Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1718
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A cultura pop como facilitadora da aprendizagem significativa de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Pop culture as a facilitator of meaningful science learning |
Autor: | Freitas, Bianca Fonsêca de ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Solange Xavier dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Solange Xavier dos |
Segundo membro da banca: | Paulo, Pedro Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Adriano José de |
Resumo: | Esta dissertação investigou o uso da cultura pop como ferramenta pedagógica no Ensino de Ciências, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas contribuições críticas de Marco Antônio Moreira. A pesquisa foi realizada por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), aplicadas a estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Goiás, com foco nos temas método científico e parasitologia. O anime Dr. Stone e a série The Last of Us foram utilizados como recursos centrais para abordar conceitos científicos e promover reflexões sobre a relação entre ciência, sociedade e ética. As atividades foram planejadas para explorar conhecimentos prévios, incentivar a colaboração e contextualizar práticas experimentais de forma lúdica e acessível. A análise dos resultados indicou que as UEPS favoreceram a aprendizagem significativa crítica, mas também revelaram desafios, como a reprodução mecânica de respostas em avaliações. Com base nos resultados, foram elaborados dois cadernos de atividades que se complementam na abordagem de temas científicos, integrando elementos culturais à realidade sociocultural dos estudantes. O material final reforça a relevância de práticas pedagógicas dinâmicas, promovendo o engajamento e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
Abstract: | This dissertation investigated the use of pop culture as a pedagogical tool in Science education, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Marco Antônio Moreira's critical contributions.The research was conducted through Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), applied to high school students in a public school in Goiás, focusing on the scientific method and parasitology themes.The anime Dr. Stone and the series The Last of Us were used as central resources to address scientific concepts and promote reflections on the relationship between science, society, and ethics. The activities were designed to explore prior knowledge, encourage collaboration, and contextualize experimental practices in a playful and accessible way. The analysis of the results indicated that thePMTUs fostered critical meaningful learning but also revealed challenges, such as the mechanical reproduction of answers in assessments. Based on the findings, two activity workbooks we redeveloped to complement each other in addressing scientific topics, integrating cultural elements into the students' sociocultural reality. The final material reinforces the relevance of dynamic pedagogical practices, promoting engagement and the development of critical and reflective citizens. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências UEPS Dr. Stone The Last of Us Science teaching PMTU Dr. Stone The Last of Us Aprendizagem Significativa de David Ausubel |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Citação: | FREITAS, B. F. A cultura pop como facilitadora da aprendizagem significativa de ciências. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1718 |
Data de defesa: | 21-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf | Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | 9,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_SOLANGE XAVIER DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | Produto educacional: Título - Aprendendo com Dr. Stone: método científico | 7,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.