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Tipo do documento: Dissertação
Título: A tutoria nos cursos de licenciatura a distância : saberes docentes e a formação continuada
Autor: Soares Junior, Celso Pinto 
Primeiro orientador: Porto, Marcelo Duarte
Primeiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Segundo membro da banca: Silva, Bárbra do Rosário Sabota
Terceiro membro da banca: Medeiros, Wilton de Araújo
Resumo: O avanço das mídias digitais e da legislação educacional brasileira vem proporcionando uma ampliação da oferta de cursos superiores da Educação Online, principalmente nos cursos de formação de professores. Contudo, essa metodologia que viabiliza a democratização do ensino por meio da interiorização dos cursos e da flexibilidade nos horários de estudo, ainda promove poucas pesquisas em prol de suas propostas pedagógicas e dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Um dos atores que geram crescentes discussões, principalmente em relação ao seu papel, são os professores tutores, fato justificável, devido à falta de uma normatização homogênea que, talvez, pudesse valorizar a profissão. Entendemos que esse profissional é o responsável pelos processos de mediação e práticas pedagógicas, portanto é de fato um professor, mas que deve utilizar saberes docentes diferentes daqueles empregados em cursos presenciais. Os saberes docentes são adquiridos durante toda a vida escolar, mas devido ao momento histórico educacional os professores tutores são oriundos de uma educação, predominante, na modalidade presencial. Assim, eles se deparam com a falta de formação nos cursos de graduação. Nesse sentido, um processo permanente de formação dos professores tutores é fundamental, pois possibilitará a formação de saberes docentes que refletirá diretamente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino nos cursos online. Nesse sentido, nos questionamos: o que caracteriza a formação pedagógica para a atuação como professor tutor nos cursos de Licenciatura ofertados pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás? Para respondermos a esse questionamento tivemos como objetivo desta pesquisa investigar a trajetória da formação continuada dos professores tutores que atuam na Educação Online, na referida Instituição de Ensino, através de uma abordagem quali-quantitativa. Foi realizado o estudo dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos para compreendermos o papel dos professores tutores, por meio da análise documental, além de investigarmos os processos de educação continuada ofertados na Instituição. Na etapa seguinte foi aplicado um questionário para os 27 professores tutores que atuam na universidade. As respostas foram analisadas através da metodologia de análise de conteúdo. Notamos que a instituição considera que os professores tutores são os responsáveis pelas práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos. Assim, foi proposto como última etapa um Blog, que possibilitará a construção coletiva de conhecimento sobre a atuação nos cursos online, em um processo permanente de educação continuada, uma vez que toda a internet é um espaço rico de colaboração e construção de saberes. Concluímos que é fundamental que a Instituição de Ensino invista na educação continuada com o foco na formação pedagógica dos professores tutores. Para que os cursos não sejam orientados pelo determinismo tecnológico, mas sim, por uma proposta pedagógica que atenda aos interesses dos alunos em consonância com os desafios de sustentabilidade e democratização do conhecimento científico da sociedade contemporânea. Pois, com profissionais capacitados para atuar no contexto virtual podemos conseguir romper com as barreiras da Educação a Distância e concretizarmos a Educação Online.
Abstract: The progress of digital media as well as Brazilian educational legislation, has been increasing the offer of College Education, especially in teacher training courses. However, this methodology that facilitates the democratization of teaching through the internalization of courses and flexibility in study schedules, promotes little research in support of its pedagogical proposals and the subjects involved in the teaching and learning process. One of those involved, which is generating increasing discussions, especially in relation to their role, are tutors professors, a justifiable fact, due to the lack of a homogeneous standardization that, perhaps, could valorize the profession. We understand that this professional is responsible for the processes of mediation and pedagogical practices, so he is in fact a professor, but should use different teachers' knowledge than those employed in face-to-face courses. Teaching knowledge is acquired throughout the school life, but due to the historical educational moment, the tutors professors come from an education, predominant, in the face-to-face modality. Thus, they face the lack of training in undergraduate courses. In this sense, a permanent process of training of tutors professors is fundamental, since it will enable the formation of teacher knowledge that will directly reflect on the pedagogical practices developed in the teaching process in the online courses. In this sense, we question: what characterizes the pedagogical training for acting as a tutor professor in the degree courses offered by the Center for Teaching and Learning in Network of the State University of Goiás? In order to answer this question, we aimed to investigate the trajectory of continuing education of tutors who work in Online Education at the University through a qualitative-quantitative approach. We carried out the study of the Political Educational Projects of the Courses to understand the role of tutors professors, through documentary analysis, besides investigating the processes of continuing education offered at the Institution. In the following stage, a questionnaire was applied to the 27 tutors professors who work in the university. The responses were analyzed using the content analysis methodology. We note that the institution considers that the tutors professors are responsible for the pedagogical practices developed in the courses. Thus, a blog was proposed as a last step, which will allow the collective construction of knowledge about acting in online courses, in a permanent process of continuing education, since the whole internet is a rich space of collaboration and knowledge building. We conclude that it is fundamental that the Institution of Education invest in continuing education with the focus on the pedagogical formation of tutors professors. So that the courses are not oriented by technological determinism, but by a pedagogical proposal that attends the interests of the students in consonance with the challenges of sustainability and democratization of the scientific knowledge of the contemporary society. For, with the professionals trained to act in the virtual context will we be able to break with the barriers of Distance Education and materialize Online Education.
Palavras-chave: Formação de tutores
Mídias digitais
Educação online
Mediação pedagógica
Tutors training
Digital media
Online education
Pedagogical mediation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SOARES JUNIOR, C. P. A tutoria nos cursos de licenciatura a distância : saberes docentes e a formação continuada. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede : Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/393
Data de defesa: 27-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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