Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1205
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ruínas de igrejas: as representações estéticas e culturais no cerrado goiano
Título(s) alternativo(s): Church ruins: aesthtetic and cultural representations in the cerrado goiano
Autor: Guimarães, Mayara Monteiro 
Primeiro orientador: Oliveira, Eliézer Cardoso de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Eliézer Cardoso de
Segundo membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Terceiro membro da banca: Capel, Heloisa Sema
Quarto membro da banca: Silva, Ademir Luiz da
Quinto membro da banca: Oliveira, Maria de Fátima
Resumo: As ruínas de templos religiosos constituem um importante campo de experimentações estéticas e de possibilidades acadêmicas. Esta pesquisa buscou apresentar o quão as ruínas em Goiás estão imbuídas de estética, história e cultura. O problema central da pesquisa consiste na análise de uma importante mudança cultural que teve lugar em épocas contemporâneas: por que as ruínas de igrejas em Goiás eram consideradas símbolo da decadência, no século XIX, mas passaram a ser valorizadas como patrimônio histórico e artefatos estéticos a partir do séculoXX? As ruínas eram vistas como símbolo da decadência porque reforçavam a representação de uma sociedade em declínio civilizatório; mas a partir do século XX, as ruínas foram valorizadas culturalmente como patrimônio histórico e esteticamente como expressão do sublime. Com o aparecimento da noção de patrimônio histórico e artístico, o antigo passou a ser valorizado, o que foi possibilitado também pelo surgimento de um contexto pós-moderno de valorização estética e cultural das coisas do passado. Assim, pode-se perceber que o valor cultural das ruínas de Igrejas em Goiás está no fato de que essas construções passaram de desvalorizadas, porque representavam a decadência civilizacional, a ter representatividade estética, cultural e simbólica reconhecida pelos órgãos patrimoniais e pela sociedade. O objetivo principal da pesquisa foi transformações históricas e culturais, e as transformações das ruínas de “símbolo da decadência” em objeto de valoração estética, buscando analisar as igrejas do ponto de vista do seu valor religioso, patrimonial e estético. O primeiro capítulo buscou compreender como a sociedade goiana concebia os templos católicos para, com isso, mensurar melhor o valor social das igrejas que se transformaram em ruínas. Para a sociedade goiana, por longos anos, as ruínas arquitetônicas eram vistas como argumento de uma decadência que atingiu a Província após o esgotamento das minas auríferas no início do século XIX. No caso das ruínas de igrejas, o impacto era bem mais profundo, já que os templos eram centros da religiosidade e da sociabilidade. No segundo capítulo a tentativa foi apresentar que esses espaços passaram a ser valorizados pela sociedade do século XX e XXI através da patrimonialização das antigas construções em fragmentação. A pesquisa se mostra a caminho para a compreensão mais nítida sobre o que é a estética das ruínas. Adianta-se, também, que a história e a patrimonialização em Goiás está muito mais ligada a “conflitos” e interesses políticos do que propriamente à valorização. Por fim, o último capítulo buscou apresentar as percepções acerca da estética das ruínas e como a visão sobre esse espaço foi sendo modificada principalmente neste inicio do século XXI, quando passou a estar presente nas fotografias e produções audiovisuais, e como o sublime foi ganhando novas formas e percepções ao longo dos séculos. As ruínas, em seus vários graus de arruinamento, passaram a ter representatividades diferentes tanto para a comunidade civil quanto para a comunidade artística e acadêmica.
Abstract: The ruins of religious temples constitute na important field of aesthetic experimentation and academic possibilities. This research sought to present how the tuins in Goiás are imbued with aesthetics, history and culture. The central problem of the research consists in the analysis of na important cultural change that took place in contemporary times: why the ruins of churches in Goiás were considered a symbol of decadence, in the 19th century, but came to be valued as historical heritage and aesthetic artifacts at from the 20th century? The ruins werw seen as a symbol of decadence because they reinforced the representation of a society in civilization decline; but the 20th century onwards, the ruins were culturally valued as a historical heritage and aesthetically as na expression of the sublime. With the mergenceof the notion of historical and artistic heritage, the old began to be valued, which was also made possible by the emergence of post-moder contexto f aesthetic and cultural valorization of things fron the past. Thus, it can be seent that the cultural value of the churches in Goiás lies in the fact that these buildings went fron being devalued, because yhey represented civilizational decadence, to having aesthetic, cultural and symnolic representation recognizes by heritage bodies and society. The main objective of the research Will be to analyze the aestetic and cultural representations of the ruins of churches in Goiás, highlighting the historical and cultural transformations, and the transformations of the ruins of “symbol of decadence” in object of aesthetic valuation, seeking to analyaze the churches from the point of view of view of it is religiousm patrimonial. The first chapter sought to understand how society in Goiás conceived catholic temples in order to better measure the social value of churches that were turned into ruins. For the society goiana, for many years, the architectural ruins were seen as an argument of a decadence that reached the Province after the depletion of the gold mines in the beginning of the 19th century. In the case of the ruins of churches, the impact was much more profound, since the temples were centers of religiosity and sociability, In the second chapter, the attempt was to present that these spaces came to be valued by by the society of the 20th and 21st century through the patrimonialization of the old buildings in fragmentation. The new researches are on the way to a clearer understanding of what is the aesthetics of ruins. It is also advanced that history and patrimonialization in Goiás is much more linked to “conflicts” and political interests than to valorization itself. Finally, the last chapter sought to present the perceptions about the aesthetics of the ruins and haw the visiono f this space was of this space was being modified mainly throughout the 21st century, whem it started to be present in photographs and audiovisual productions, and howthe sublime was gaining new forms and perceptions ober the centuries. The ruins, in their various degrees of ruin, started to have differet representations for both the civil community and the artistic and academic community.
Palavras-chave: Patrimônio - Estética
Patrimônio - História
Patrimônio - Cultura
Área(s) do CNPq: GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: GUIMARÃES, Mayara Monteiro. Ruínas de igrejas: as representações estéticas e culturais no cerrado goiano. 2022. 144f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1205
Data de defesa: 10-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MAYARA MONTEIRO GUIMARÃES.pdfDissertação7,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.