Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Bianca Fonsêca de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2662974296235874 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Solange Xavier dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5471284872073952 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Solange Xavier dos | - |
dc.contributor.referee2 | Paulo, Pedro Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Adriano José de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T18:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, B. F. A cultura pop como facilitadora da aprendizagem significativa de ciências. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO. | por |
dc.identifier.uri | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1718 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação investigou o uso da cultura pop como ferramenta pedagógica no Ensino de Ciências, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas contribuições críticas de Marco Antônio Moreira. A pesquisa foi realizada por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), aplicadas a estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Goiás, com foco nos temas método científico e parasitologia. O anime Dr. Stone e a série The Last of Us foram utilizados como recursos centrais para abordar conceitos científicos e promover reflexões sobre a relação entre ciência, sociedade e ética. As atividades foram planejadas para explorar conhecimentos prévios, incentivar a colaboração e contextualizar práticas experimentais de forma lúdica e acessível. A análise dos resultados indicou que as UEPS favoreceram a aprendizagem significativa crítica, mas também revelaram desafios, como a reprodução mecânica de respostas em avaliações. Com base nos resultados, foram elaborados dois cadernos de atividades que se complementam na abordagem de temas científicos, integrando elementos culturais à realidade sociocultural dos estudantes. O material final reforça a relevância de práticas pedagógicas dinâmicas, promovendo o engajamento e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. | por |
dc.description.abstract | This dissertation investigated the use of pop culture as a pedagogical tool in Science education, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Marco Antônio Moreira's critical contributions.The research was conducted through Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), applied to high school students in a public school in Goiás, focusing on the scientific method and parasitology themes.The anime Dr. Stone and the series The Last of Us were used as central resources to address scientific concepts and promote reflections on the relationship between science, society, and ethics. The activities were designed to explore prior knowledge, encourage collaboration, and contextualize experimental practices in a playful and accessible way. The analysis of the results indicated that thePMTUs fostered critical meaningful learning but also revealed challenges, such as the mechanical reproduction of answers in assessments. Based on the findings, two activity workbooks we redeveloped to complement each other in addressing scientific topics, integrating cultural elements into the students' sociocultural reality. The final material reinforces the relevance of dynamic pedagogical practices, promoting engagement and the development of critical and reflective citizens. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2025-05-13T18:37:40Z No. of bitstreams: 3 BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 9388946 bytes, checksum: 80a16015eb6e160af58e5783795e89a0 (MD5) BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_SOLANGE XAVIER DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 7274476 bytes, checksum: 05dc534fcae824650bff31306a82f005 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2025-05-13T18:37:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 9388946 bytes, checksum: 80a16015eb6e160af58e5783795e89a0 (MD5) BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_SOLANGE XAVIER DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 7274476 bytes, checksum: 05dc534fcae824650bff31306a82f005 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-13T18:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 9388946 bytes, checksum: 80a16015eb6e160af58e5783795e89a0 (MD5) BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_SOLANGE XAVIER DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 7274476 bytes, checksum: 05dc534fcae824650bff31306a82f005 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-03-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | UEPS | por |
dc.subject | Dr. Stone | por |
dc.subject | The Last of Us | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | PMTU | eng |
dc.subject | Dr. Stone | eng |
dc.subject | The Last of Us | eng |
dc.subject | Aprendizagem Significativa de David Ausubel | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A cultura pop como facilitadora da aprendizagem significativa de ciências | por |
dc.title.alternative | Pop culture as a facilitator of meaningful science learning | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf | Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | 9,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
BIANCA FONSÊCA DE FREITAS_SOLANGE XAVIER DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | Produto educacional: Título - Aprendendo com Dr. Stone: método científico | 7,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.