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dc.creatorNascimento, Marli Cardoso Botelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373733153567165por
dc.contributor.advisor1Souza, Murilo Mendonça Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0747751464696905por
dc.contributor.referee1Souza, Murilo Mendonça Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0747751464696905por
dc.contributor.referee2Campelo Junior, Marcos Vinicius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608728963095314por
dc.contributor.referee3Costa, Auristela Afonso da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018912529522885por
dc.date.accessioned2025-12-03T16:40:41Z-
dc.date.issued2025-10-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M. C. B. Entre projetos e realidade: a educação ambiental como eixo transversal a partir do CEPI Alcide Jubé, Goiás/GO. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1884-
dc.description.resumoO estudo propõe reflexões sobre o papel da Educação como meio de desenvolvimento de atitudes críticas frente à expansão urbana e industrial, que, nas últimas décadas, tem ocorrido de forma acelerada e progressiva, impactando profundamente a vida humana. Esse processo é consequência de um modelo de desenvolvimento baseado no consumo inconsequente dos bens naturais e na apropriação desigual desses bens. Como contraponto, observa-se um crescimento da preocupação de diversos setores da sociedade com essa realidade, resultando na estruturação de frentes voltadas à defesa da conscientização ambiental. Esse movimento abrange desde conferências climáticas até as lutas de coletivos e movimentos sociais, que buscam debater as causas e consequências das agressões ao meio ambiente. Nesse contexto, destaca-se a importância da Educação Ambiental como instrumento de conscientização e sensibilização coletiva acerca da necessidade de mudança nos modelos de produção e consumo. Ao mesmo tempo, questiona-se de que forma a Educação Ambiental tem sido efetivada, no espaço escolar formal do CEPI Professor Alcide Jubé. Como têm sido estruturadas as políticas de Educação Ambiental? E de que maneira elas são efetivamente praticadas no cotidiano escolar? Com o intuito de refletir sobre essas questões, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a Educação Ambiental enquanto temática transversal no ensino básico, tendo como objeto de estudo o Centro de Ensino em Período Integral Professor Alcide Jubé (CEPI Alcide Jubé), localizado no município de Goiás/GO, no período de 2024 a 2025. Metodologicamente, além do estudo de referências teóricas e do levantamento documental, a pesquisa baseou-se na Observação Participante e na Pesquisa-Ação. As informações foram registradas em um Caderno de Campo, organizadas e utilizadas como suporte para o desenvolvimento das análises apresentadas. Entre outros aspectos, o estudo aponta para a fragilidade do debate ambiental no cotidiano escolar, evidenciando uma desconexão entre os conteúdos trabalhados e a realidade concreta dos territórios vivenciados por estudantes, educadores e pela comunidade em geral. Por fim, a experiência proporcionada pela elaboração deste trabalho evidencia a necessidade de fortalecimento dos conteúdos e metodologias voltadas à Educação Ambiental nas escolas, de forma a garantir o envolvimento ativo de estudantes e educadores na compreensão e enfrentamento dos problemas socioambientais a partir de seus próprios territórios.por
dc.description.abstractThe study proposes reflections on the role of education as a means of developing critical attitudes toward urban and industrial expansion, which has occurred rapidly and progressively in recent decades, profoundly impacting human life. This process is a consequence of a development model based on the reckless consumption of natural resources and the unequal appropriation of these resources. In contrast, there has been growing concern among various sectors of society about this reality, resulting in the formation of fronts dedicated to defending environmental awareness. This movement ranges from climate conferences to the struggles of collectives and social movements, which seek to debate the causes and consequences of environmental damage. In this context, the importance of environmental education is highlighted as a tool for raising collective awareness and sensitivity to the need for change in production and consumption models. At the same time, the question is how environmental education has been implemented in the formal school environment of CEPI Professor Alcide Jubé. How have environmental education policies been structured? And how are they effectively practiced in everyday school life? To reflect on these questions, this research aims to understand Environmental Education as a cross-cutting theme in basic education. The subject of study was the Professor Alcide Jubé Full-Time Education Center (CEPI Alcide Jubé), located in the municipality of Goiás, Goiás, from 2024 to 2025. Methodologically, in addition to the study of theoretical references and documentary collection, the research was based on Participant Observation and Action Research. The information was recorded in a field notebook, organized, and used to support the development of the presented analyses. Among other aspects, the study highlights the fragility of the environmental debate in everyday school life, evidencing a disconnect between the content covered and the concrete reality of the territories experienced by students, educators, and the community in general. Finally, the experience provided by the preparation of this work highlights the need to strengthen the content and methodologies focused on Environmental Education in schools, in order to guarantee the active involvement of students and educators in understanding and tackling socio-environmental problems from their own territories.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-12-03T16:40:24Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_MARLI_CARDOSO_BOTELHO_NASCIMENTO.pdf: 3607460 bytes, checksum: 11a6c76e6f50a8222a616d68fdfc6463 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-12-03T16:40:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_MARLI_CARDOSO_BOTELHO_NASCIMENTO.pdf: 3607460 bytes, checksum: 11a6c76e6f50a8222a616d68fdfc6463 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-03T16:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_MARLI_CARDOSO_BOTELHO_NASCIMENTO.pdf: 3607460 bytes, checksum: 11a6c76e6f50a8222a616d68fdfc6463 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-10-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Geografiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Stricto sensu em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuestão ambientalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectProblemas socioambientaispor
dc.subjectEnvironmental issueseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectCross-Cuttingeng
dc.subjectSocio-environmental problemseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEntre projetos e realidade : a educação ambiental como eixo transversal a partir do CEPI Alcide Jubé, Goiás/GOpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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