???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/370
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desafio da inclusão de alunos com NEE em aulas de matemática: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Rivera, Andreza Fiorini Perez 
Primeiro orientador: Moreira, Geraldo Eustáquio
Primeiro membro da banca: Moreira, Geraldo Eustáquio
Segundo membro da banca: Ferreira, Olgamir Amancia
Terceiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: Este estudo teve como objetivos contribuir com as investigações sobre a díade Inclusão-Matemática, priorizando os aspectos inclusivos e pedagógicos dessa relação, por meio da elaboração de uma cartilha explicativa e de orientação direcionada aos professores que ensinam Matemática. Restritamente, por se tratar de um Mestrado Profissional, objetivou desenvolver uma cartilha de orientação para os professores, conscientizando-os quanto à possibilidade e necessidade da inclusão dos alunos com NEE em aulas de Matemática. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do Distrito Federal e, para a sua feitura, foi utilizado como instrumento de investigação a Escala Multidimensional de Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática, bem como observações feitas em sala de aula. Como produto das investigações, elaborou-se uma Cartilha de Orientação aos Professores que Ensinam Matemática aos Alunos com NEE, que foi divulgada por meio de uma palestra proferida pelo Professor Doutor Geraldo Eustáquio Moreira. Os principais resultados revelaram que, embora a temática relacionada às necessidades educativas especiais seja antiga, ainda há muito que avançar; que as dificuldades encontradas pelos professores que ensinam Matemática para alunos com NEE são enormes, apesar do grande avanço que se teve nas últimas décadas; que a que a formação dos professores que ensinam Matemática é insuficiente, considerando o preparo para lidar com alunos com NEE; que muitos professores que ensinam Matemática, de um modo geral, apresentam resistência quanto à inclusão em suas aulas; que a formação continuada precisa ser um instrumento capaz de auxiliar os docentes nos processos de sanidade de suas dificuldades com a temática; que Educação Matemática Inclusiva é recente e, ainda, busca lugar no meio acadêmico; que a recepção da Cartilha de Orientação aos Professores que Ensinam Matemática aos Alunos com NEE por parte dos professores foi bastante positiva, entre outros. Os resultados sugeriram um conjunto de questões que podem ser abordadas em investigações futuras, envolvendo a formação inicial dos docentes que ensinam Matemática; os recursos didáticos disponíveis nas escolas para lidarem com alunos com NEE; a inclusão desses alunos em disciplinas exatas, entre outros.
Abstract: This research aimed to contributing to the investigations about the Inclusion-Mathematics relations, prioritizing the inclusive and pedagogical aspects of this relationship, by means of the elaboration of an explanatory booklet and of orientation directed to the teachers who teach Mathematics. Restrictedly, because it is a Professional Master's Degree, it aimed to develop an orientation book for teachers, making them aware of the possibility and necessity of including students with SEN in Mathematics classes. The study was developed in a public school in the Federal District and the Multidimensional Scale of Inclusion of Students with SEN in Mathematics Classes as well as observations made in the classroom was used as a research tool. As a result of the investigations, a Teacher Orientation Booklet was prepared that teaches Mathematics to Students with SEN, which was made public through a lecture given by Professor Geraldo Eustaquio Moreira. The main results have shown that although the issue of special needs education is old, there is still much to be done; That the difficulties encountered by teachers who teach mathematics for pupils with SEN are enormous, despite the great progress that has been made in the last decades; That the training of teachers who teach mathematics is insufficient, considering the readiness to deal with students with SEN; That many teachers who teach mathematics, in general, are resistant to inclusion in their classrooms; That continuing education needs to be an instrument capable of assisting teachers in the health processes of their difficulties with the subject; That Inclusive Mathematics Education is recent and still seeks a place in the academic world; That the reception of the Orientation Booklet for Teachers Teaching Math to Students with SEN by the teachers was very positive, among others. The results suggested a set of questions that can be approached in future investigations, involving the initial formation of the teachers who teach Mathematics; The educational resources available in schools to deal with students with SEN; The inclusion of these students in exact disciplines, among others.
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Educação Matemática Inclusiva
Inclusão
Cartilha de conscientização
Special Educational Needs
Inclusive Mathematics Education
Inclusion
Awareness booklet
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: RIVERA, A. F. P. O desafio da inclusão de alunos com NEE em aulas de matemática: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/370
Data de defesa: 21-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Andreza - DIGITAL.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências2,08 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
CARTILHA Andreza.pdfCartilha1,48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.