Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1192
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes e sabores do cerrado: análise do conhecimento sobre frutos nativos de alunos da rede de ensino pública da Cidade de Goiás, Goiás, Brasil
Título(s) alternativo(s): Knowledge and flavors of the cerrado: analysis of knowledge about native fruits of public school students in the City of Goiás, Goiás, Brazil
Autor: Pereira, Júlio Cezar Milhomens 
Primeiro orientador: Peixoto, Josana de Castro
Primeiro coorientador: Safadi, Giuliana Muniz Vila Verde
Primeiro membro da banca: Peixoto, Josana de Castro
Segundo membro da banca: Safadi, Giuliana Muniz Vila Verde
Terceiro membro da banca: Rezende, Cláudia Fabiana Alves
Quarto membro da banca: Castro, Joana D'Arc Bardella
Resumo: O Cerrado é o domínio predominante da região Centro-Oeste do Brasil. Observa-se, todavia, que apenas parte da sua área conserva a biodiversidade nativa intacta. Nele são encontrados frutos que podem ser consumidos in natura e/ou processados. Os frutos estão presentes na alimentação humana desde a ocupação deste território. Os saberes da população com relação aos seus usos reduzem frente a vários fatores. A globalização, mudança dos padrões alimentares e disponibilidade são exemplos. Com isso, conhecimentos históricos, nutricionais, culturais e econômicos diminuem. Os indivíduos mais jovens são os mais afetados pela perda cultural associada aos frutos. A escola e os professores podem e devem atuar no resgate associado à cultura frutífera do bioma. Assim sendo, esta dissertação se propôs a realizar uma pesquisa qualitativa que investigou o conhecimento de professores e alunos sobre a cultura e tradição dos frutos típicos do Cerrado. Todas as escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental da zona urbana do município de Goiás/GO tiveram participantes. Aplicou-se questionários semi-estruturados a alunos e professores e entrevistas aos docentes para analisar tais saberes. O resultado da análise confirmou a hipótese de que esta sabedoria diminuiu ao passo que novas gerações surgem. Constata-se, também, que as instituições escolares demandam de alteranativas para consolidar estes conhecimentos junto a seus alunos.
Abstract: The Cerrado is the predominant domain of the Midwest region of Brazil. It is observed, however, that only part of its area preserves the native biodiversity intact. It contains fruits that can be consumed in natura and/or processed. The fruits are present in human food since the occupation of this territory. The knowledge of the population regarding its uses reduces in the face of several factors. Globalization, changing dietary patterns and availability are examples. As a result, historical, nutritional, cultural and economic knowledge decreases. The youngest individuals are the most affected by the cultural loss associated with the fruits. The school and the teachers can and must act in the rescue associated with the fruitful culture of the biome. Therefore, this dissertation proposed to carry out a qualitative research that investigated the knowledge of teachers and students about the culture and tradition of the typical fruits of the Cerrado. All public schools in the early years of elementary school in the urban area of the county of Goiás/GO had participants. Semi-structured questionnaires were applied to students and teachers and interviews were given to teachers to analyze such knowledge. The result of the analysis confirmed the hypothesis that this wisdom has diminished as new generations emerge. It is also verified that school institutions demand alternatives to consolidate this knowledge with their students.
Palavras-chave: Ensino fundamental - Flora alimentícia - Cerrado
Cerrado - Cultura
Ensino fundamental - Cerrado - Aprendizagem
Elementary school - Food flora - Cerrado
Cerrado - Culture
Elementary School - Cerrado - Learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: PEREIRA, J.C.M. Saberes e sabores do cerrado: análise do conhecimento sobre frutos nativos de alunos da rede de ensino pública da Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. 2023. 146f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1192
Data de defesa: 26-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JULIO_CEZAR_MILHOMENS_PEREIRA.pdfDissertação3,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.