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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico
Título(s) alternativo(s): Listening to love in writing of pain: autobiographical narrative as a cathartic process
Autor: Lopes, Sandra Cristina Rodrigues 
Primeiro orientador: Silva, Débora Cristina Santos e
Primeiro membro da banca: Silva, Débora Cristina Santos e
Segundo membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Terceiro membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Resumo: Este trabalho foi realizado por meio de uma Pesquisa Bibliográfica e Documental, de natureza exploratória, através de uma revisão teórica, respaldada em um diálogo entre as abordagens Sistêmica, Sócio-Histórica e Psicanalítica visando desenvolver uma reflexão sobre o papel das narrativas autobiográficas, como processo catártico, para os sujeitos automutiladores. Com a constatação de que havia uma interlocução entre discentes e docente, realizada por meio de autonarrativas, produzidas pelos alunos e endereçadas à Professora, surgiu a pergunta mote da pesquisa: Qual o papel das narrativas autobiográficas como processo catártico para o sujeito automutilador? Após essa etapa, objetivando responder à questão-problema, buscamos verificar como a escrita de si poderia atuar como processo catártico, proporcionando a reelaboração das dores e conflitos internalizados pelos sujeitos automutiladores. Para isso, procedemos com a revisão bibliográfica sobre automutilação e acerca de como o sujeito se apropria da linguagem escrita, segundo a psicologia histórico-cultural, a fim de identificarmos o papel da escrita de si no processo de ressignificação dos traumas sofridos pelo sujeito. A seguir, registramos a estreita relação sistêmica entre microssistema, mesossistema e macrossistema e o comportamento social ajustado da pessoa. Fizemos um rigoroso levantamento bibliográfico objetivando construir um diálogo entre os autores que se propuseram a estudar o processo catártico por meio da escrita. Elucidamos, então, a relação estabelecida entre a escrita de si como projeção do eu e os eventos traumáticos, histórias de vida íntimas desse sujeito, na medida em que constatamos o papel da narrativa autobiográfica como processo catártico das histórias de vida do sujeito automutilador. Como resultado, pudemos constatar o quão valioso é o papel da escrita de si, seja em linguagem verbal ou uma variante dela, manifestada por meio de cortes no corpo, como forma de expressão dos sentimentos, dores e angústias inconscientes dos sujeitos automutiladores. Por fim, apontamos para o aspecto da função catártica da autobiografia para externar os conflitos e reelaborá-los por meio da escrita.
Abstract: This work was carried out by means of a Bibliographic and Documentary Research, of exploratory nature, through a theoretical review, supported by a dialogue between the Systemic, Socio-Historical and Psychoanalytical approaches aiming at developing a reflection on the role of autobiographical narratives, as a process cathartic, for selfmutilating subjects. With the realization that there was a dialogue between students and teacher, carried out through self-narratives, produced by students and addressed to the Teacher, the research question arose: What is the role of autobiographical narratives as a cathartic process for the self-mutilating subject? After this stage, aiming to answer the question-problem, we tried to verify how the self-writing could act as a cathartic process, providing the re-elaboration of internalized pain and conflicts by self-mutilating subjects. For this, we proceed with the bibliographic review on self-mutilation and on how the subject appropriates written language, according to historical-cultural psychology, in order to identify the role of self-writing in the process of re-signifying the traumas suffered by the subject. Next, we record the close systemic relationship between microsystem, mesosystem and macrosystem and the adjusted social behavior of the person. We conducted a rigorous bibliographic survey aiming to build a dialogue between the authors who proposed to study the cathartic process through writing. We then elucidate the relationship established between the writing of the self as a projection of the self and the traumatic events, intimate life stories of this subject, insofar as we note the role of the autobiographical narrative as a cathartic process of the self-mutilating life stories. As a result, we could see how valuable the role of self-writing is, whether in verbal language or a variant of it, manifested through cuts in the body, as a way of expressing the feelings, pains and unconscious anxieties of self-mutilating subjects. Finally, we point to the aspect of the cathartic function of autobiography to externalize conflicts and re-elaborate them through writing.
Palavras-chave: Narrativa Autobiográfica - Escuta de amor
Narrativa Autobiográfica - Catarse
Narrativa Autobiográfica - Escrita da dor
Autobiographical narrative - Listen to love
Autobiographical narrativ - Catharsis
Autobiographical narrative - Pain writing
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: LOPES, S.C.R. A Escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico. 2023. 188f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1321
Data de defesa: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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