Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1444
Tipo do documento: Dissertação
Título: Epidemia e vacina em perspectiva histórica no ensino de ciências – SEI : a experiência da COVID-19 sob o olhar investigativo do aluno
Título(s) alternativo(s): Epidemic and vaccine in historical perspective in science teaching – SEI : the experience of covid-19 under the student’s investigative view
Autor: Luz, Elizete Rodrigues da
Primeiro orientador: Silva, Leicy Francisca da
Primeiro membro da banca: Silva, Leicy Francisca da
Segundo membro da banca: Paula, Éder Mendes de
Terceiro membro da banca: Ferreira, João Roberto
Resumo: Esta dissertação abordou a natureza histórica da ciência e a prática da fenomenologia no contexto de ensino-aprendizagem de imunologia, considerando a experiência pandêmica da Covid-19 (2020/2021). A ciência imunológica da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge como um “fenômeno” em meio às singularidades dos indivíduos, trazendo o seguinte questionamento: há similaridades entre a experiência pandêmica da Covid-19 e outro contexto histórico de pandemia do passado, no Brasil, que permitem viabilizar ações e posicionamentos individuais e coletivos? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em proceder a uma análise histórica a partir da imunização epidemiológica da varíola, no século XX, no Brasil, contrapondo-se à Covid-19. Os objetivos específicos foram: apresentar um aporte histórico referente à imunização da epidemia de varíola no século XX; discorrer acerca de ações educativas que corroboram para uma consciência em saúde afirmativa para a prática vacinal; situar reflexivamente a frente da experiência pandêmica da Covid-19 ao se defrontar com outra realidade do passado histórico de epidemia no país. O presente estudo estruturou-se em forma de capítulos. O primeiro fez um levantamento histórico da vacinação de varíola no Brasil do Século XX; o segundo abordou as experiências pandêmicas da Covid-19 e o processo educativo, seguindo uma proposta de trabalho educativo a partir do cinema e da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), resultando na elaboração de um curta-metragem ilustrativo; o terceiro capítulo contemplou conceitos e aplicações da fenomenologia e suas contribuições no processo de aprendizagem da imunologia frente à pandemia de Covid-19. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico de natureza aplicada, com objetivo exploratório. Logo, apoiou- se no Método Fenomenológico, a partir das leituras de Edmund Husserl e alguns de seus contemporâneos, a saber: Maurice Merleau-Ponty (1999), Mara Vigianni Bicudo (1999) e Elcie F. Salzano Masini (1989), como suporte para trazer à tona a abordagem da natureza histórica da ciência, a qual consolida resultados qualitativos sobre o ensino de imunologia no ambiente escolar, conduzindo a uma análise qualitativa que instigue a apreensão do conhecimento e sua propagação.
Abstract: This dissertation addressed the historical nature of science and the practice of phenomenology in the context of immunology education, considering the pandemic experience of Covid-19 (2020/2021). The immunological science behind the vaccine against the SARS-CoV-2 virus emerges as a "phenomenon" amidst the individual singularities, raising the following question: are there similarities between the pandemic experience of Covid-19 and another historical pandemic context in Brazil that enable individual and collective actions and stances? Thus, the overall objective was to conduct a historical analysis starting from the epidemiological immunization of smallpox in the 20th century in Brazil, contrasting it with Covid-19. The specific objectives were to: provide a historical overview of smallpox vaccination in 20th century Brazil; discuss educational actions that contribute to a health-conscious approach to vaccination practices; reflectively situate the Covid-19 pandemic experience in comparison to another historical epidemic reality in the country's past. This study was structured in chapters. The first chapter conducted a historical survey of smallpox vaccination in 20th century Brazil; the second chapter addressed the Covid-19 pandemic experiences and the educational process, following an educational approach through cinema and the Investigative Teaching Sequence (ITS), resulting in the creation of an illustrative short film; the third chapter encompassed concepts and applications of phenomenology and its contributions to the learning process of immunology in the face of the Covid-19 pandemic. For this purpose, an applied bibliographic survey with exploratory aims was conducted. It relied on the Phenomenological Method, drawing from the works of Edmund Husserl and some of his contemporaries, namely Maurice Merleau-Ponty (1999), Mara Vigianni Bicudo (1999), and Elcie F. Salzano Masini (1989), as a foundation to bring forth the approach of the Historical Nature of Science. This approach consolidated qualitative results regarding immunology education in the school environment, leading to a qualitative analysis that stimulates knowledge acquisition and dissemination.
Palavras-chave: Ciências. Imunologia
Fenomenologia
Ensino Aprendizagem
Ensino fundamental/anos finais
Sciences
Immunology
Phenomenology
Apprenticeship
Elementary school/final years
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: LUZ, Elizete Rodrigues da. Epidemia e vacina em perspectiva histórica no ensino de ciências – SEI: a experiência da COVID-19 sob o olhar investigativo do aluno. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1444
Data de defesa: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZETE RODRIGUES DA LUZ_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências6,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
ELIZETE RODRIGUES DA LUZ_PRODUTO EDUCACIONAL.pdfProduto educacional_SEI - A experiência da covid-19 sob o olhar investigativo do aluno 12,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.