???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/462
Tipo do documento: Dissertação
Título: A geometria no ensino médio : uma sequência didática utilizando a fotografia, os ambientes não formais de ensino e os objetos virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Geometry in high school: A didactic sequence using photography, non-formal teaching environments and virtual learning objects
Autor: Tavares, Luciana Cristina de Melo 
Primeiro orientador: Santos, Mirley Luciene dos
Primeiro membro da banca: Santos, Mirley Luciene dos
Segundo membro da banca: Alvarenga, Karly Barbosa
Terceiro membro da banca: Cunha, Hélida Ferreira da
Resumo: A presente pesquisa, de caráter quali-quantitativo, busca aproximar o ensino de Geometria Plana e Espacial do cotidiano dos alunos, levando-os a concretizar, pensar, construir e elaborar de forma reflexiva e dialogada os conteúdos propostos, utilizando-se da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ela apresenta uma Sequência Didática que foi aplicada no 2º ano do Ensino Médio, durante 31 aulas, e buscou essa aproximação do Ensino de Geometria com a vivência e realidade do aluno, esperando que ele se identificasse com a disciplina e interagisse com ela. O objetivo principal da Sequência Didática foi investigar a utilização do registro fotográfico, bem como a utilização de objetos de medição como trenas, fitas métricas em uma trilha ecológica do Cerrado e de objetos virtuais de aprendizagem como metodologias no ensino de Geometria Plana e Espacial, utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa. A pesquisadora foi a professora regente e os dados foram coletados em sala-de-aula e em atividade de campo. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos subsunçores dos alunos e partindo desse levantamento foram introduzidos os conceitos pertinentes à Geometria Plana e Espacial. Na sequência os alunos visitaram a Trilha do Tatu, trilha ecológica localizada na área do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás, onde levaram objetos de medição (trena, fita métrica e régua), câmaras fotográficas e aparelhos celulares e registraram imagens de tudo o que para eles representava Geometria Plana e Espacial, medindo os objetos que fotografaram ou o que lhes parecia importante e/ou interessante. Nas aulas seguintes à visita à Trilha Ecológica do Tatu, os alunos reuniram-se em grupo e analisaram as fotografias tiradas, assim como os cálculos de área e volume com as medidas coletadas na trilha. As análises foram enviadas à pesquisadora que criou um objeto virtual de aprendizagem (OVA) com todos os registros fornecidos pelos alunos e apresentou em sala, onde foram discutidos os conceitos e elementos de Geometria presentes nas imagens e medidas, conferidos os cálculos e corrigidos os erros ocorridos. Este trabalho trouxe impactos positivos para o ensino de Geometria, pois os alunos além de se envolverem nas aulas puderam perceber a aproximação da disciplina com seu cotidiano e tiveram a oportunidade de visualizar, medir, calcular através de objetos concretos para posteriormente discutir, dialogar, elaborar problemas de Geometria através desses elementos que foram vivenciados por eles na trilha ecológica e elaborar material para produção do OVA.
Abstract: This quantitative and qualitative research tries to come closer the Plane and Space Geometry into the students daily routine. Making them think, build in a reflexive way with the contents, having the David Ausubel Significant Learning Theory. The research was introduced in the second year high school like a didactically method, during 31 classes, hoping them to identify the issue to approach and Interact. The main goal is to investigate the way they use the objects like: measuring tapes, cameras in an ecologically track in the Cerrado. Besides all the objects, they have to use virtual objects in the Plane and Space Geometry like a methodology learning by Significant Learning Theory. The researcher was the teacher who collected the informations during the classes. In the first moment the teacher gave them a questionnaire to know their knowledge, through the results she introduced the Plane and Space Geometry concepts. They all visited the “Trilha do Tatu”, an ecologically track held in “Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológica – Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás”, where they registered all the images they considered to be related with Plane and Space Geometry with the objects like cameras, measuring tapes, cellphones. In other classes, the students organized in groups in order to analyze the taken photographys. Measures were sent to the teacher who created a Virtual Object Learning (OVA), to show the results studying the concepts and the Geometry. The research made the students understand Geometry in a possitve way, so besides making them Interact they could realized how its clear in their daily routine. They also had the opportunity to visualize and calculate trought the objects.
Palavras-chave: Trilha Ecológica
Geometria Plana e Espacial
Aprendizagem Significativa
Ecollogically Track
Plane and Space Geometry
Significant Learning
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: TAVARES, Luciana Cristina de Melo. A geometria no ensino médio : uma sequência didática utilizando a fotografia, os ambientes não formais de ensino e os objetos virtuais de aprendizagem. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/462
Data de defesa: 5-Aug-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertao_Luciana_Melo.pdfDissertação_Mestrado_Profissional_em_Ensino_de_Ciências6,22 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
PRODUTO__Luciana_Melo.pdfProduto Técnico-Tecnológico (PTT)1,05 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.