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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
Título(s) alternativo(s): A view to literacy through transdisciplinarity and ecoformation
Autor: Silva, Lucimara Cristina Borges da 
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira
Segundo membro da banca: Pinho, Maria José de
Terceiro membro da banca: Sá, Ricardo Antunes de
Resumo: Essa pesquisa inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do PPGIELT, surge em um cenário de mudança na Educação no Brasil com a implantação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta como justificativa, poder contribuir com as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores que trabalham em salas de alfabetização. Com o cunho qualitativo, a coleta de dados necessitou ser ajustada à situação de aulas remotas pelas escolas de todo o país devido a pandemia da Covid-19. Assim foi feita análise dos documentos norteadores para a prática pedagógica na escola campo e entrevista com os professores que atuam nas salas de alfabetização. Novos olhares e reflexões estão sempre permeando a prática pedagógica dos professores no que cerne ao desejo de uma prática inovadora e que possa contemplar os sujeitos aprendentes em sua integridade. Nessa perspectiva, a transdisciplinaridade e a ecoformação permitem que o professor possa buscar subsídios para ampliar a formação de seus alunos. O desejo pelo estudo sobre práticas pedagógicas que possibilitem transpor a própria realidade como docente e a realidade das crianças com as quais se trabalha, tornou-se mais evidente ao conhecer as palavras transdisciplinaridade e ecoformação. Através do contato com as obras de Nicolescu, Morin, Moraes e Torre, Moraes, Suanno que fazem parte do aporte teórico apresentado nessa pesquisa Desta maneira foi proporcionado um maior esclarecimento sobre transdisciplinaridade e ecoformação na prática pedagógica. O objetivo geral foi analisar se os professores das salas de alfabetização da Escola Municipal Afonsina Mendes do Carmo em Anápolis-GO desenvolvem práticas pedagógicas sob as abordagens transdisciplinar e ecoformativa. Como conclusão transitória compreende-se que são possíveis práticas transdisciplinares e ecoformativas em salas de alfabetização. Nesse sentido a pesquisa visa contribuir para as reflexões sobre o tema e oferecer inquietações com vistas ao paradigma emergente e suas contribuições para a formação humana.
Abstract: This research emerged in a scenario of educational changes in Brazil with the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and it presents as a justification the ability to contribute to the reflections on the pedagogical practice of teachers who work in literacy classes. With the qualitative nature, the data collection required to be adjusted to the situation of remote classes by schools across the country due to Covid-19 pandemic. Therefore, an analysis of the guiding document for the pedagogical practice in the school field was made along with interviews with the teachers who work in literacy classes. New perspectives and reflections are always permeating the pedagogical practice of teachers in what concerns the desire for an innovative practice and which can contemplate the learning subjects in their integrity. In this perspective, transdisciplinarity and ecoformation allows teachers to pursue subsidies to amplify the formation of their students. The desire for study about pedagogical practices who enable to transpose their own reality as teachers and the reality of the children with whom they work became more evident when learning the words transdisciplinarity and ecoformation. Through contact with the works of Nicolescu (1999), Morin (2000, 2003, 2015, 2018), Moraes e Torre (2004), Moraes (2004, 2008, 2010, 2014, 2015, Suanno (2010, 2013, 2014) who make part of the theoretical contribution presented in this research, it was provided a greater clarification about transdisciplinarity and ecoformation in pedagogical practice. The main objective is analyze if teachers from the literacy classes from the municipal school Afonsina Mendes do Carmo in Anápolis-GO develop pedagogical practices under transdisciplinary and ecoformative approaches. As a transitory conclusion, it is understood that transdisciplinary and ecoformation practices are possible in literacy classes. In this perspective, the research aims to contribute to the reflections on the theme and offer concerns with a view to the emerging paradigm and its contributions to human formation.
Palavras-chave: Alfabetização
Prática pedagógica
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Literacy
Pedagogical practice
Transdisciplinarity
Ecoformation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Lucimara Cristina. Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1092
Data de defesa: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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