social fields and Dominique Maingueneau’s adaption of such theory to discursive studies. From there, techniques and principles of netnography were applied to develop the study. Netnography consists in a period of participatory observation in an online digital research field, followed by data analysis and corresponding theory elaboration. The selected research field is Nyah!Fanfiction, the second leading Brazilian online platform dedicated to the publishing of fan fiction texts. Besides that, some pages from Twitter and Facebook were used as secondary sources of data. To guide the analyses, categories from Michel Foucault’s approach to the authorship discussion were elected. Foucault describes the “author function” as being a function that belongs essentially to discourse, fundamentally distancing it from the view of the author as an individual. From that, the argumentation in this work is centered around the categories of authorial attribution, authorial appropriation of discourses, the building of the author figure, and the social status of the author. The analyses showed that the fanwriting field is characterized by a particular cultural and economic model, founded in the participatory culture, initially described by Henry Jenkins, and in a gift economy, a type of economic regime discussed by Giuseppe Cocco, Gilvan Vilarim, and others. Such reading leads to the conclusion that the fan fiction author figure does not exactly correspond to an individual but is rather a discursive function of an essentially collaborative building, which directly relates to the cultural and economic paradigm within which fan communities are developed. In such scenario, the authorial process is characterized by its open and collective nature, and by the multiple forms in which it is shared with the community, which contributes directly and indirectly to the texts through many mechanisms, some of which can only be verified within the fanwriting field, due to the nature of the social relations that can be observed in its interior. The authorship model of fanwriting is thus marked by complex discursive operations that, ultimately, allow fan writers to overcome the apparent conflict that exists between their borrowing of elements from source texts and the current notions of originality, creativity, and intellectual property.
Palavras-chave: Autoria
Modelo autoral
Função-autor
Fanfiction
Campo discursivo
Authorship
Autorship model
Author function
Fan fiction Discursive field.
Discursive field
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: PIRES, Andressa Andrade. Fanfiction: O modelo autoral da escrita de ficção de fãs de produtos da indústria do entretenimento. 2021. 141 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/597
Data de defesa: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Andressa_Andrade_FINAL.pdfDissertação1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.