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Tipo do documento: Dissertação
Título: Natação sob a perspectiva da epistemologia da complexidade: uma prática criativa de transcendência de atletas com deficiência
Título(s) alternativo(s): Swimming from the perspective of the epistemology of complexity: a creative practice of transcendence of athletes with disabilities
Autor: Sobral, Anna Clara Souza 
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Suanno, João Henrique
Segundo membro da banca: Meller, Vanderléa Ana
Terceiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca De Oliveira e
Resumo: Busca-se nesta pesquisa investigar a Natação sob a perspectiva da teoria da complexidade, olhando a Natação para atletas com deficiência como um caminho para o reconhecimento do sujeito criativo e para a transcendência. A linha de pesquisa é Educação, Escola e Tecnologia. Tem-se como pergunta problematizadora: a natação, por meio das práticas pedagógicas de seus professores, contribui para a transcendência de atletas com deficiência? O objetivo geral: Analisar se a natação pode contribuir para a transcendência de atletas com deficiência. Desdobra-se em três objetivos específicos: 1. Investigar o que é transcendência do ser atleta deficiente; 2. Reconhecer o sujeito criativo e integral por meio do pensamento complexo; 3. Buscar em atletas da Associação Paralímpica do Futuro relatos sobre a natação. Os principais autores que iremos utilizar são: M. D. Alves (2015), O. Andries Junior (2008), G. Bachelard (1998), Y. Berge (1986), E. Kunz (2015), M. C. Moraes (2004), E. Morin (2003, 2015, 2010), J. H. S. Suanno (2014) e La Torre (2004). O fluir metodológico direcionado para desvelar o problema é por meio da pesquisa qualitativa, abraçando os caminhos exploratórios para estudar o objeto. A escolha da técnica da entrevista aproxima-se mais do objetivo proposto no projeto e foi constituída de sete perguntas abertas, priorizando a vivência e espontaneidade dos participantes, considerando as emoções, as percepções e os sentimentos sobre a importância das práticas aquáticas em suas vidas. Através das falas dos atletas, enxerga-se que a natação se expande em todos os sentidos, sejam eles sociais, físicos e psíquicos, além da interação social, para além de ficar somente nadando de uma borda à outra. A Natação é um processo educativo que tem o seu espaço de ensino-aprendizagem, e a sala de aula é a piscina; o corpo não precisa ficar “preso” a carteiras, e a atenção não é somente no professor. Dentro da água, é preciso focar em si e em seus movimentos; caso contrário, o aluno afunda, se afoga, ou não sai do lugar. Olhar para a Natação através das lentes do pensamento complexo possibilita enxergá-la para além do nível macrofísico, do nível do que é visível ou percebido pelos cinco sentidos. Estar em contato com a água é um momento de abertura da consciência para a criatividade e a intuição, de conexão com o sagrado e a essência humana.
Abstract: The aim of this research is to investigate swimming from the perspective of complexity theory, looking at swimming for athletes with disabilities as a way for the recognition of the creative subject and for transcendence. The line of research is Education, School and Technology. The problematizing question is: does swimming, through the pedagogical practices of its teachers, contribute to the transcendence of athletes with disabilities? The general objective: To analyze whether swimming can contribute to the transcendence of athletes with disabilities. It unfolds into three specific objectives: 1. Investigate what is the transcendence of being a disabled athlete; 2. Recognize the creative and integral subject through complex thinking; 3. Search athletes from Associação Paralímpica do Futuro for reports about swimming. The main authors that we will use are: M. D. Alves (2015), O. Andries Junior (2008), G. Bachelard (1998), Y. Berge (1986), E. Kunz (2015), M. C. Moraes (2004), E. Morin (2003, 2015, 2010), J. H. S. Suanno (2014) and La Torre (2004). The methodological flow aimed at unveiling the problem is through qualitative research, embracing exploratory paths to study the object. The choice of interview technique is closer to the objective proposed in the project and consisted of seven open questions, prioritizing the experience and spontaneity of the participants, considering emotions, perceptions and feelings about the importance of aquatic practices in their lives. Through the athletes' speeches, it is seen that swimming expands in all senses, be they social, physical and psychic, in addition to social interaction, beyond just swimming from one edge to the other. Swimming is an educational process that has its teaching-learning space, and the classroom is the swimming pool; the body does not need to be “stuck” to desks, and attention is not only on the teacher. Inside the water, you need to focus on yourself and your movements; otherwise, the student sinks, drowns, or stays put. Looking at Swimming through the lens of complex thinking makes it possible to see it beyond the macrophysical level, the level of what is visible or perceived by the five senses. Being in contact with water is a moment of opening the conscience to creativity and intuition, of connection with the sacred and the human essence.
Palavras-chave: Natação - Educação e Complexidade
Natação - Educação e Transcendência
Natação - Atletas com deficiência - Educação - Complexidade e Transcendência
Swimming - Education and Intricacy
Swimming - Education and Transcendence
Swimming - Athletes with disabilities - Education - Intricacy and Transcendence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SOBRAL, Anna C.S. Natação sob a perspectiva da epistemologia da complexidade: uma prática criativa de transcendência de atletas com deficiência. 2023. 120f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1215
Data de defesa: 17-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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