Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Maysa De Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123115501963324por
dc.contributor.advisor1Porto, Marcelo Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4853908842861334por
dc.contributor.referee1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.referee2Marcionílio, Suzana Maria Loures de O.-
dc.contributor.referee3Carvalho, Plauto Simão de-
dc.date.accessioned2019-06-10T17:37:51Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationMOREIRA, Maysa De Fátima. Contribuições dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem em matemática na educação básica. 2018.116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/122-
dc.description.resumoPesquisas demonstram altos índices de dificuldade de aprendizagem em Matemática na Educação Básica. Uma das possíveis causas alegadas é o desinteresse dos alunos. No entanto, muito pouco tem sido feito no sentido de minimizar essas dificuldades enfrentadas pelos alunos. Com isto, as escolas vêm tentando passar por um processo de transformação, buscando novas metodologias para facilitar o aprendizado e obter aprendizagem significativa. Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições de Vygotsky, assim como sinalizar limitações, caso surjam, para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, com a utilização de jogos didáticos a partir de um conteúdo matemático que foi determinado após a realização do Grupo Focal com professores da escola-campo. O Grupo Focal foi eleito como instrumento, pois possibilita a interação entre os participantes e pesquisador, tornando possível proporcionar, por meio do mesmo, obtenção de dados fundamentais para esta pesquisa. Foi elaborado um produto, na forma de sugestão e aplicação de jogos que já tenham sido publicados e/ou criados, direcionados aos conteúdos de Matemática que os alunos apresentam maior dificuldade, segundo os professores, sendo que no caso foram elaborados jogos envolvendo a Matemática básica. Tais jogos possibilitaram um aumento na motivação na aprendizagem em Matemática, contribuindo para a melhoria da educação na escola-campo. Nesse sentido foi realizada como metodologia a pesquisa-ação, em uma escola-campo de Educação Básica, situada no município de Anápolis. Com isso foi possível analisar como o contexto sociocultural pode intervir na aprendizagem da Matemática. Essa metodologia justifica-se a partir da teoria sociocultural de Vygotsky que fundamenta a presente pesquisa. Foi realizada também revisão bibliográfica sobre os diferentes tipos de estratégias pedagógicas envolvendo jogos e suas aplicações no ensino de Matemática na Educação Básica. Na análise do Grupo Focal dos professores, foi possível perceber a grande dificuldade dos alunos em aprender Matemática, bem como que os alunos não dominam os conteúdos de Matemática devido à Matemática básica. Também foi analisado pela pesquisadora de acordo com a metodologia abordada de pesquisa-ação, que uma das principais dificuldades dos alunos está na Matemática Básica e nas séries do Ensino Fundamental de 6ª a 9ª, principalmente, e que, se não sanada tal dificuldade, é levada ao Ensino Médio como consequência.por
dc.description.abstractResearches demonstrate high levels of learning difficulties in Mathematics in Basic Education. One of the possible alleged causes is the students' lack of interest. However, very little has been done to minimize these difficulties faced by students. With this, schools have been trying to go through a process of transformation, searching for new methodologies to facilitate learning and to obtain meaningful learning. This work aims to investigate the contributions of Vygotsky, as well as to stipulate limitations, if they arise, for the teaching and learning process of Mathematics in Basic Education, with the use of didactic games based on a mathematical content that was determined after Focal Group with school-field teachers. The focus group was chosen as an instrument because it allows the interaction between the participants and the researcher, making it possible to obtain, through the same, obtaining fundamental data for this research. A product was elaborated in the form of suggestion and application of games that already have been published and / or created, directed to the contents of Mathematics that the students present greater difficulty, according to the teachers, being that in the case were elaborated games involving the basic Mathematics. These games enabled an increase in motivation in learning in Mathematics, contributing to the improvement of school-field education. In this sense, the action research was carried out as a methodology in a school-field of Basic Education, located in the city of Anápolis. With this, it was possible to analyze how the sociocultural context can intervene in the learning of Mathematics. This methodology is justified from the sociocultural theory of Vygotsky that bases the present research. A bibliographical review was also carried out on the different types of pedagogical strategies involving games and their applications in the teaching of Mathematics in Basic Education. In the analysis of the Focal Group of teachers, it was possible to perceive the great difficulty of students in learning Mathematics, as well as that students do not master the contents of Mathematics due to basic Mathematics. It was also analyzed by the researcher according to the methodology of action research, that one of the main difficulties of the students is in Basic Mathematics. and in the Elementary School series from the 6th to the 9th, mainly, and that, if not remedied such difficulty, is taken to High School as a consequence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-06-10T17:37:51Z No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) Dissertação Maysa Moreira PPEC.pdf: 1206423 bytes, checksum: 37ff09393d1bb584526d8869a49a85b2 (MD5) Produto Educacional - Maysa Moreira.pdf: 345652 bytes, checksum: b32836877f7e9fa2efa783480edc1fca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T17:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) Dissertação Maysa Moreira PPEC.pdf: 1206423 bytes, checksum: 37ff09393d1bb584526d8869a49a85b2 (MD5) Produto Educacional - Maysa Moreira.pdf: 345652 bytes, checksum: b32836877f7e9fa2efa783480edc1fca (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectGrupo Focalpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectVygotskypor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectFocus Groupeng
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectVygotskyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleContribuições dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem em matemática na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maysa Moreira PPEC.pdf1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Maysa Moreira.pdf337,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.