Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1288
Tipo do documento: Dissertação
Título: DISCIPLINA, GOVERNAMENTALIDADE E DOCILIZAÇÃO: a engenharia da biopolítica e o sentido da formação de competências
Título(s) alternativo(s): DISCIPLINE, GOVERNMENTALITY AND DOCILIZATION: the engineering of biopolitics and the meaning of skills formation
Autor: Silva Neto, Gabriel José da 
Primeiro orientador: Guimarães, Ged
Primeiro membro da banca: Guimarães, Ged
Segundo membro da banca: Santos, André Luiz dos
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Quarto membro da banca: Lopes, Adriana Delbo
Resumo: O advento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC em 2017 reacendeu o debate acerca da instituição dos currículos padronizados. Este debate já foi testemunhado em todo o mundo e já há um bom tempo vem dividindo opiniões entre líderes políticos e intelectuais acadêmicos. O debate atual questiona – entre outras coisas – as reais consequências da aplicação de um currículo padronizado, com diretrizes padronizadas para todo o sistema educacional brasileiro. Compreendendo que o processo de formação dos alunos representa – na história moderna – uma importante etapa na constituição da vida humana, qualquer interferência oficial sobre esse processo pode representar uma agência biopolítica, que sutilmente se instaura como ferramenta sutil inclusive no atual Estado Democrático de Direito. Tal agência biopolítica pode ser compreendida dentro dos estudos de Michel Foucault como a arte de gerir, de administrar a vida humana em todos os seus aspectos, não se restringindo ao campo biológico. Dentro dos estudos de Foucault acerca da Biopolítica, fica clara a importância dos conceitos de disciplina, governamentalidade e docilização e sobretudo da análise da vida humana sob um viés utilitário, que compõem um completo de estratégias utilizadas na biopolítica para gerir/administrar a vida dos indivíduos buscando torná-los dóceis, maleáveis, portanto, sujeitos ao controle e à consecução de determinadas finalidades. Por entender que a elaboração e vigência da nova Base Nacional trata-se de uma agência biopolítica em busca de alcançar determinadas finalidades é que a presente pesquisa procurou investigar a BNCC sob a ótica da Biopolítica, procurando compreender como a instituição desse novo currículo representa uma clara interferência nos processos de formação da vida humana, sobretudo na educação. Para tanto, o presente trabalho estruturou-se sob os moldes da pesquisa bibliográfica, analisando o documento da BNCC com base nos fundamentos teóricos abordados nos primeiros capítulos. Por meio da análise da BNCC sob a ótica da biopolítica foi possível observar que a proposição e vigência desse novo currículo padronizado representa uma clara interferência em uma das mais importantes etapas de formação da vida humana: a educação, uma vez que propõe uma formação voltada à instituição de um capital humano valioso para fins de mercado, mas pouco orientado no sentido do exercício da vida em suas diversas esferas. Assim, restou comprovado que num processo histórico em que a BNCC representa uma etapa, os indivíduos e a escola se tornaram objetos das relações de mercado, analisados puramente em termos utilitaristas e considerando seu valor, seu potencial produtivo, para o mercado capitalista.
Abstract: The advent of the Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Common National Curriculum Base) in 2018 relight the debate about the institution of standardized curriculum. This debate was already witnessed in all world and it’s been a long-time sharing opinions between politicians and academic intellectuals. The current debate question – between other things – the real consequences of the application of a new standardized curriculum to all brazilian educational system. Understanding that the process of formation of students presents one important stage in the constitution of human life, any official interference on this process can presents a biopolitical agency, which subtly settles itself down as a tool, mainly on current Democratic State. Such biopolitical agency can be understood inside the studies of Michel Foucault as the art of manage the human life in all its aspects, not only in the biological field. Inside the Foucault’s studies about Biopolitics, is clear the importance of the concepts of discipline, governmentality and docilization and mainly the analysis of human life under a utility point of view, which tools composes a complex of strategies used by Biopolitics to manage the individuals’ life, looking for make them dociles, malleable, therefore, subjects to the control and the achievement of certain purposes. Comprehending that the elaboration and validity of new National Base is a Biopolitical agency looking for achieve certain purposes is that the current research looked to investigate the BNCC under the Biopolitics optics, searching understand how the institution of this new curriculum presents a clear interference in human life and, then, look to achieve certain purposes with that interference. Therefore, the current paper was structured under the bibliographic research patterns, analyzing the document of BNCC based on theoric fundaments showed in initial chapters. Through the analysis of BNCC under the optics of Biopolitics was possible to see that the proposition and validity of this new standardized curriculum presents a clear interference in one of the most important stage of human life formation: the education, once it proposes a formation entirely focused to institution of a valuable human capital to the market, but little or nothing oriented to the exercise of life in its most complex dimentions. So, remained proven that in a historical process in which BNCC presents just a single stage, the individuals and the school both became objects in the market relationships, as they became seen purely in utility terms and considered just by their value, their productive potetial to the capitalist market.
Palavras-chave: Educação - Filosofia
Educação - Biopolítica
Educação - Currículo escolar - BNCC
Education - Philosophy
Education - Biopolitics
Education - school curriculum - BNCC
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA NETO, Gabriel José da. DISCIPLINA, GOVERNAMENTALIDADE E DOCILIZAÇÃO: a engenharia da biopolítica e o sentido da formação de competências. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Cências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1288
Data de defesa: 4-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final.pdfDissertação725,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.