Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Bianca Kelly Verly Maia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826545014399526por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742por
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Juliana Simião-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4911313788857496por
dc.contributor.referee1Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves-
dc.contributor.referee2Ferreira, Juliana Simião-
dc.date.accessioned2022-12-02T12:51:13Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, B. K. V. M. Práticas experimentais como componente curricular : perspectivas e desafios na prática docente. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1112-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma análise do trabalho docente frente ao componente curricular Práticas Experimentais, inserido no currículo do ensino fundamental dos Centros de Ensino em Período Integral, antes e durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Durante a pesquisa, foi levantado o perfil desses(as) professores(as), sua formação, tempo de regência, percepções, perspectivas e desafios relativos ao trabalho com atividades experimentais de Ciências da Natureza e Matemática. A partir desta análise, elaborou-se como produto educacional, uma Proposta de Formação em Práticas Experimentais com foco no ensino fundamental, anos finais, do Estado de Goiás. O estudo foi realizado de forma quanti-qualitativa, analisando-se desde percepções a dados quantitativos que incidiram na análise final. Foram utilizados diversos instrumentos para a pesquisa entre eles: questionários, grupo focal e a própria formação realizada no ano de 2020. A análise da Formação Piloto traz evidências para consolidar o Produto Educacional de forma mais coesa e integrada a realidade dos(as) professores(as) e das escolas. Os resultados, nos permitem compreender que as dificuldades encontradas pelos(as) professores(as) para atuar com o componente curricular Práticas Experimentais são, na sua maioria, a falta de materiais e laboratórios, conciliar o conteúdo do bimestre com a prática, falta de interesse de alguns alunos, falta de material orientador de práticas de Matemática, entre outros. Sendo assim, a formação continuada teve papel fundamental para uma mudança de atitude diante do processo ensino-aprendizagem, para que o(a) professor(a) consiga atuar, enquanto mediador do conhecimento, permitindo que os(as) estudantes possam ter uma postura protagonista na sua aprendizagem.por
dc.description.abstractThe research presents an analysis of the teaching work in front of the Experimental Practices curricular component, inserted in the elementary school curriculum of the Full-Time Teaching Centers, before and during the COVID-19 pandemic, in the year 2020. During the research, it was raised the profile of the professors, graduation, time of regency, perceptions, perspectives and challenges related to the work with experimental activities of Natural Sciences and Mathematics. Based on this analysis, a Proposal for Training in Experimental Practices was elaborated as an educational product focusing on elementary school final years in the State of Goiás. The study was carried out in a quantitative-qualitative way, analyzing from perceptions to quantitative data that influenced the final analysis. Several instruments were used for the research, including: questionnaires, focus group and the training itself carried out in the year 2020. The analysis of the Pilot Training brings evidence to consolidate the Educational Product in a more cohesive and integrated way to the reality of the teachers and schools. The results allow us to understand that the difficulties encountered by teachers in teaching practice to work with the curricular component Experimental Practices are, for the most part, the lack of materials and laboratories, reconciling the content of the bimester with the practice, lack of interest of some students, lack of material to guide Mathematics practices, among others. Thus, continuing education played a fundamental role in changing attitudes towards the teaching-learning process, so that the teacher can act as a mediator of knowledge, allowing students to take a leading role in your learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2022-12-02T12:50:30Z No. of bitstreams: 3 Dissertação_BiancaKeelyPereira2022 (1).pdf: 4636397 bytes, checksum: 825c2187a0c520ef4cdf21894f249693 (MD5) Produto_BiancaKellyPereira2022.pdf: 3200986 bytes, checksum: 1a3c8803895917b960514c3b601da583 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2022-12-02T12:51:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação_BiancaKeelyPereira2022 (1).pdf: 4636397 bytes, checksum: 825c2187a0c520ef4cdf21894f249693 (MD5) Produto_BiancaKellyPereira2022.pdf: 3200986 bytes, checksum: 1a3c8803895917b960514c3b601da583 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-02T12:51:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação_BiancaKeelyPereira2022 (1).pdf: 4636397 bytes, checksum: 825c2187a0c520ef4cdf21894f249693 (MD5) Produto_BiancaKellyPereira2022.pdf: 3200986 bytes, checksum: 1a3c8803895917b960514c3b601da583 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação professorespor
dc.subjectCentros de Ensino integralpor
dc.subjectEnsino de Ciências - Experimentaçãopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectFull-time Teaching Centerseng
dc.subjectTeaching through Researcheng
dc.subjectScience Teaching - Experimentationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePráticas experimentais como componente curricular : perspectivas e desafios na prática docentepor
dc.title.alternativeExperimental practices as a curriculum component: Perspectives and challenges in teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_BiancaKeelyPereira2022 (1).pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências4,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto_BiancaKellyPereira2022.pdfProduto Técnico e Tecnológico (PTT)_Título: Curso/Formação Profissional : Práticas Experimentais com abordagem investigativa Ensino Fundamental Anos Finais3,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.