Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jáder de Castro Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388233276327862por
dc.contributor.advisor1Santos, Solange Xavier dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471284872073952por
dc.contributor.referee1Santos, Solange Xavier dos-
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Robson de-
dc.contributor.referee3Santos, Mirlely Luciene dos-
dc.date.accessioned2020-12-14T12:35:17Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.citationRODRIGUES, J. C. A. Compartilhando fotografias de natureza nas redes sociais: uma experiência midiática de ensino-aprendizagem das interações ecológicas. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/364-
dc.description.resumoEste trabalho propôs a investigação do uso das fotografias de natureza e textos de divulgação científica como parte de uma construção metodológica para o ensino das interações ecológicas, e a inclusão de um objeto de aprendizagem (OA) que se constitui como um instrumento de recursos computacionais que permite a interação do estudante. A proposta metodológica consistiu na elaboração de materiais didáticos utilizando fotografias digitais e textos de divulgação científica acerca das interações ecológicas, que foram utilizadas em discussões mediadas pelo professor através de uma rede social: o Facebook. O estudo envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Goiânia-GO. Optamos por uma investigação quanti-qualitativa, coletando os dados qualitativos por meio de questionários e realizando a análise de conteúdo das suas percepções ecológicas no momento da interação na rede social. Os resultados obtidos mostram que a inserção destas tecnologias no ensino de Ecologia apresentou resultados animadores proporcionando o desenvolvimento do letramento científico nos alunos e que o Facebook se mostrou uma potente e promissora plataforma a ser utilizada no processo de ensinoaprendizagem, aos moldes de outras plataformas utilizadas na educação a distância (EAD), sendo ainda necessário um estudo mais profundo sobre o comportamento dos jovens nesta rede social de forma a se valer dessa dinâmica no ensino.por
dc.description.abstractThis paper proposed the investigation of the use of photographs of nature and scientific texts as part of a methodological construction for the teaching of ecological interactions, and the inclusion of a virtual learning object constituting itself as an instrument of computing resources that allows the interaction of the student. The methodology consisted in the development of teaching materials using digital photographs and scientific texts about ecological interactions, which were used in discussions mediated by the teacher through a social network: Facebook. The study involved students of the 3rd year of high school in a public state school in the city of Goiânia-GO. We opted for a quantitative and qualitative research, collecting qualitative data through questionnaires and conducting the content analysis of their ecological perceptions at the time of interaction in the social network. The results show that the inclusion of these technologies in education Ecology presented encouraging results providing the development of scientific literacy in students and that Facebook has proved a powerful and promising platform to be used in the teaching-learning process, the mold of other platforms used in distance learning still need further study on the behavior of young people in this social network to take advantage of this dynamic teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-12-11T17:34:44Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Jader_UEG.pdf: 3809172 bytes, checksum: 933e39eac4c09d21409a32a93ec0e31b (MD5) Produtofinal_Jader_UEG.pdf: 1093554 bytes, checksum: 030cf615aad6601de5809b5153f88b40 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-12-14T12:35:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Jader_UEG.pdf: 3809172 bytes, checksum: 933e39eac4c09d21409a32a93ec0e31b (MD5) Produtofinal_Jader_UEG.pdf: 1093554 bytes, checksum: 030cf615aad6601de5809b5153f88b40 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-14T12:35:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Jader_UEG.pdf: 3809172 bytes, checksum: 933e39eac4c09d21409a32a93ec0e31b (MD5) Produtofinal_Jader_UEG.pdf: 1093554 bytes, checksum: 030cf615aad6601de5809b5153f88b40 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ecologiapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectImagens de naturezapor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectEcologyeng
dc.subjectFacebook education.eng
dc.subjectNature imageseng
dc.subjectPopular Scienceeng
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)eng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.titleCompartilhando fotografias de natureza nas redes sociais: uma experiência midiática de ensino-aprendizagem das interações ecológicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Jader_UEG.pdfDissertação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências3,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produtofinal_Jader_UEG.pdfProduto1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.