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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa nacional de educação ambiental e diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental nas escolas municipais rurais de Piracanjuba/GO
Título(s) alternativo(s): National environmental education program and national Curriculum guidelines for environmental education in the municipal rural schools of Piracanjuba/GO
Autor: Lancheros, Natali Aristizabal 
Primeiro orientador: Santos, Flávio Reis dos
Primeiro membro da banca: Santos, Flávio Reis dos
Segundo membro da banca: Caes, André Luiz
Terceiro membro da banca: Paz, Suelaynne Lima da
Resumo: É preciso compreender a importância da implantação e implementação da Educação Ambiental (EA) nas escolas rurais, tanto como política pública quanto ferramenta dinâmica para o fortalecimento dos sujeitos e das comunidades, onde se trabalham aspectos fundamentais como a territorialidade, conhecimento e participação em aspetos ecológicos, políticos, econômicos e sociais, junto com a reconexão e reconhecimentos das tradições e a cultura; na perspectiva de luta em prol da proclamação dos direitos à educação e ao meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado, para que estes sujeitos e/ou comunidades possam ter uma vida mais digna e sustentável. O objetivo do estudo é verificar a existência da prática de políticas públicas de Educação Ambiental e a aplicação das Diretrizes Curriculares propostas pelo Ministério de Educação, pautadas pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) no Brasil para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) nas escolas municipais rurais de Piracanjuba/GO. Opta-se por uma metodologia assentada nos fundamentos da investigação-ação-participação (IAP), já que esta constitui um recurso importante para a compreensão do papel científico-social na tarefa de contribuir para diminuir as injustiças socioeconômicas, assim como, por sua possibilidade de gerar sensibilização sociopolítica entre os sujeitos participantes do processo, permitindo examinar as questões culturais além do formalismo acadêmico em busca do equilíbrio investigativo com a utilização de formas combinadas de análises. As investigações possibilitam afirmar que ao estudar a história da educação brasileira, especialmente a educação no meio rural, esta tem sido tratada pelo poder público como política compensatória, sem considerar o contexto e realidade em que as escolas estão inseridas, com suas relações sociais, ecológicas, políticas, culturais e territoriais. No transcorrer da pesquisa se observam e analisam uma significativa quantidade de problemáticas, não somente em relação à implementação da política pública e cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, mas também outras problemáticas, fiéis representantes da negação e negligência dos entes públicos ante o direito de uma educação digna e de qualidade num medio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável para as populações rurais.
Abstract: We need to understand the importance of the deployment and implementation of environmental education (EA) on rural schools, both as public policy like dynamic tool for the strengthening of the subject and of the communities where they work fundamental aspects as territoriality, awareness and participation in environmental aspects, political, economic and social, along with reconnecting and recognitions of the traditions and culture, with a view to having a dignified and sustainable life. The objective of this study is to verify the existence of the practice of public policies of Environmental Education and the application of the Curriculum Guidelines proposed by the Ministry of Education, guided by the National Program of Environmental Education in Brazil for Elementary School I (1st to 5th year) in the rural municipal schools of Piracanjuba/GO. In order to carry out the research, we opted for a methodology based on the foundations of action-participation-research (IAP), since this is an important resource for understanding the social-scientific role of helping to reduce socioeconomic injustices, its possibility of generating socio-political awareness among the subjects participating in the process, allowing us to examine cultural issues beyond academic formalism in search of research balance with the use of combined forms of analysis, individual and collective research, and dialogue of knowledge. Our investigations make possible to affirm that when studying the history of brazilian education, especially education in rural areas, it has been treated by the public power as a compensatory policy, without considering the context in which schools are inserted, with their social, ecological, political, cultural and territorial relations. In the course of the research, a significant number of problems are observed and analysed, not only in relation to the implementation of public policy and compliance with the National Curricular Guidelines for Environmental Education, but also others problems, faithful representatives of the denial and neglect of public entities before the law decent education and quality in an ecologically balanced and healthy environment for the rural population.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação ambiental
Escola rural
Public policies
Environmental education
Rural School
Área(s) do CNPq: CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Programa: Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
Citação: LANCHEROS, N. A. Programa nacional de educação ambiental e diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental nas escolas municipais rurais de Piracanjuba/GO. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/518
Data de defesa: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente e Sociedade

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