Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1826
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre o controle e resistência : coletivos extraescolares e a escola militarizada na região noroeste de Goiânia |
Título(s) alternativo(s): | Between control and resistance : extra-school collectives and the militarized school in the northwest region of Goiânia |
Autor: | Silva, Donizette Soares da ![]() |
Primeiro orientador: | Marques, Ana Carolina de Oliveira |
Primeiro coorientador: | Freitas, Weder David de |
Primeiro membro da banca: | Marques, Ana Carolina de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Ricardo Junior de Assis Fernandes |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Adão Francisco de |
Resumo: | A militarização das escolas públicas em Goiás se inseriu no contexto de um projeto de educação neoliberal no Brasil, intensificado pela onda conservadora que se manifestou de maneira notável entre 2019 e 2022, e que continua ativa até os dias atuais. Essa combinação entre neoliberalismo e conservadorismo persistente legitimou um controle social rígido e a implementação de uma disciplina extrema, especialmente nas periferias urbanas, como a Região Noroeste de Goiânia. O objetivo desta dissertação é analisar manifestações de coletivos juvenis extraescolares frente aos efeitos da presença da escola militarizada CEPMG Ayrton Senna na Região Noroeste de Goiânia. Os estudos de Haesbaert (2004) e Sousa (2000) forneceram a base teórica para compreender a construção da identidade juvenil e a relação dos jovens com seus espaços sociais. A análise das escolas militarizadas teve base nos trabalhos de Rocha e Aguiar (2019) e Santos e Alves (2024), que exploraram os efeitos das práticas disciplinares e o processo de implantação e expansão desse modelo em Goiás. Além disso, a abordagem dos coletivos extraescolares se fundou nas contribuições de Abramovay e colaboradores (1999, 2007, 2008, 2015), destacando a importância dessas redes na formação de apoio e resistência. O aporte teórico-metodológico foi ancorado no paradigma indiciário de Ginzburg (1989), que se baseou em evidências indiretas e aparentemente insignificantes para construir uma compreensão mais ampla e profunda de eventos, comportamentos ou contextos históricos. A metodologia empregada nesta dissertação adotou uma abordagem qualitativa, utilizando da revisão bibliográfica, observação direta e análise imagética (grafites, pichações) e produções culturais locais, como letras de Rap, com o intuito de decifrar as percepções dos coletivos extraescolares sobre o efeito da presença de uma escola militarizada nas territorialidades juvenis. A dissertação foi estruturada em três capítulos, que seguiram uma sequência lógica para a análise do fenômeno estudado. O primeiro capítulo foi dedicado ao exame do contexto socioespacial da região, proporcionando uma compreensão das condições que favoreceram a militarização das escolas. O segundo capítulo investigou a presença da escola militarizada na região. Por fim, o terceiro capítulo se concentrou nas implicações desse modelo de escola nas territorialidades juvenis e nas expressões artísticas dos coletivos extraescolares, oferecendo uma visão crítica e detalhada sobre as implicações da escola militarizada na Região Noroeste de Goiânia. |
Abstract: | The militarization of public schools in Goiás was part of a neoliberal education project in Brazil, intensified by the conservative wave that manifested itself in a notable way between 2019 and 2022, and which remains active to this day. This combination of neoliberalism and persistent conservatism legitimized strict social control and the implementation of extreme discipline, especially in urban peripheries, such as the Northwest Region of Goiânia. The objective of this dissertation is to analyze the demonstrations of extracurricular youth groups in the face of the effects of the presence of the militarized school CEPMG Ayrton Senna in the Northwest Region of Goiânia. The studies by Haesbaert (2004) and Sousa (2000) provided the theoretical basis for understanding the construction of youth identity and the relationship of young people with their social spaces. The analysis of militarized schools was based on the work of Rocha and Aguiar (2019) and Santos and Alves (2024), who explored the effects of disciplinary practices and the process of implementation and expansion of this model in Goiás. In addition, the approach to extracurricular collectives was founded on the contributions of Abramovay and collaborators (1999, 2007, 2008, 2015), highlighting the importance of these networks in the formation of support and resistance. The theoretical-methodological contribution was anchored in Ginzburg's (1989) evidentiary paradigm, which was based on indirect and seemingly insignificant evidence to build a broader and deeper understanding of events, behaviors, or historical contexts. The methodology used in this dissertation adopted a qualitative approach, using bibliographical review, direct observation and image analysis (graffiti, tagging) and local cultural productions, such as rap lyrics, with the aim of deciphering the perceptions of extracurricular groups about the effect of the presence of a militarized school on youth territorialities. The dissertation was structured in three chapters, which followed a logical sequence for the analysis of the phenomenon studied. The first chapter was dedicated to the examination of the socio-spatial context of the region, providing an understanding of the conditions that favored the militarization of schools. The second chapter investigated the presence of the militarized school in the region. Finally, the third chapter focused on the implications of this school model on youth territorialities and the artistic expressions of extracurricular groups, offering a critical and detailed view of the implications of the militarized school in the Northwest Region of Goiânia. |
Palavras-chave: | Escola militarizada Territorialidades juvenis Coletivos extraescolares Região noroeste de Goiânia Militarized school, Northwest Region of Goiânia Youth territorialities Extra-school groups Northwest region of Goiânia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia |
Programa: | Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia |
Citação: | SILVA, Donizette Soares da. Entre o controle e resistência: coletivos extraescolares e a escola militarizada na região noroeste de Goiânia. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1826 |
Data de defesa: | 29-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_DONIZETTE_SOARES_DA_SILVA.pdf | Dissertação | 2,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.