Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
Título(s) alternativo(s): The use of historical sources in history teaching : practices and challenges
Autor: Barbosa, Patrick Luan Costa 
Primeiro orientador: Abreu, Sandra Elaine Aires de
Primeiro membro da banca: Abreu, Sandra Elaine Aires de
Segundo membro da banca: Cândido, Gláucia Vieira
Terceiro membro da banca: Maciel, Roseli Martins Tristão
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos.
Abstract: This research aims to analyze the way in which work with sources occurs in History classes at a State College located in the city of Ouro Verde de Goiás. Throughout the text, the importance of the discipline History for the training of students and the way in which the use of historical sources can awaken in them the ability to develop hypotheses and, consequently, a greater interest in historical themes. As a theoretical framework, we use the book entitled History Teaching fundamentals and methods, in which, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) presents the transformation process that history teaching has undergone over time in Brazil, as well as the importance of using historical sources in the teaching of this discipline. The methodology used to carry out this research was the analysis of school documents that provide information about the dynamics of the classes, these being: the teacher's lesson plan; students' school activities and the Pedagogical Political Project of the school where the research was developed. In this methodological context, the “sources are presented in a diversified way, grouping, basically in: written, material, iconographic / visual or audiovisual and oral sources” (SANTANA, 2010, p. 126-127). As conclusions, the study leads to the impression that the freedom that the teacher gives students to analyze the documents awakens in their student audience the ability to raise questions and possible explanations for the historical facts.
Palavras-chave: Fontes Históricas - Ensino de história
Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História
Historical Sources - Teaching
Historical Sources - School subjects
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: BARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315
Data de defesa: 23-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Patrik (1).pdfDissertação1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.