Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1467
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento (trans)mídia na educação de surdas: um estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás
Título(s) alternativo(s): "Transmedia Literacy in Deaf Education: a case study at the State University of Goiás"
Autor: Rodrigues, Karoline Santos 
Primeiro orientador: Rodrigues, Olira Saraiva
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Olira Saraiva
Segundo membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Terceiro membro da banca: Flexor, Carina Luisa Ochi
Resumo: As aproximações com o contexto de letramento (trans)midiático se destacam pelas suas possibilidades multissemióticas em suas produções, além de destacar a importância do pensamento crítico nas plataformas digitais. Esses aspectos indicam um campo propício para se discutir diferentes abordagens na educação de Surdas no Ensino Superior. A pesquisa intitulada “Letramento (trans)mídia na educação de Surdas: Um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Goiás” está vinculada à linha de pesquisa em Linguagem e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás – UEG; e integra o grupo de pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE). A indagação central que orientou esta pesquisa foi: como noções de letramento (trans)mídia reverberam no contexto de educação de Surdas no Ensino Superior? A questão é desdobrada a partir do objetivo geral de compreender as possibilidades e as implicações do letramento (trans)midiático no contexto de aprendizagem e autonomia acadêmica de uma estudante Surda. Os fundamentos teóricos para a discussão empírica derivam da perspectiva de Cultura Digital (Felinto, 2011, 2013), Jenkins (2008), Jenkins, Ford e Verde (2013) e Santaella (2021). Em seguida, exploramos a compreensão de Alfabetização Midiática e Informacional e o letramento trans(mídiático) no contexto educacional, com base em Scolari (2018b), Wilson et al. (2013) e Palioura e Dimoulas (2022). Para abordar a translinguagem, no Ensino Superior no contexto da surdez, acrescentamos as contribuições dos autores tais como Strobel (2008), Quadros (2019), Cavalcante e Stumpf (2023), Canagarajah (2013), García (2009, 2020), Nogueira (2020) e Zilio (2023). Dewey (2023) foi consultado para compreender os significados da aprendizagem informal nas plataformas digitais, enfatizando a experiência na percepção do mundo e interpretação dos produtos dessa percepção (Rodrigues, 2017). A pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa exploratória, empregando o estudo de caso único, com uma estudante Surda, matriculada no curso de licenciatura em Letras/Inglês. Para a colheita das narrativas, utiliza-se um roteiro semiestruturado, aliado à observação participante. Como local de pesquisa, situamos a Universidade Estadual de Goiás na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior no município de Anápolis-GO. Os resultados apontam para duas unidades de sentido que se performam em letramento (trans)midiático e autonomia acadêmica uma composição que refletem aproximações de multimodalidade e translinguagem. Isso se evidencia nas habilidades demonstradas pela participante ao analisar criticamente informações de plataformas digitais, gerir emoções, negociar diálogo com Surdos de outras localidades, responsabilidade ética, participar e navegar entre diferentes plataformas digitais. Consideramos que a difusão do letramento (trans)midiático pode ter como desafio maior, conduzir a estudante a perceber as ideologias implícitas nas informações que compartilha, tomando consciência que suas práticas podem ser reconstruídas e divulgadas de maneira que contribua com questões cidadãs e humanitárias. Compreendemos que os desafios postos ao letramento (trans)midiático na educação de Surdas no Ensino Superior reverberam também para questões de formação, acesso, recursos linguísticos e sociossemióticos. Outrora, situamos dialogar com as possibilidades do bilinguismo como um recurso, com vista ao ensino do português como língua adicional, viabilizando uma permanência no Ensino Superior, que seja permeada de significados e sentidos.
Abstract: The approaches to the context of (trans)media literacy stand out for their multisemiotic possibilities in their productions and highlight the importance of critical thinking on digital platforms. These aspects indicate a favorable field for discussing different approaches to Deaf education in Higher Education. The research entitled "(Trans)media literacy in deaf education: a case study at the State University of Goiás" is linked to the line of research in Language and Social Practices of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies (PPG-IELT), at the State University of Goiás - UEG; and is part of the research group Literacies, Culture, Connectivity and Education (LECCE). The central question that guided this research was: how do notions of (trans)media literacy reverberate in the context of Deaf education in Higher Education? The question is unfolded from the general objective of understanding the possibilities and implications of (trans)media literacy in the context of learning and academic autonomy of a Deaf student. The theoretical foundations for the empirical discussion derive from the perspective of Digital Culture (Felinto, 2011, 2013), Jenkins (2008), Jenkins, Ford, and Verde (2013), and Santaella (2021). Next, we explore the understanding of Media and Information Literacy and trans(media) literacy in the educational context, based on Scolari (2018b), Wilson et al. (2013), and Palioura and Dimoulas (2022). To address translingualism in higher education in the context of deafness, we added the contributions of authors such as Strobel (2008), Quadros (2019), Cavalcante and Stumpf (2023), Canagarajah (2013), García (2009, 2020), Nogueira (2020) and Zilio (2023). Dewey (2023) was consulted to understand the meanings of informal learning on digital platforms, emphasizing experience in perceiving the world and interpreting the products of that perception (Rodrigues, 2017). The research adopts an exploratory qualitative methodological approach, using a single case study with a Deaf student enrolled in a degree course in Languages/English. A semi-structured script was used to collect the narratives, together with participant observation. The research site was the State University of Goiás at the Nelson de Abreu Júnior University Unit of Socio-Economic and Human Sciences in the municipality of Anápolis-GO. The results point to two units of meaning that perform in (trans)media literacy and academic autonomy, which reflects approaches to multimodality and translingualism. This is evident in the skills demonstrated by the participant in critically analyzing information from digital platforms, managing emotions, negotiating dialogue with Deaf people from other locations, ethical responsibility, participating, and navigating between different digital platforms. We believe that the most significant challenge in disseminating (trans)media literacy may be to lead the student to realize the ideologies implicit in the information she shares, becoming aware that her practices can be reconstructed and disseminated in a way that contributes to civic and humanitarian issues. We understand that the challenges posed to (trans)media literacy in Deaf education in Higher Education also reverberate around issues of training, access, linguistic and sociosemiotic resources. We also consider dialoguing with the possibilities of bilingualism as a resource to teach Portuguese as an additional language, making it possible to remain in higher education, permeated with meanings and senses.
Palavras-chave: Educação de Surda - Ensino Superior
Educação de Surda - Letramento transmídia
Educação de Surda - Letramento midiático - Multimodalidade - Ensino Superior
Deaf education - Higher education
Deaf education - Transmedia literacy
Deaf education - Media literacy - Multimodality - Higher education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: RODRIGUES, Karoline Santos. Letramento (trans)mídia na educação de Surdas: um estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás. 2024. 147 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1467
Data de defesa: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Karoline Rodrigues_Letramento transmidiatico.pdfDissertação3,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.