???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/140
Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficinas paleontológicas e geológicas: uma ferramenta didática para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Paleontological and geological workshops: a teaching toll for fundamental education
Autor: Silva, Rosely Vaz Bernardes 
Primeiro orientador: Almeida, Cláudio Magalhães de
Primeiro coorientador: Paulo, Pedro Oliveira
Primeiro membro da banca: Almeida, Cláudio Magalhães de
Segundo membro da banca: Santucci, Rodrigo Milioni
Terceiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Resumo: Neste estudo apresentamos uma proposta de Oficinas Paleontológicas e Geológicas como uma ferramenta didática a ser utilizado nas aulas práticas do ensino fundamental a qual possibilitará aos estudantes conhecer mais sobre rochas , fósseis e tempo Geológico por meio de sequências didáticas que foram aplicadas durante o desenvolvimento da pesquisa. O estudo de Geociências (Paleontologia e Geologia) com foco na educação básica são escassos no Brasil, tanto para o ensino fundamental como médio. Entende-se que a carência de trabalhos de Geociências leva a uma dificuldade de aprendizagem e sugere a necessidade de estudos relacionados a este tema que envolva diferentes estratégias e metodologias. O presente trabalho consiste em uma pesquisa quali-quantitativa, na perspectiva de um estudo aprofundado do ensino de Geociências, por meio das Oficinas Geológicas e Paleontológicas tendo como objetivo apresentar, promover e divulgar metodologias diversificadas a serem aplicadas em oficinas referentes ao Tempo Geológico, Ciclo das Rochas e Fósseis em busca de uma aprendizagem significativa. As oficinas foram aplicadas em várias etapas, em três escolas do ensino fundamental I no 6º ano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, participações, questionários e metodologia ativas, buscando o envolvimento e interesse das comunidades escolares envolvidas na pesquisa. No qual podemos fazer a divulgação dos fósseis encontrados no Brasil e na Região Sudoeste de Goiás, diminuindo assim a carência de material didático regionalizado, pela confecção de uma cartilha contendo sequências didáticas com informações e direcionamento para a compreensão e entendimento do ensino de Geociências. Além disso, podemos avaliar o uso destas metodologias como um auxílio importante para os professores que lidam com este tema, uma vez que, o conteúdo de Geociências presente nos livros didáticos é por vezes muito complexo incompletos ou providos de erros conceituais.
Abstract: In this study we present a proposal of Paleontological and Geological Workshops as a didactic tool to be used in practical classes of elementary school which will allow students to know more about rocks, fossils and geological time through didactic sequences that were applied during the research development. . The study of Geosciences (Paleontology and Geology) focusing on basic education are scarce in Brazil, for both elementary and high school. It is understood that the lack of Geosciences works leads to a learning disability and suggests the need for studies related to this theme that involves different strategies and methodologies. The present work consists of a qualitative and quantitative research, from the perspective of an in-depth study of the teaching of Geosciences, through the Geological and Paleontological Workshops, aiming to present, promote and disseminate diversified methodologies to be applied in Geological T ime workshops, Cycle of Rocks and Fossils in search of meaningful learning. The workshops were applied at various stages in three elementary schools I in the 6th grade. Data were collected through interviews, participations, questionnaires and active methodology, seeking the involvement and interest of the school communities involved in the research. In which we can make the dissemination of fossils found in Brazil and the Southwest Region of Goiás, thus reducing the lack of regionalized didactic material, by making a booklet containing didactic sequences with information and guidance for the understanding and understanding of the teaching of geosciences. In addition, we can evaluate the use of these methodologies as an important aid for teachers dealing with this subject, since the content of Geosciences present in textbooks is sometimes very complex incomplete or lacking in conceptual errors.
Palavras-chave: Ensino de geociências
Oficinas
Metodologias diferenciadas
Aprendizagem significativa
Teaching of Geosciences
Workshops
Differentiated Methodologies
Significant Learnin
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SILVA, Rosely V. B. Oficinas paleontológicas e geológicas: uma ferramenta didática para o ensino fundamental. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/140
Data de defesa: 27-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rosely Vaz Bernardes.pdf4,02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.