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dc.creatorCorrêa, Paula Cristina de Oliveira Ferreira-
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Bessa da Costa Nicacio-
dc.date.accessioned2025-08-14T20:22:32Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationCORRÊA, Paula Cristina de Oliveira Ferreira. Materialismo e atitudes do consumo e compra entre os docentes da educação básica. 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2025.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1775-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a relação entre atitudes de consumo (impulsividade, racionalidade e compulsividade) e materialismo entre docentes da educação básica, combinando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com um estudo empírico quantitativo. A RSL, conduzida conforme o protocolo PRISMA 2020, analisou 16 artigos e identificou quatro eixos centrais: fatores psicológicos (como ansiedade e dissonância entre o “eu real” e “ideal”), fatores sociais (influência de mídias e pressão dos pares), a relação entre materialismo e bem-estar (com evidências de impactos negativos na saúde mental) e o papel do contexto socioeconômico (renda, gênero e escolaridade). No estudo empírico, aplicaram-se escalas de materialismo e atitudes de consumo a 149 professores do município de Formosa-GO. Os resultados evidenciaram que o gênero influenciou a impulsividade, com maior tendência entre as mulheres. Professores dos anos finais do ensino fundamental mostraram comportamentos ambivalentes, mesclando impulsividade e compulsividade. Houve também correlação negativa entre idade e materialismo. O estudo reforça a importância de políticas públicas de educação financeira e valorização docente, ampliando o debate interdisciplinar entre educação, psicologia social e sociologia do consumo.por
dc.description.abstractThis research investigated the relationship between consumption attitudes (impulsiveness, rationality, and compulsiveness) and materialism among basic education teachers, combining a Systematic Literature Review (SLR) and a quantitative empirical study. The SLR, conducted according to the PRISMA 2020 protocol, analyzed 16 articles and identified four main axes: psychological factors (such as anxiety and self-discrepancy between the "real self" and the "ideal self"), social factors (media influence and peer pressure), the relationship between materialism and well-being (with evidence of negative impacts on mental health), and the role of socioeconomic context (income, gender, and education level). In the empirical study, materialism and consumption attitude scales were applied to 149 teachers from Formosa, Goiás, Brazil. Results showed that gender influenced impulsiveness, with higher tendencies among women. Teachers in the final years of elementary school showed ambivalent behaviors, mixing impulsiveness and compulsiveness. There was also a negative correlation between age and materialism. The study highlights the importance of public policies focused on financial education and teacher appreciation, expanding the interdisciplinary debate between education, social psychology, and the sociology of consumption.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Agostinha Maria Rodrigues (agostinha.rodrigues@ueg.br) on 2025-08-14T20:22:16Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Paula Cristina.pdf: 1416283 bytes, checksum: 728d667d20a78fa3cce49c01eed93a6a (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Agostinha Maria Rodrigues (agostinha.rodrigues@ueg.br) on 2025-08-14T20:22:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_Paula Cristina.pdf: 1416283 bytes, checksum: 728d667d20a78fa3cce49c01eed93a6a (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T20:22:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Paula Cristina.pdf: 1416283 bytes, checksum: 728d667d20a78fa3cce49c01eed93a6a (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-06-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologiaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaterialismopor
dc.subjectAtitudes de Consumopor
dc.subjectDocentes da Educação Básicapor
dc.subjectAtitude de comprapor
dc.subjectConsumo - Compulsividadepor
dc.subjectComportamento impulsivo - consumopor
dc.subjectMaterialismeng
dc.subjectConsumption Attitudeseng
dc.subjectBasic Education Teacherseng
dc.subjectBuying attitudeeng
dc.subjectConsumption - Compulsivenesseng
dc.subjectImpulsive behavior - consumptioneng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subject.cnpqECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DO CONSUMIDORpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleMaterialismo e atitudes do consumo e compra entre os docentes da educação básicapor
dc.title.alternativeMaterialism and consumption and purchasing attitudes among basic education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
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