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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Cassia Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8522302722215360por
dc.contributor.advisor1Fagundes, Maria Dailza da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480por
dc.contributor.referee1Fagundes, Maria Dailza da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480por
dc.contributor.referee2Silva, Neemias Oliveira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372403389629565por
dc.contributor.referee3Wichers, Camila Azevedo de Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268440854810735por
dc.date.accessioned2023-04-10T13:01:32Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Cassia M. O projeto Viva e Reviva Goiás e suas contribuições para a educação patrimonial em Goiás (1999 – 2010). 2021. 137 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1158-
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa é analisar o projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva Goiás a partir da documentação referente às ações educativas desenvolvidas entre 1999 e 2007 pelas escolas públicas e privadas da Cidade de Goiás. Idealizado em 1999, o projeto foi lançado oficialmente em 2000 pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. A escolha desse Projeto de Educação Patrimonial como objeto de estudo se deve ao seu pioneirismo em Goiás e por ser um projeto piloto cuja experiência originou o Programa Viva e Reviva que foi executado por algumas cidades do estado. O corpus documental em estudo é composto pelo relatório final com os subprojetos propostos pelas escolas na cidade de Goiás, alguns ofícios, folders, documentos manuscritos, questionários, entre outros. Além da análise documental, recorremos à história oral, por intermédio de entrevistas com professoras que integraram o Programa Viva e Reviva. Na execução do Projeto Viva e Reviva, a comunidade foi envolvida nas atividades propostas pelas escolas, possibilitando uma série de desdobramentos nas práticas educativas com vistas à identificação e proteção do patrimônio cultural local: os lugares, as edificações, os saberes, as festas e as expressões artísticas dos diferentes grupos da comunidade vilaboense. Assim, o estudo visa identificar os objetivos e a concepção de Educação Patrimonial presente nesse projeto para discutir as bases que nortearam as ações desenvolvidas no levantamento do patrimônio material e imaterial da Cidade de Goiás. O produto final proposto é um vídeo documentário sobre o Projeto Viva e Reviva Goiás realizado a partir da pesquisa e da experiência da equipe do Programa, a fim de inspirar alunos, professores e as comunidades a fazerem seu próprio vídeo para registrar o seu patrimônio cultural.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the Heritage Education project Viva e Reviva Goiás from documentation related to educational activities develop between 1999 and 2007 by public and private schools from Cidade de Goiás. Conceived in 1999, the project was officially launched in 2000 by the Education Office of the State of Goiás. This Project of Heritage Education was chosen as an object of study due to its pioneering character in Goiás and for being a pilot project whose experience originated the Programa Viva e Reviva which was carried out by some cities in the state. The documental corpus being studied is composed by a final report with subprojects proposed by schools in Cidade de Goiás, some official letters, folders, handwritten documents, questionnaires, among others. In addition to document analysis oral history was used by means of interviews with teachers who integrated the Programa Viva e Reviva. As the Projeto Viva e Reviva was being carried out, the community was involved in the activities proposed by the schools enabling a series of developments in the educational practices seeking to identify and protect the local cultural heritage: places, buildings, knowledge, festivals and artistic expressions from different groups from the vilaboense community. Thus, this study aims to identify the goals and the conception of the Heritage Education present in this project to discuss the bases that guided the actions developed in the survey of the material and immaterial heritage of Cidade de Goiás. The final product proposed is a documentary concerning Projeto Viva e Reviva Goiás created from the research and experience of the program team, seeking to inspire students, teachers and communities to create their own video to record their cultural heritage.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2022-10-17T20:07:20Z No. of bitstreams: 2 RELATORIO_TECNICO_CASSIA_MARIA_DE_QUEIROZ.pdf: 4598609 bytes, checksum: b747b9c0048b75e16f2cd4429ede3b9e (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimôniopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Patrimonialpor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO projeto Viva e Reviva Goiás e suas contribuições para a educação patrimonial em Goiás (1999 – 2010)por
dc.title.alternativeThe project Viva e Reviva Goiás and its contributions to heritage education in Goiás (1999 – 2010)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

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