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Tipo do documento: Dissertação
Título: Química e tecnologia: um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio
Autor: Xavier, Janaína Lopes 
Primeiro orientador: Santos, José Divino dos
Primeiro coorientador: Mesquita, Nyuara A. da S.
Primeiro membro da banca: Santos, José Divino dos
Segundo membro da banca: Silva, Valmir Jacinto da
Terceiro membro da banca: Araújo, Cleide Sandra Tavares
Resumo: Considerando as dificuldades de aprendizagem no ensino de química relatados em vários trabalhos, na experiência de vida da pesquisadora, e também a inserção da tecnologia na sociedade, este trabalho tem o intuito de contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos na aprendizagem de química no conteúdo de ácidos e bases. O tema é apontado por vários autores de difícil abstração dificultando aos alunos uma relação com o cotidiano. Assim, a relevância dessa pesquisa se concentra em proporcionar uma ferramenta educacional que possa ser utilizada tanto por alunos e professores, seja no espaço formal ou não-formal, que possa contribuir para minimizar as dificuldades na aprendizagem do conteúdo químico. Diante disso, foi desenvolvido o aplicativo educacional AciBase, que foi utilizado e avaliado por alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antensina Santana, situado na cidade de Anápolis, Goiás, por meio de um questionário sobre o jogo e uma atividade sobre o conteúdo químico. Nessa perspectiva foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação, que configura como uma estratégia realizada por professores e pesquisadores na área educacional, procurando aprimorar seus conhecimentos e o aprendizado dos alunos. Para o desenvolvimento do aplicativo educacional foi utilizado uma metodologia de concepção de desenvolvimento de aplicações educativas, nomeada o caso das hipermídias, o que resultou no aplicativo educacional para smartphones AciBase, desenvolvido na linguagem de programação Python. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que proporcionou uma análise sobre as contribuições do jogo como uma estratégia didática, e por meio de uma atividade sobre o conteúdo sistemático que possibilitou a análise sobre a apropriação conceitual por meio do lúdico. No transcorrer das análises, percebe-se que os alunos caracterizaram o jogo AciBase como um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de ácidos e bases, contribuindo para a apropriação do conhecimento científico. Os alunos destacaram que o jogo acarreta em um maior interesse pelo conteúdo, destacando as formas como as questões foram elaboradas, a facilidade em jogar e a forma de abordar o conteúdo de ácidos e bases. Nesse sentido, o jogo AciBase proporcionou aos alunos motivação em busca do conhecimento químico. Em relação à atividade aplicada, percebe-se que o aplicativo AciBase contribui para a apropriação do conteúdo químico, mas também compreende-se que o aplicativo educacional deve ser utilizado como uma ferramenta de auxílio para alunos e professores nesse processo. O jogo AciBase por si só não acarreta em aprendizagem, entretanto sua utilização associada à metodologia de ensino pode se tornar uma ferramenta poderosa nesse processo.
Abstract: Considering the difficulties of learning in chemistry teaching, specifically acids and bases, reported in several studies, in the life experience of the researcher, and also the insertion of technology in society, this work aims to help minimize the difficulties of students in the learning of the content of acids and bases. This theme is pointed out by several authors of difficult abstraction, making it difficult for students to relate to everyday life. Thus, the relevance of this research is focused on providing an educational tool that can be used both by students and teachers, or in formal or non-formal space, that can contribute to minimize the difficulties in learning the chemical content. In view of this, the AciBase educational application was developed and was used and evaluated by students of the 1st year of High School of the Antensina Santana State College, located in the city of Anápolis, Goiás, through a questionnaire about the game and an activity on the content chemical. In this perspective, the action-research methodology was used, which is a strategy developed by teachers and researchers in the educational area, seeking to improve their knowledge and student learning. For the development of the educational application was used a methodology of design of educational applications development, named the case of hypermedia, which resulted in the educational application for AciBase smartphones. The AciBase aplicattion was developed in the Python programming language. Data collection was performed through a questionnaire that provided an analysis of the contributions of the game as a didactic strategy and through an activity on the systematic content that made possible the analysis of the conceptual appropriation through play. In the course of the analyzes, it is noticed that the students characterized the game AciBase as an important instrument in the teaching-learning process of the content of acids and bases, contributing to the appropriation of scientific knowledge. The students emphasized that the game entails a greater interest in the content, highlighting the ways in which the questions were elaborated, the ease in playing and the way to approach the content of acids and bases. In this sense, the game AciBase provided the students with motivation in search of chemical knowledge. In relation to the applied activity, it is noticed that the AciBase application contributes to the appropriation of the chemical content, but also understands that the educational application should be used as an aid tool for students and teachers in this process. The AciBase game alone does not entail learning, but its use associated with teaching methodology can become a powerful tool in this process.
Palavras-chave: Ensino de química
Aplicativo educacional
Ácidos e bases
Tecnologia educacional
Chemistry learning
Educational application
Acids and bases
Educational technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: XAVIER, Janaína Lopes. Química e tecnologia: um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/114
Data de defesa: 12-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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