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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de sentidos a partir do debate sobre desconstrução de estereótipos de gênero em aulas de língua inglesa: rizomatizações e reterritorializações
Título(s) alternativo(s): Meaning making stemming from the deconstruction of gender steretypes debate in english classes : rhizomatizations and reterritorializations
Autor: Squinca, Juliana Paula 
Primeiro orientador: SILVA, Barbra do Rosário Sabota
Primeiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de Freitas
Segundo membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Terceiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Resumo: Profissional e Tecnológicaconstroem sentidos a partir do debate sobre desconstrução de estereótipos de gênero nas aulas de língua inglesa. A partir de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (ERICKSON, 1986), tendo como base as teorias dos Letramentos Múltiplos, Multiletramentos e Letramentos Críticos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012; MASNY, 2010; MASNY; COLE, 2009; MASNY; WATERHOUSE, 2011; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2008, 2012, 2013; WATERHOUSE, 2011), o estudo em questão ocorreu durante um bimestre, em 2017, com turmas de primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Edificações, Informática e Química) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG.Como fonte de geração de material empírico utilizei questionários online semi-estruturados (via Google Docs), interações de sala de aula (gravadas em áudio), depoimentos individuais (via WhatsApp) e notas de campo.A lente para análise do material empírico gerado durante o Percurso Didático (SABOTA, 2017) no qual ocorreram as atividades propostas foi a rizomatização (DELEUZE; DELEUZE; GUATTARI, 1980; MASNY, 2010; MASNY; COLE, 2009; MASNY; WATERHOUSE, 2011; WATERHOUSE, 2011). Conclui-se, com essa pesquisa, que no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, cujo objetivo é a formação omnilateral dos discentes, que as aulas de língua inglesa podem ser espaço de produção de conhecimento na perspectiva dos letramentos críticos/múltiplos, sendo a língua considerada prática social, conforme propõe a BNCC.
Abstract: The aim of this research was to investigate how students inserted in the scenario of Vocational Education make meaning from the debate of deconstruction of gender stereotypes emerging in English classes. From the perspective of a research(ERICKSON, 1986) and having MultipleLiteracies Theory – MLT, Multiliteracies and Critical Literacies (COPE;KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012; MASNY, 2010; MASNY & COLE, 2009; MASNY & WATERHOUSE, 2011; MONTE MÓR, 2008, 2012, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011;WATERHOUSE, 2011) as our theoretical framework, the present study was carried out during a school bimester back in 2017 and involved freshmen students of the technical integrated courses (Buildings, Chemistry, Computing) of the Federal Institute of Education, Science and of Goiás – IFG. Research material derived from the study was problematized through the lens of rhizoanalysis (DELEUZE, amp;GUATTARI, 1980;MASNY, 2010; MASNY & COLE, 2009; MASNY & WATERHOUSE, 2011; WATERHOUSE, 2011). Through this study we concluded that in the Vocational Education scenario, whose aim is students’ omnilateral formation, English classes may be considered as a space for critical knowledge production, according to what proposes critical/multiple literacies, once language is regarded as social praxis, as stated in BNCC.
Palavras-chave: Construção de sentidos
Educação Profissional e Tecnológica
Língua Inglesa
Teoria dos Letramentos Múltiplos
Desconstrução de estereótipos de gênero
Meaning making
Vocational Education.
English language
Multiple Literacies Theory – MLT
Deconstruction of gender stereotypes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias)
Programa: Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SQUINCA, J.P. Construção de sentidos a partir do debate sobre desconstrução de estereótipos de gênero em aulas de língua inglesa: rizomatizações e reterritorializações. 2019. 165 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e HUmanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/407
Data de defesa: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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