Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742por
dc.contributor.referee1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee2Soares, Marlon Hebert Flora Barbosa-
dc.contributor.referee3Ferreira, João Roberto Resende-
dc.date.accessioned2020-12-16T17:27:30Z-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. R. S. Jogos na formação inicial de professores de biologia. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/375-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar a contribuição da elaboração de jogos, enquanto estratégia de ensino adotada na disciplina Oficinas de Práticas Pedagógicas IV no processo de formação inicial de professores, a partir de uma análise dos jogos elaborados e confeccionados pelos sujeitos da pesquisa. O tema foi abordado numa pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a partir de quatro espirais cíclicos auto reflexivos. Os sujeitos da pesquisa foram os licenciandos matriculados na disciplina de OPP IV do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, relatos de aprendizagem, rodas de conversa e discussões dos licenciandos nos momentos de elaboração e confecção dos jogos. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa corresponde a formar os licenciandos em Ciências Biológicas com base na teoria do professor reflexivo, que reflete sobre sua própria prática e utiliza recursos lúdicos para alcançar a Aprendizagem Significativa de conteúdos curriculares de Botânica. Os resultados obtidos não têm pretensões de generalização, mas são válidos para um grupo de professores em formação inicial, em um contexto e tempo específicos, podendo contribuir para reflexões envolvendo outros grupos. O processo reflexivo foi evidenciando através das orientações na elaboração dos jogos, possibilitando que os licenciandos refletissem sobre os jogos que estavam elaborando, com o intuito de que a partir desses jogos, da interação proporcionada ao jogar, pudesse se alcançar a Aprendizagem Significativa. Os jogos elaborados e confeccionados pelos licenciandos foram analisados e classificados em baixo, médio e alto potencial para proporcionar a Aprendizagem Significativa. Esta classificação foi feita baseada em quatro valores citados por Kishimoto (2002), que são: experimental, de estruturação, de relação e lúdico. A maioria dos jogos analisados e classificados possui médio potencial para alcançar a Aprendizagem Significativa. Na visão dos sujeitos desta pesquisa, os jogos são vantajosos, pois além de auxiliar na aprendizagem, são atividades socializadoras, que mobilizam a atenção dos alunos para aprender conteúdos de difícil assimilação.por
dc.description.abstractThis research tried to investigate the contribution for the elaboration of games as a teaching strategy, adopted on the discipline Pedagogical Practices Workshops IV in the process of initial teacher training, from an analysis of the elaborated games and made by the research subjects. The topic was addressed in a qualitative research, of the kind action research, from four reflective self cyclic spirals. The research subjects were the undergraduates enrolled on the discipline OPP IV from the course of graduation in Biological Sciences of the Federal Institute of Science and Technology - Campus Ceres. Data collection was carried out through questionnaires, learning reports, conversation circles and discussions for future teachers while developing and manufacturing the games. The theorical framework that supports the research, corresponds to form undergraduates in Biological Sciences based on the theory of the reflexive teacher, reflecting on their own practice and use recreational resources to achieve the Meaningful Learning of Botanic curricular contents. The results have no generalization pretensions, but are valid for a group of teachers in initial training, in a specific context and time and can contribute to reflection involving other groups. The reflexive process was evidenced by the guidelines in the preparation of the games, enabling undergraduates to reflect on the games that were developing, in order that from these games, the interaction proportionated by playing could achieve the Meaningful Learning. This classification was performed based on four values mentioned by Kishimoto (2002), which are experimental, from structure, from relationship and playful. Most analyzed and classified games has medium potential to achieve the Meaningful Learning. In the subjects of this research vision, the games are advantageous, as well as assist in learning, are socializing activities that mobilize the attention of students to learn difficult to assimilate contents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-12-16T13:18:56Z No. of bitstreams: 3 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertação Renata versão final para impressão ok.pdf: 2016341 bytes, checksum: 46d963d49e44273398eb86719011aeb3 (MD5) produto educacional Renata versão final.pdf: 895948 bytes, checksum: 0d220b76d97eab02a0114b11761b9323 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-12-16T17:27:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertação Renata versão final para impressão ok.pdf: 2016341 bytes, checksum: 46d963d49e44273398eb86719011aeb3 (MD5) produto educacional Renata versão final.pdf: 895948 bytes, checksum: 0d220b76d97eab02a0114b11761b9323 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T17:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertação Renata versão final para impressão ok.pdf: 2016341 bytes, checksum: 46d963d49e44273398eb86719011aeb3 (MD5) produto educacional Renata versão final.pdf: 895948 bytes, checksum: 0d220b76d97eab02a0114b11761b9323 (MD5) Previous issue date: 2016-08-04eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectPrática como Componente Curricularpor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectBotany Teachingeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPractice as curricular component.eng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleJogos na formação inicial de professores de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Renata versão final para impressão ok.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
produto educacional Renata versão final.pdfProduto Educacional874,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.