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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação física escolar e as questões de gênero na contemporaneidade: percepções de professores/as dos anos finais do ensino fundamental das escolar municipais de Itaberaí-GO
Título(s) alternativo(s): School physical education and gender issues in contemporary time: perceptions of teachers in the final years of elementary education at municipal Schools in Itaberaí-GO
Autor: Cardoso, Taynara Reges 
Primeiro orientador: Miranda, Made Júnior
Primeiro membro da banca: Miranda, Made Júnior
Segundo membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Terceiro membro da banca: Iwamoto, Thiago Camargo
Resumo: A dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás em questão tem como objetivo a reflexão sobre as questões de gênero que atravessam diversas categorias relevantes para a formação e atuação profissional, como o corpo, as diferenças identitárias, o sistema sexo-gênero, a transgeneridade como transgressão normativa, o movimento feminista, o poder, a noção de patriarcado e binarismo, a sexualidade e as práticas pedagógicas para abordar a interseccionalidade e a coeducação, além da teoria queer. Especificamente, destaca- se o estudo da Educação Física escolar, componente curricular da educação básica, para compreender por que os professores dessa disciplina tendem a não abordar questões de gênero em suas aulas, mesmo que as próprias práticas corporais reforcem a binariedade de gênero. Adotando uma abordagem pós-estruturalista e baseando-se em autores como Butler (2003; 2021), Foucault (1987; 1999), Goellner (2010; 2013a; 2013b), Louro (2001; 2013; 2016; 2021) entre outros, a pesquisa utilizou métodos exploratórios para conduzir entrevistas com seis professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de 4 escolas municipais do município de Itaberaí-Go que atuam com a disciplina de Educação Física, com formações em diferentes áreas, como Educação Física, Geografia, História e Letras. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando identificar as percepções dos/as professores/as sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas. Os achados indicam que a maioria (4) dos/as professores/as não seguiram o critério inicial de serem formados/as em Educação Física, apesar da precarização do trabalho docente há destaque para o processo de formação e intervenção dos/as professores/as, pois ainda que reflitam táticas normativas binárias como repressão fixa e demonstram dificuldades em trabalhar com as questões de gênero nas aulas, os/as professores/as citaram pautas como a discussão sobre a sexualidade e a linearidade inteligível quanto ao sistema sexo-gênero. Visualizamos os poucos estudos que foram feitos no município de Itaberaí-GO através de um levantamento do estado atual do conhecimento no Brasil sobre as questões de gênero e Educação Física; transgeneridade e Itaberaí-GO, reconhecemos que as pesquisas continuam sendo direcionadas para as capitais. Mesmo diante das dificuldades dos/as professores/as em abordarem com segurança sobre as questões, valorizamos o contexto e o saber-fazer da vida dos/as professores/as que mostraram disposição em partilhar efeitos de diversas situações vividas sobre a temática. Diante do reconhecimento da escola como instituição social que diariamente reflete padrões e segue papéis sociais de gênero é por entre estratégias que salientamos a ressignificação no processo do “fazer” pedagógico para que ocorra aprendizados a partir das diferenças nos modos do/as alunos/as expressarem suas identidades de gênero indo à busca de uma prática pedagógica não exclusiva, mas coeducativa.
Abstract: The dissertation of the Graduate Program in Education of the State University of Goiás in question aims to reflect on gender issues that cross several relevant categories for training and professional performance, such as the body, the identity differences, the sex-gender system, being transgender as a normative transgression, the feminist movement, power, the notion of patriarchy and binarism, sexuality and pedagogical practices to address the intersectionality and co-education, in addition to the queer theory. Specifically, we highlight the study of Physical Education in schools, a curricular component of basic education, to understand why teachers of this discipline tend not to address gender issues in their classes even if the body practices themselves reinforce gender binarity. Adopting a post-structuralist approach and based on authors such as Butler (2003; 2021), Foucault (1987; 1999), Goellner (2010; 2013a; 2013b), Louro (2001; 2013; 2016; 2021) among others, the research used exploratory methods to conduct interviews with six teachers who work with the subject of Physical Education in four schools, with backgrounds in different areas such as Physical Education, Geography, History, and Literature. We analyzed the results using the content analysis technique, trying to identify the teachers' conception of gender issues in the pedagogical practices. The findings indicate that the majority (4) of the teachers did not follow the initial criterion of being graduated in Physical Education. Despite the precariousness of the teaching work, we emphasize the teachers' training and intervention process because even though they reflect binary normative tactics as fixed repression and show difficulties in working with gender issues in the classes, the teachers mentioned guidelines such as the discussion about sexuality and the intelligible linearity regarding the sex-gender system. As we observed the few studies done in the city of Itaberaí-GO through a survey that shows the current perspective in Brazil about gender issues and Physical Education, transgender and ItaberaíGO, we identified that the researches continue to be directed to capital cities. Even facing the teachers' difficulties in approaching the issues with confidence, we valued the context and the “know-how” of the teachers' lives that showed willingness to share the effects of several situations experienced on the theme. Understanding the school as a social institution that daily reflects patterns and follows social gender roles, we emphasize the re-signification in the process of pedagogical “doing" so that learning occurs from the differences in the ways students express their gender identities in search of a pedagogical practice that is not exclusive, but co-educational.
Palavras-chave: Binarismo
Práticas pedagógicas
Transgeneridade
Binarism
Educational practices
Transgender
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: CARDOSO, Taynara Reges. Educação física escolar e as questões de gênero na contemporaneidade: percepções de professores/as dos anos finais do ensino fundamental das escolar municipais de Itaberaí-GO. 2025. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1813
Data de defesa: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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