Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Silvania Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032822820863874por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742por
dc.contributor.referee1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Flávia Melo-
dc.contributor.referee3Carvalho, Plauto Simão de-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:07:15Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationAQUINO, Silvania Pereira de. O ensino de genética utilizando modelos didáticos: uma proposta metodológica na formação inicial de professores. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/112-
dc.description.resumoO meio educacional possui carências diversificadas e recorrentes, tanto em relação a uma formação docente consistente e com bases sólidas, quanto à atuação pedagógica. Em relação à prática docente, o processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Genética considerados complexos e abstratos, pode ser um desafio para professores. A busca por inovação e desenvolvimento de metodologias que culminem em uma aprendizagem qualitativa tem se tornado uma constante, tanto pelos docentes em formação quanto por aqueles que já atuam no mercado de trabalho. A utilização de metodologias envolvendo modelos didáticos e modelagem pode ser vislumbrada como recurso efetivo para uma atuação docente mais consistente. Diante desta perspectiva surge a proposta principal de analisar as possibilidades do uso de modelos didáticos e da modelagem como metodologia para o ensino de Genética. Visando colaborar com a formação docente inicial e continuada o trabalho envolve o uso de modelos com estudantes de graduação, sua aplicação como metodologia efetiva de ensino e a sugestão de uma oficina de ensino sobre a temática. A situação investigada implica em um estudo de caso segundo a abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários aos estudantes de graduação e do ensino médio. Também foi realizada uma roda de conversa com os graduandos visando coletar as impressões e evidências relativas à vivência da experiência didático–pedagógica desenvolvida no decorrer desta pesquisa. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos comparativos e foi aplicado o teste estatístico do Qui-quadrado. A finalização da pesquisa evidenciou que a utilização de metodologias diversificadas pode servir como meio de melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A utilização de um modelo didático sobre conteúdos de Genética foi significativa para o processo de aprendizagem dos estudantes e colaborou para o desenvolvimento de experiências didático-pedagógicas, instrumentalizando os professores em formação inicial. Algumas limitações relativas ao ensino de Genética como a fragmentação dos conteúdos, a falta de contextualização e a utilização do livro didático de forma acrítica também foram diagnosticadas. A metodologia de ensino que envolve a utilização de modelos e modelagem possui suas especificidades e fragilidades, mas se destaca como um recurso que pode culminar em um aprendizado de qualidade e uma atuação docente mais consistente.por
dc.description.abstractThe educational environment has diversified and recurrent needs, both in relation to a consistent and solid teacher education, as well as pedagogical activity. In relation to teaching practice, the teaching and learning process of some Genetics contents considered complex and abstract, can be a challenge for teachers. The search for innovation and development of methodologies that culminate in a qualitative learning has become a constant, both by teachers in training and by those who already work in the labor market. The use of methodologies involving didactic models and modeling can be seen as an effective resource for a more consistent teaching performance. In this perspective, the main proposal is to analyze the possibilities of using didactic models and modeling as a methodology for the teaching of Genetics. Aiming to collaborate with initial and continuing teacher training, the work involves the use of models with undergraduate students, their application as an effective teaching methodology and the suggestion of a teaching workshop on the subject. The situation investigated implies a case study according to the qualitative-quantitative approach. Data collection was performed through the application of questionnaires to undergraduate and high school students. A conversation was also held with graduates aiming to collect the impressions and evidences related to the experience of didactic - pedagogical experience developed during this research. The results were presented in the form of comparative graphs and the chi-square statistical test was applied. The conclusion of the research showed that the use of diversified methodologies can serve as a means of improving the teaching and learning process. The use of a didactic model on Genetics contents was significant for the learning process of the students and collaborated for the development of didactic-pedagogical experiences, instrumentalizing the teachers in initial formation. Some limitations related to the teaching of Genetics were also diagnosed, such as the fragmentation of contents, lack of contextualization and the use of the textbook in an uncritical way. The teaching methodology that involves the use of models and modeling has its specificities and fragilities, but stands out as a resource that can culminate in a quality learning and a more consistent teaching performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-06-03T17:07:15Z No. of bitstreams: 3 license.txt: 2170 bytes, checksum: 464a33bc694ea62d0d09472a6e184bc1 (MD5) DISSERTAÇÃO SILVANIA.pdf: 2241543 bytes, checksum: 2261e4d6911b6ce56e38301eb613a2b0 (MD5) Produto Educacional SILVANIA.pdf: 1114249 bytes, checksum: 2573b521bb5823e4f11a87ac864dde0c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-03T17:07:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license.txt: 2170 bytes, checksum: 464a33bc694ea62d0d09472a6e184bc1 (MD5) DISSERTAÇÃO SILVANIA.pdf: 2241543 bytes, checksum: 2261e4d6911b6ce56e38301eb613a2b0 (MD5) Produto Educacional SILVANIA.pdf: 1114249 bytes, checksum: 2573b521bb5823e4f11a87ac864dde0c (MD5) Previous issue date: 2018-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectModelospor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectModelseng
dc.subjectModelingeng
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApor
dc.titleO ensino de genética utilizando modelos didáticos: uma proposta metodológica na formação inicial de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SILVANIA.pdf2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional SILVANIA.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.