Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1243
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Des)caminhos na escrita de si : pinceladas construídas sobre/em/com trabalhos de conclusão de Curso em Letras
Título(s) alternativo(s): (Un) paths in self-service writing : brushes from/on/about/the writing of Course conclusion essays by Letras undergrads
Autor: Gottardi, Letícia 
Primeiro orientador: Sabota, Barbra do Rosário
Primeiro membro da banca: Sabota, Barbra do Rosário
Segundo membro da banca: Lima, Sostenes
Terceiro membro da banca: Dias, Juliana
Quarto membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Resumo: Com este estudo autoetnográfico e performático (RAIMOND; MOREIRA; BRILHANTE; BARROS, 2020), problematizo os possíveis descaminhos na escrita de si em Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Letras, na perspectiva da Educação Linguística Crítica, logo sentipenso este espaço como um local de construção de saberes outros (SABOTA; MENDONÇA; FARIA, 2021), para além dos estudos de caráter tradicional. Percebo estes estudos como uma possibilidade de romper com estruturas fixas que atrofiam as existências presentes na academia e nos registros científicos. Esta pesquisa é respaldada nos estudos pós qualitativos (ST. PIERRE, 2018) e nos esforços decoloniais (SILVESTRE, 2017). Sendo assim, para não corroborar a manutenção das violências coloniais que mantêm as desigualdades, observo emergir dos estudos em que autoras se narram uma praxiologia que contribui para sentipensar formas outras de existir no fazer ciência, levando em consideração as colonialidades que atravessam as corpas que não são hegemônicas. Em “Do Ateliê à Exposição: DescaminhosArtísticocientíficos de um Fazer Pesquisa Outro”, registro dois traçados como giros, movimentos, com os quais desenvolvi esta pesquisa. Explico os processos de leitura dos TCCs e as trocas de ideias. Isto posto, a construção das pinturas é interdisciplinar/transdisciplinar, e esse movimento está presente nas obras situadas como “Giro Corpóreo em Texturas e Costuras na/para a Construção do Narrar-se”; neste processo sentipensei as escritas das autoras nesta pesquisa para encontrar as nuances de linguagens que provocassem rupturas com a forma de escrita positivista. E, em seguida, as obras feitas em duas telas, em “Giro Sentipensante em Cores e Nuances na/para a Construção da Troca de Ideias”, são um convite para falar e escutar do/o que está dentro da universidade (lugar de construção de saber) com quem está fora, desestabilizando a ideia de uma universidade estática, que não movimenta suas praxiologias em diálogos com a sociedade e, assim, coconstruir sentidos. Em duas telas elaboradas por mim, pintei, com os diálogos realizados nas trocas de ideias, possibilidades sentidas sobre Violências Epistêmicas e Escrita de si. Com as percepções possíveis, por meio das telas,sentipensei formas outras de refletir sobre ser/estar no fazer pesquisa e como coconstruir espaços dentro da academia que levem em conta as existências das corpas que pesquisam, assim como das que copesquisam. Logo, sentipenso a troca de ideias como possíveis produções de sentidos que emergem/se insurgem com as/das práticas sociais via linguagem, rompendo com estruturas engessadas e hierárquicas entre a pesquisadora e as pessoas que colaboram com a pesquisa, as copesquisadoras, para que possamos nos aliar a praxiologias que se juntam aos esforços decoloniais
Abstract: In this performative autoethnographic study (RAIMOND; MOREIRA; BRILHANTE; BARROS, 2020), I problematize the possible deviations in writing about the self in Final Graduation Project (FGP), from the perspective of Critical Linguistic Education. Therefore, I feel this space as a place of coconstruction of other knowledges (SABOTA; MENDONÇA; FARIA, 2021) beyond the so called traditional researches. Hence, this is a possibility to break fixed structures that atrophy the existences present in the academy and in scientific records. This research is supported by post-qualitative studies (ST. PIERRE, 2018) and decolonial efforts (SILVESTRE, 2017). It aims at interrupting the colonial violence that maintains inequalities, a praxeology that contributes to thinking about other ways of existing while doing science, considering the colonialities that cross bodies that are not hegemonic. In “From the workroom to the work of at: Artistic-Scientific unwalk of doing research otherwise” I register two tracings as turns, movements, with which I developed this research. I explained the processes of reading the FGPs and the exchange of ideas. That said, the construction of the paintings is interdisciplinary/transdisciplinary, and this ovement is present in the works situated as “The bodily turn in textures and fabric at/for building the Narrar-se (narrate of the self)”. In this process, I felt the writings of the authors in this research to find the nuances of languages that provoked ruptures with the positivist form of writing. And then, the works made on two canvases, “The thinkfeel turn in colors and nuances in/for the coconstruction of Trocas de Ideias (chat)” is an invitation to talk and listen to what is inside the university (place of construction of knowledge) with those outside, destabilizing the idea of a static university, which does not move its praxeologies into dialogues with society and, thus, co-construct meanings. In two canvases created by me, I painted, with the dialogues carried out during the Troca de ideia, possibilities felt about Epistemic Violence and Self-Writing. With the possible perceptions, through the screens, I thought of other ways of reflecting on being/being in doing research and how to co-construct spaces within the academy that consider the existence of the bodies that research, as well as those that co-research. Therefore, I felt the chat for the exchange of ideas as possible productions of meanings that emerge/insurgent with/from social practices via language, breaking with plastered and hierarchical structures between the researcher and the people who collaborate with the research, the co-researchers, so that we can ally with praxeologies that join decolonial efforts.
Palavras-chave: Autoetnografia Performática
Arteciência
Educação Linguística Crítica
Trabalhos de Conclusão de Cursos - Letras - Troca de ideia
Trabalhos de Conclusão de Cursos - Letras - Narrativa
Performing autoethnography
Artscience
Critical Linguistic Education
Course Completion Works - Letters - Exchange of ideas
Completion of Course Works - Letters - Narrative
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: GOTTARDI, Letícia. (Des)caminhos na escrita de si : pinceladas construídas sobre/em/com trabalhos de conclusão de Curso em Letras. 2023.102f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1243
Data de defesa: 13-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_LETICIA_GOTTARDI.pdfDissertação2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.