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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do trabalho docente às políticas de readaptação profissional : o caso dos professores da Secretaria de Estado da Educação de Goiás
Título(s) alternativo(s): From Teaching Work to the Public Policies of Professional Readapting : the case of teachers of the Secretary of Education of the State of Goiás
Autor: Marques, Maildes Helena de Carvalho 
Primeiro orientador: Oliveira e Silva, Yara Fonseca de
Primeiro membro da banca: Oliveira e Silva, Yara Fonseca de
Segundo membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Terceiro membro da banca: Bezerra, Daniella de Souza
Resumo: O presente estudo, ancorado na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás, tem como tema a readaptação profissional e o trabalho docente. Sabe-se que, durante a readaptação, o professor fica afastado do exercício de seu ofício em sala de aula e passa a desempenhar outras atividades na escola. Os professores readaptados, em sua maioria, permanecem trabalhando nos locais onde estavam lotados, realizando atividades que condizem com as restrições estabelecidas em laudo médico. De qualquer forma, a expectativa é de que a readaptação seja temporária. Contudo, as planilhas da SEDUC apontam grande número de aposentadorias por invalidez. Daí, questiona-se: como se dá o trabalho docente, suas condições e seus impactos para os professores que vivenciam o processo de readaptação? A metodologia da pesquisa é de base qualitativa, com revisão bibliográfica da literatura e triangulação entre os dados atuais do estado de Goiás, as normas que tratam da readaptação profissional, em interação com as respostas das participantes. A partir daí traçamos como objetivo geral o de analisar o trabalho docente, suas condições e seus impactos nos professores que vivenciam o processo de readaptação. Nessa direção três objetivos específicos foram propostos: compreender a condição do trabalho docente, suas mudanças no contexto atual e sua relação com as políticas públicas; discutir as normativas estaduais voltadas para a readaptação profissional no âmbito educacional; e descortinar as políticas de readaptação dos professores. Levantamos a hipótese de que as políticas voltadas para a readaptação de professores no Estado de Goiás não consideram as condições de trabalho e os seus impactos na saúde dos professores, promovendo apenas uma nova realocação do profissional, deixando de lado aspectos objetivos e subjetivos que implicam a carreira docente. Da pesquisa de campo participaram 8 (oito) professoras, com idade entre 41 e 74 anos, a maioria com mais de 20 anos de profissão, readaptadas definitivamente em função administrativa, que vivenciam/vivenciaram as políticas de readaptação da rede de educação do Estado de Goiás. Os resultados apontaram algumas questões latentes: a primeira é que as normas preveem direitos aos readaptados que, na prática, não são garantidos; a segunda é que, embora a readaptação seja uma oportunidade conferida ao professor adoecido de continuar a laborar, não existe um programa eficaz que proporcione ao profissional um tratamento que possibilite o seu retorno ao exercício das funções do seu cargo de origem. Conclui-se que, por mais que existam políticas públicas que versem sobre reabilitação e readaptação, elas não atacam a raiz do problema que é a precarização do trabalho docente. São políticas importantes quanto àquilo que propõem, mas o resultado desejado nem sempre é alcançado. Para isso, sugere-se que haja, da parte da SEDUC, um acompanhamento contínuo dos readaptados para que eles tenham vez e voz, que sejam devidamente informados da sua condição funcional, que possam exercer funções de magistério e receber o apoio de que necessitam.
Abstract: This study, anchored in the research line Education, School and Technologies of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies of the State University of Goiás, has as its theme the professional readaptation and the teaching work. It is known that during readaptation, the teacher is removed from exercising his/her job in the classroom and begins to perform other activities in the school. The majority of readapted teachers remain working in the places where they were assigned, performing activities that are consistent with the restrictions established in the medical report. In any case, the readaptation is expected to be temporary. However, the SEDUC spreadsheets show a large number of retirements due to disability.Hence, it is questioned: how is the teaching work done, its conditions and its impacts for teachers who experience the readaptation process? The methodology of the research is qualitative based, with a bibliographic literature review and triangulation between the current data of the state of Goiás, its articles and rules that deal with professional readaptation, in interaction with the responses of the participants. From that point on, our general objective was to analyze the teaching work, its conditions, and its impacts on teachers who go through the readaptation process. In this direction, three specific objectives were proposed: to understand the condition of the teaching work, its changes in the current context and its relationship with public policies; to discuss the state regulations aimed at professional readaptation in the educational field; and to unveil the readaptation policies for teachers. We raise the hypothesis that the policies aimed at teacher readaptation in the State of Goiás do not consider the working conditions and their impacts on teachers' health, promoting only a new professional relocation, leaving aside objective and subjective aspects that involve the teaching career. Eight (8) female teachers participated in the field research, aged between 41 and 74 years old, most of them with more than 20 years in the profession, permanently readapted in an administrative position, who experience/have experienced the readaptation policies of the education network of the State of Goiás.The results pointed out some latent issues: the first is that the rules provide rights to the readapted that, in practice, are not guaranteed; the second is that, although the readaptation is an opportunity given to the sick teacher to continue working, there is no effective program that provides the professional with a treatment that allows him/her to return to the exercise of the functions of his/her original position. The conclusion is that, although there are public policies that deal with rehabilitation and readaptation, they do not attack the root of the problem, which is the precariousness of the teaching work. They are important policies in terms of what they propose, but the desired result - which would be that the teacher who is sick goes through the process proposed by the policy and, when reassessed, it is verified that the physical and emotional weakness that caused his or her removal from teaching has been overcome, that the readapted teacher has recovered his or her labor capacity to perform the duties of his or her original position and can resume teaching - does not happen. For this, we suggest that the SEDUC continuously accompany the readapted teachers so that they can have a voice, that they are duly informed of their functional condition, that they can perform their teaching duties and receive the support they need.
Palavras-chave: Educação – Políticas públicas
Condições de trabalho docente
Educação – Adoecimento
Reabilitação e readaptação
Public Policies
Working Conditions
Teaching work
Illness
Rehabilitation and Readaptation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: MARQUES, M. H. C. Do trabalho docente às políticas de readaptação profissional : o caso dos professores da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1087
Data de defesa: 20-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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