Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/124
Tipo do documento: Dissertação
Título: Biodiversidade do cerrado no ensino de ciências: uma sequência didática com abordagem sobre insetos
Autor: Barbosa, Flávia Fragoso 
Primeiro orientador: Cunha, Hélida Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha , Hélida Ferreira da
Segundo membro da banca: Pignata, Maria Izabel Barnez
Terceiro membro da banca: Ferreira, Juliana Simião
Resumo: A escolha do tema se deve à necessidade de que a criança se perceba como parte integrante do Cerrado, vinculando-se afetivamente a ele, o que resultará em valorização e respeito a uma das áreas de biodiversidade mais ameaçadas do planeta. Em meio a tantas inovações tecnológicas é inegável que as exigências educacionais contemporâneas, sobretudo para o ensino de Ciências, não se cumprem mais baseadas em didáticas meramente descritivas e pautadas em memorização. Diante da impossibilidade de o professor estar alheio às novas tecnologias, o presente trabalho visa contribuir para a inclusão desses recursos no cotidiano pedagógico, produzindo e compartilhando uma sequência didática que faça uso de diferentes ferramentas (como slides, vídeos, sites). A sequência didática foi estruturada em três Momentos Pedagógicos (cada Momento Pedagógico previsto para ocorrer no tempo de uma hora/aula) e está fundamentada na concepção de Vygotsky sobre ensino-aprendizagem. Portanto, valoriza aquilo que o sujeito já sabe, provocando situações de colaboração e desafios. Dessa forma, mediado pelo professor em sua relação com o outro e com o próprio conteúdo, buscou-se conduzir o aluno a um conhecimento potencial autônomo. Essa sequência didática foi aplicada junto a duas turmas do 6ºano (Ensino Fundamental) numa escola municipal na cidade de Anápolis, Goiás, tendo como tema a biodiversidade do Cerrado, com destaque para abordagem sobre insetos e seus papéis ecossistêmicos. Ainda outros aspectos relativos ao ensino de Ciências foram tratados na pesquisa como, por exemplo, dificuldades enfrentadas pelo professor de Ciências e o papel do jogo na educação. O estudo de caso aqui relatado, na forma de um artigo científico, apresentou em seus resultados, satisfatória participação e interesse dos alunos ao longo dos três momentos. Além disso, o uso de um jogo para identificação de insetos revelou indícios de uma percepção cultural e comportamental sobre o que é um inseto (etnoentomologia), confirmando desconhecimento de padrões de classificação taxonômicos. Ao final, um Quiz digital, disponível num site sobre o Cerrado, foi usado para mensurar o desenvolvimento cognitivo dos alunos especificamente sobre o tema insetos e interações ecossistêmicas. Os resultados, não só do Quiz, mas de toda a sequência didática, apontaram de forma positiva para sua aplicação. Concluímos que a sequência didática foi exitosa para os alunos internalizarem e aumentarem a compreensão sobre os conhecimentos abordados. Porém, mais que os recursos estarem à disposição do professor, é preciso que este saiba articular o conhecimento científico aos conceitos espontâneos dos educandos e que tenha uma postura de mediador reflexivo. Dessa forma, acreditamos que o educador poderá replicar o produto educacional aqui disponibilizado além de ressignificá-lo e recontextualizá-lo, quando necessário, para outras realidades.
Abstract: The choice of theme is due to the need for the child to perceive himself as an integral part of the Cerrado, being affectively linked to it, which will result in appreciation and respect for one of the most endangered biodiversity areas on the planet. In the midst of so many technological innovations, it is undeniable that contemporary educational requirements, especially for the teaching of sciences, are no longer fulfilled based on purely descriptive didactic and rote learning. Faced with the impossibility of the teacher being oblivious to the new technologies, the present work aims to contribute to the inclusion of these resources in the daily pedagogy, producing and sharing a didactic sequence that makes use of different tools (like slides, videos, sites). The didactic sequence was structured in three Pedagogical Moments (each Pedagogical Moment expected to occur in one hour / class) and is based on Vygotsky's conception of teaching and learning. Therefore, it values what the subject already knows, provoking situations of collaboration and challenges. Thus, mediated by the teacher in his relationship with the other and with the content itself, we sought to lead the student to a potential autonomous knowledge. This didactic sequence was applied to two classes of the 6th grade (Elementary School) in a municipal school in the city of Anápolis, Goiás, with the biodiversity theme of the Cerrado, with emphasis on insects and their ecosystemic roles. Still other aspects related to science teaching were addressed in the research, such as difficulties faced by the science teacher and the role of the game in education. The case study reported here, in the form of a scientific article, presented in its results, students' satisfactory participation and interest throughout the three moments. In addition, the use of a game for identification of insects revealed signs of a cultural and behavioral perception about what is an insect (ethnoentomology), confirming ignorance of taxonomic classification patterns. In the end, a digital quiz, available on the Portal do Cerrado website, was used to measure students' cognitive development specifically on the subject of insects and ecosystem interactions. The results, not only of the Quiz, but of the whole didactic sequence, pointed positively to its application. We conclude that the didactic sequence was successful for the students to internalize and increase the understanding about the knowledge addressed. However, even though resources are available to the teacher, it is necessary that the teacher knows how to articulate scientific knowledge to the spontaneous concepts of the students and that he has a posture of reflective mediator. In this way, we believe that the educator can replicate the educational product offered here, as well as re-signify and recontextualize it, when necessary, to other realities.
Palavras-chave: Novas Tecnologias
Jogos
Momentos Pedagógicos
Ensino Fundamental
New Technologies
Games
Pedagogical Moments
Elementary School
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: BARBOSA, Flávia Fragoso. Biodiversidade do cerrado no ensino de ciências: uma sequência didática com abordagem sobre insetos. 2018.76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/124
Data de defesa: 2-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CD.pdf3,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_CD.pdf 2.pdf2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.